Equipe

Rachel Gadelha

DIRETORA

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Antropologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), possui duas pós-graduações: uma em Administração e Gestão em Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará e outra de Master en Gestión Cultural pela Universidade de Barcelona. Atualmente participa do Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais promovido pelo Itau Cultural e Universidade de Girona. Foi diretora da Via de Comunicação (1997 a 2015), empresa idealizadora e realizadora do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, onde atuou nas áreas de produção e organização dos mais importantes projetos culturais cearenses como Bienal Internacional do Livro, Festival Nordestino de Teatro, Festival Música na Ibiapaba, Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Festival de Humor de Maranguape, Festival de Trovadores e Repentistas do Sertão Central, Festa do Escargot e Frutos do Mar, além do Festival UFC de Cultura. Co-organizadora do Livro “Economia Criativa: Uma Nova Perspectiva” editado em 2007 e produtora executiva do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues: Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga ”, editado em 2013. É autora do livro “Produção Cultural: conformações, configurações e paradoxos” publicado em 2015 pelo Armazém da Cultura e Secretaria da Cultura do Ceará. Leciona cursos e disciplinas na área de produção e gestão cultural em universidades e instituições de ensino. Atuou como coordenadora pedagógica do curso técnico Laboratório de Produção Cultural ( 2014/2015) . Gestora do Minimuseu Firmeza e Diretora de Articulação Institucional do Instituto Instituto Dragão do Mar e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

José Alves Netto

ASSESSOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE em 2008. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/RJ (2011), Especialização em Gestão Pública Municipal pela UAB/UECE (2016). Formação como ator pelo Curso de Arte Dramática da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC, e Registro na DRT/RJ como Diretor de Produção e Secretário Teatral pelo SATED/RJ. No currículo apresenta cursos em Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Estratégica de Produtos (Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará ), Administração de Projetos Culturais ( CDL – Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza), Leis de Incentivo, Formatação de Projetos e Captação de Recursos (Instituto Dragão do Mar/SECULT), Curso de Capacitação em Projetos Culturais promovido pelo Minc – Ministério da Cultura, por intermédio da SEFIC-Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura realizado em parceria com a FGV- Fundação Getúlio Vargas. Como produtor, foi responsável pelos espetáculos: A Estela D’Alva, Contos de Bruxas, Os IKS, Os Palhaços, Macbeth, Rosa Escarlate, Cacos de Vidro Verde, Eles Não Usam Black Tie, dentre outras. Foi Conselheiro Estadual de Cultura, segmento do Teatro e do Circo no período de 2002 a 2004 e Conselheiro Municipal de Cultura, no período de 2009 a 2010. Coordenador das Linguagens Artísticas da SECULTFOR – 2008/2010. Diretor de Difusão e Programação da Rede Cuca – 2010-2016. Atualmente, Coordenador do Cineteatro São Luiz.

Adriana Victorino

GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) com MBA Executivo em Finanças (COOPEAD - RJ/ CENEX Bolsa de Valores Regional de Fortaleza) e Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial (UECE/IEPRO). Experiência de mais de 15 anos em gestão de área administrativo-financeira. Deste tempo, nove anos voltados à gestão administrativa financeira de Organizações Sociais (Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC, atual Instituto Dragão do Mar – IDM; Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico - CGDT e Instituto CUCA). Durante um ano e meio, exerceu atividades na área administrativo-financeira na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), como cargo comissionado e terceirizada. Os demais anos foram dedicados a trabalhos na iniciativa privada.

Míria Andrade

ASSISTENTE DE GERENCIA

Trabalha há mais de 12 anos na área de gestão financeira em empresas voltadas para atividades no ramo de Arte e Cultura. Tem conhecimento na área financeira e contábil. Atualmente ocupa o cargo de Assistente de Gerência pela Organização Social, Instituto Dragão do Mar, voltado para o equipamento de cultura, Cineteatro São Luiz.

Gabriela Alves

COORDENAÇÃO DE PAUTA

Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2013) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2008). Exerceu a função de coordenadora de comunicação no Instituto Cuca (2015), no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (2016) e na Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (2017). Atuou como repórter da editoria Ceará do Portal G1 (2011-2015). Trabalhou na empresa AD2M Engenharia de Comunicação (2008 - 2011), onde atuou como coordenadora do setor de Clipping de Rádio e TV, repórter da Revista Brasil - Portugal no Ceará e analista de comunicação da Prefeitura de Horizonte.

Rachel Gadelha

DIRETORA

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (U

José Alves Netto

ASSESSOR DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE em 2008. Espe

Adriana Victorino

GERENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Bacharel em Ciências Contábeis (UECE) com MBA Executivo em Finanças (COOPEAD

Míria Andrade

ASSISTENTE DE GERENCIA

Trabalha há mais de 12 anos na área de gestão financeira em empresas voltadas

Gabriela Alves

COORDENAÇÃO DE PAUTA

Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal d

Duarte Dias

CURADOR E PROGRAMADOR

Compositor, fotógrafo e cineasta cearense, tendo recebido prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Membro fundador do Fórum Cearense do Audiovisual e da Câmara Setorial do Audiovisual, Duarte Dias foi Diretor da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional) e representante, em dois mandatos distintos, do setor audiovisual cearense no Conselho Estadual de Política Cultural, além de ter sido o primeiro representante do setor no Conselho Municipal da Cultura de Fortaleza. Jurado em vários editais brasileiros de fomento ao audiovisual e idealizador e diretor executivo do FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, Duarte Dias atualmente desenvolve trabalho como Programador/Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz e Coordenador de Políticas do Audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Milton Sobreira

PRODUTOR CULTURA

Técnico em produção de moda e já passou pelas áreas da publicidade, jornalismo, artes cênicas e produção de audiovisual. Hoje é atuante da produção cultural do Cineteatro São Luiz e agrega a equipe unindo a sua experiência em produção e cinema ao seu talento em design gráfico.

Duarte Dias

CURADOR E PROGRAMADOR

Compositor, fotógrafo e cineasta cearense, tendo recebido prêmios em festivais

Milton Sobreira

PRODUTOR CULTURA

Técnico em produção de moda e já passou pelas áreas da publicidade, jornali

Elton John de Menezes Bezerra

ELETRICISTA

Atua como eletricista há quatro anos. Técnico em eletrotécnica, tem especialidade em elétrica industrial e predial, com cursos técnicos na área de eletrotécnica, predial, industrial, NR10 e NR35.

Willam

ELETRICISTA

Elton John de Menezes Bezerra

ELETRICISTA

Atua como eletricista há quatro anos. Técnico em eletrotécnica, tem especiali

Willam

ELETRICISTA

Lucinha Rodrigues

GERENTE

Atuou como Coordenação Geral de Produção na “Plataforma de Circulação de Música e Arte Cênica no Ceará – Girândola Comunicação e Arte”; Produção no I Circuito Circo e Saúde – Projeto de Interiorização (Cruz, Limoeiro do Norte, Tauá, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte); Produção, Montagem e Logística no Projeto Circo de Todas as Artes; Produção no evento Circo de Todas as Interiorização (Cruz, Tauá, Quixadá, Limoeiro, Iguatu e Juazeiro); Produtora no Festival Internacional de Biografias - Quitanda das Artes. Além de ter atuado na produção de diversos espetáculos nacionais. Foi Coordenadora de Pesquisa e Levantamento de Equipamentos Arquitetônicos na Secretaria de Cultura de Pacatuba; Coordenadora Adjunta de Programas e Projetos com atuação junto a rede conveniada direta (ONG’s) no sentido de fortalecer a Política de Assistência Social no Município de Fortaleza (SEMAS); Coordenadora de turmas no Projeto “Fortaleza Alfabetizada”, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e Secretária da Cultura da Prefeitura Municipal de Iguatu.

Jair Costa

PRODUTOR CULTURAL

Concludente do Curso de Bacharelado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, por meio do qual pesquisa nos campos de Literatura Contemporânea e Marginalidades, Análise do Discurso Crítica e Semiótica. Atuou como Produtor Cultural e, posteriormente, como Coordenador de Difusão e Programação da Rede Cuca, equipamento vinculado à Prefeitura Municipal de Fortaleza, já tendo trabalhado na área em outras instituições e outros projetos, tais como o Centro Cultural Bom Jardim, o Circo Escola Palmeiras, a Feira da Música, dentro outros. Atualmente integra, como Produtor Cultural, a equipe do Cineteatro São Luiz Fortaleza, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Nefertith Andrade

PRODUTORA CULTURA

Turismóloga e Produtora Cultural atuando, desde 1998, na área de projetos ligados à música, dança, teatro, circo, esporte, exposições, dentre outras linguagens artísticas. Coordena e faz produção de palco. Ministra cursos ligados a área de produção. Realiza também projetos de comunicação, promoção e marketing institucional das empresas e eventos. Ampla experiência na gestão de processos de comunicação: planejamento de mídia, acompanhamento da criação e produção, atendimento aos patrocinadores, montagem e desmontagem e elaboração de relatórios. Destaque em 2014 na categoria como Produtora de Eventos cultural no Prêmio Profissionais do Ano de 2013 Arte e Entretenimento pelo IATEC/CE. Coordenação e produção de projetos culturais como Festival Jazz & Blues de Guaramiranga e Fortaleza, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival da Música Instrumental do BNB, Feira da Música, Maloca Dragão, Espetáculo de Rua da Cia Transe Express (França), Teia Brasil (MINC), Festival dos Inhamuns, VI Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, Exposição NiceEstrigas, No Balanço do Nordeste, Dragão do Mundo, Festa na Tenda, Dragão Férias, Gravação do DVD Gaitas Brasil, Espetáculo Drama’n Jazz com Alessandra Maestrini (RJ) e Saguibatú (RJ), Teatro – Atreva-se, Aos Nossos Filhos, Exposição Juarez Machado.

Diego Parente

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), fez parte do núcleo educativo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no período de 2013 à 2014 atuando como arte-educador. Em 2015 participou como pesquisador no projeto de pesquisa do Inventário do Patrimônio Cultural de Fortaleza tendo como objetivo identificar, mapear, reconhecer, valorizar e preservar o patrimônio cultural material e imaterial de Fortaleza. Atualmente auxilia a produção de espetáculos artísticos e culturais atuando como assistente de produção cultural no Cineteatro São Luiz.

Renara Lima

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Graduanda no curso de Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Experiência em atividades administrativas e atendimento, atualmente ocupa o cargo de recepcionista bem como desenvolve atividades de auxílio à gerência no Cineteatro São Luiz, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

Emilia Holanda

RELAÇÕES PÚBLICAS

Formada no Curso de Graduação Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Pós Graduada MBA em Administração Estratégica. Ocupa o cargo de Relações Institucionais, no Cine Teatro São Luiz. Trabalhou como Relações Públicas na Rede Caesar Park Hotel, na Holanda Design de Modas e Gregório Faganello Design e Estilo. Comunicação interpessoal e relação/atendimento ao público em geral.

Lucinha Rodrigues

GERENTE

Atuou como Coordenação Geral de Produção na “Plataforma de Circulação de

Jair Costa

PRODUTOR CULTURAL

Concludente do Curso de Bacharelado em Letras, com habilitação em Língua Port

Nefertith Andrade

PRODUTORA CULTURA

Turismóloga e Produtora Cultural atuando, desde 1998, na área de projetos liga

Diego Parente

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), fez

Renara Lima

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Graduanda no curso de Jornalismo pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Expe

Emilia Holanda

RELAÇÕES PÚBLICAS

Formada no Curso de Graduação Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Pós

Victor Neto

PORTEIRO

Profissional há 22 anos em atendimento ao público, e por muitos anos trabalhou no BEC, e também na Secretaria de Educação do Munícipio como responsável pelos veículos. E atualmente trabalha como porteiro no Cineteatro São Luiz.

Mairla Ferreira

RECEPCIONISTA

Mairla Costa Ferreira é Recepcionista e Artista Plástica. Possui Ensino Médio Completo e Cursos na área de Produção de Shows e Eventos artísticos e culturais.

Amanda Raquel de Oliveira

RECEPCIONISTA

Possui ensino médio completo e cursos na área de recepção e auxiliar administrativo. Experiência profissional de 6 anos em hotelaria, como recepcionista.

Victor Neto

PORTEIRO

Profissional há 22 anos em atendimento ao público, e por muitos anos trabalhou

Mairla Ferreira

RECEPCIONISTA

Mairla Costa Ferreira é Recepcionista e Artista Plástica. Possui Ensino Médio

Amanda Raquel de Oliveira

RECEPCIONISTA

Possui ensino médio completo e cursos na área de recepção e auxiliar adminis

Alexandre Jereissati

COORDENADOR TÉCNICO

Trabalhou por oito anos como produtor de televisão em programas independentes veiculados na TV Diário, sete anos como gerente de operação da Marsom eventos, empresa de locações de som, iluminação e estrutura para shows, um ano com produção técnica na Free Lancer Produções e atualmente é Coordenador Técnico Cineteatro São Luiz.

Antonio Fernando da Silva

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico em Eletrotécnica, pelo CEPEP – Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática. Trabalhou como técnico de iluminação e palco no Instituto de Cultura e Arte, Ciência e Esporte – CUCA, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Teatro Marista, Festival Litoral Oeste, Festival Tereza Passos Academia de Ballet, Paracuru Cia de Dança, Cia de Dança Lia Rodrigues e outros. Participou do curso de Cenografia – Criação de Projetos, no Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, Curso de Formação de Brigada de Incêndio, Curso Técnico de Iluminação Cênica e de Ambiente no Cuca Che Guevara. Oficina de Cenotécnico – Conceitos Básicos de Maquinária e Construção Cênica no Teatro Dragão do Mar.

Biano Filho

TÉCNICO DE TEATRO

Possui certificação em Áudio Fundamentos e Treinamento em Consoles Digitais. Foi destaque do ano no Grupo Balaio, na Categoria Iluminação; Troféu Carlos Câmara na categoria iluminação; e 2º Prêmio Ceará Encena na categoria “destaque iluminação”. Atuou como Técnico em Iluminação na Fundação Edson Queiroz; Iluminador no 2º Festival Vida e Arte; Engenheiro de Som-WCO (World Culture Open 2004) Festival de Cultura – Korea”Seoul”; Sonoplasta/ Operador de áudio no Theatro José de Alencar; Operador de Áudio na Feira da Música; Iluminador no VII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga; Iluminador na Mostra Cariri de Teatro (SESC); Auxiliar de Iluminação Cênica no Theatro José de Alencar.

Fábio Sousa

TÉCNICO DE TEATRO

Iluminador Cênico DRT 1278SRTE-CE/ Eletricista Predial. Começou sua carreira artística em 2000 no teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, atualmente trabalha no Cineteatro São Luiz. Possui experiência profissional em vários teatros do Brasil e do Exterior: Melbourne, Adelaide, Camberra e Sidney na Austrália; em Berlim na Alemanha; Buenos Aires na Argentina; Santiago no Chile; Cabo Verde na África.

Francisco Fernandes Frota

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de Teatro com experiencia de 08 anos na área de equipamentos de som, iluminação e palco em eventos e teatros, desenvolvido em Empresas e em Centros de Arte e cultura do Estado. Já trabalhou como Técnico de Som e Imagem no Cuca Barra, operador de equipamentos em teatro no CCBJ, técnico de iluminação na empresa SS Iluminação, operador de som na Sonoriza Eventos, monitor do curso de Engenharia de Som no CCBJ / IACC. E atualmente trabalho como técnico de teatro no Cineteatro São Luiz.

Jhoseffi Macena

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de teatro com formação técnica em projeção de cinema, cursos na área de som, luz, elétrica, eletrônica e mecânica para máquinas indústrias. Trabalhou como operador de equipamentos, projecionista e técnico em manutenção de equipamentos. E participou dos principais festivais de cinema de fortaleza.

Cícero Marçal (Zulu)

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de Teatro com conhecimento em som, luz e projeção.

Alexandre Jereissati

COORDENADOR TÉCNICO

Trabalhou por oito anos como produtor de televisão em programas independentes v

Antonio Fernando da Silva

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico em Eletrotécnica, pelo CEPEP – Centro de Estudos e Pesquisas em Elet

Biano Filho

TÉCNICO DE TEATRO

Possui certificação em Áudio Fundamentos e Treinamento em Consoles Digitais.

Fábio Sousa

TÉCNICO DE TEATRO

Iluminador Cênico DRT 1278SRTE-CE/ Eletricista Predial. Começou sua carreira

Francisco Fernandes Frota

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de Teatro com experiencia de 08 anos na área de equipamentos de som, i

Jhoseffi Macena

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de teatro com formação técnica em projeção de cinema, cursos na á

Cícero Marçal (Zulu)

TÉCNICO DE TEATRO

Técnico de Teatro com conhecimento em som, luz e projeção.

Elídia Vidal

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

Graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Percorreu várias áreas da comunicação, de mídias digitais a impresso, passando por TV e assessoria. Foi gestora de conteúdo de redes sociais e redatora especial de mídias independentes no Brasil e na América Latina, tendo atuado também como fotógrafa e videomaker. Foi responsável pela comunicação de festivais culturais em todo o país – de artes integradas, música, audiovisual e dança. Além de atuar na produção e programação de eventos culturais. Também foi diretora de comunicação de órgão público e repórter em programa de TV.

Yuri Leonardo

DESIGNER

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência de uma década em design, com vivências em comunicação institucional e criação de conteúdo. Possui foco em publicações, ilustração, imaginário institucional e visualização de informação. Já realizou consultorias para coletivos de artistas independentes, institutos e ONGs ligadas a direitos humanos e comunicação popular, espaços culturais, órgãos governamentais e instituições internacionais.

Kamilla Medeiros

ASSISTÊNTE DE COMUNICAÇÃO

Possui formação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza pesquisas relacionados ao cinema e histórias em quadrinhos. Em 2017 formou-se nos Cursos Básicos de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, onde realizou o seu primeiro curta-metragem "Capitais". É roteirista e realizadora de cinema, também atua na curadoria do Cineclube Âncora.

Guilherme Silva

FOTÓGRAFO

Elídia Vidal

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

Graduada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pelo Centro

Yuri Leonardo

DESIGNER

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universida

Kamilla Medeiros

ASSISTÊNTE DE COMUNICAÇÃO

Possui formação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (U

Guilherme Silva

FOTÓGRAFO