Informações Técnicas

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi restaurado em 2014 pelo Governo do Estado com uma nova configuração, tornando-se capaz de receber com muita qualidade espetáculos de dança, música, teatro e outras linguagens, além de outros eventos. Desde maio de 2015 o Cineteatro São Luiz oferta uma programação semanal constante, sendo palco de grandes espetáculos, estreias de filmes e eventos diversos, sempre com grande público.

As obras de restauração e recuperação do São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos (também na tradicional cor vermelha) e equipamentos de projeção e de áudio. O investimento possibilitou que o equipamento histórico-cultural fosse devolvido à sociedade como um dos mais modernos da atualidade.

Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz teve preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com a adaptação do São Luiz à nova configuração de cineteatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foi reduzida de 1.500 para 1.050 lugares.

– Piso em madeira com quarteladas;

– 10,29m de largura de boca de cena;

– 7m de altura de boca de cena;

– Frente do palco até a rotunda: 16m;

– Medida do proscênio: 6m (profundidade) x 10m (fundo) x 16m (frente);

– Rotunda até a parede: 2m; (Obs: Nesse espaço é guardado o sistema de som do cinema)

– Coxia do lado direito: 3,5m (Obs: No sentido plateia-palco);

– Coxia do lado esquerdo: 3m (Obs: No sentido plateia-palco);

– 14m de altura no urdimento com varandas;

– 1,30m de altura de palco, acima do piso da plateia;

– 09 varas manuais de cenário;

– 08 varas de pernas individuais;

– 15m x 3m de fosso coberto, em compensado naval com acabamento em linóleo preto.

> Capacidade: Total de 1050 lugares, sendo eles:
– 666 Lugares na plateia inferior (654 poltronas – sendo 10 poltronas para obesos e 12 espaços para cadeirantes);

– 384 Lugares na plateia superior;
– Ar – condicionado central;
– 04 Banheiros: 1 (um) feminino e 1 (um) masculino no foyer inferior e 1 (um) feminino e 1 (um) masculino no foyer superior.

– 01 console digital de 96 canais Soundcraft VI6 digital com local e stage rack;

– 01 Sistema de PA com 10 caixas line array;

JBL  Vertec mod VT4887 – ADP/DA;

04 subwoofers Vertec mod VT4881A;

02 caixas Vertec mod VT4887 – ADP/DA (center fill);

– 01 mesa de som digital reserva SOUNDCRAFT SI  Expression 3 com cartão de expansão totalizando 56 canais de input, 14 output;

– 07 monitores de palco FBT X lite 12A em funcionamento;

01 monitor de palco FBT X lite 12A (reserva);

– 01 cubo de guitarra, FENDER, Modelo Champion 40;

– 02 microfones com fio Shure SM 57;

– 02 microfones com fio Shure SM58;

– 06 microfones com fio AKG D5;

– 01 microfone sem fio AKG D5;

– 02 microfones auriculares (headset) sem fio SHURE PG14/PG30;

– 02 microfones de mão sem fio SHURE PGX24/PG58/FREG L5;

– 01 KIT de microfones para bateria SHURE (6 microfones);

– 01 pedestal microfone para bumbo da bateria. Marca: PSU Modelo: UNIV BABY PSU0150;

– 16 pedestais de microfone;

– 06 pedestais para caixas de som FBT X Lite12A;

– 01 Mesa ION ETC;
– 10 Varas de luz, sendo 02 elétricas, 07 manuais, 01 fixa.
(07 varas de bambolinas na catraca)
(02 varas elétricas sendo uma no proscênio e outra na plateia);
– 28 Projetor Elipsos 750w (10 Elipsos de 50° ETC, 5 Elipsos de 36°, 5 Elipsos de 19º, 1 Elipso de 26° e 6 Elipsos de 10°);
– 15 Iris para Elipsos e 25 porta gôbos;
– 40 Projetor Fresnel Telem 1Kw 9”;
– 40 Projetor PCs Telem 1Kw;
– 40 PAR 64 Foco #2;
– 40 PAR 64 Foco #5;
– 24 Source For Par 575;

Observações: A organização do evento deve providenciar as gelatinas nas cores desejadas, caso o Cineteatro não disponha das especificações.

(OBS: condições de uso devem ser consultadas à administração do Teatro)

– 1 Projetor Digital com tecnologia DLP (Digital Light Processing) certificação DCI, marca BARCO DP2K-32B, resolução 2K e capacidade de exibição em 2D e 3D;

– 1 Projetor Digital BARCO RLM-WB;

– 2 Projetores de 35mm Marca simplex Strong, Modelo 2020 DC;

– 1 Sistema de som Dolby® Digital Cinema, Processor CP750, Áudio 7.1;

– 1 tela de projeção retrátil, com medidas aproximadas de 300”;

– 1 tela de projeção retrátil com medidas aproximadas de 11m x 7m.

– 07 Varas de luz c/ 12m com 24 tomadas, confeccionadas com tubo de metalon de 1.1/2, com cabos de aço 3/16, com 7 pontos de fixação;
– 01 Vara de luz plateia com 14m com 28 ligações (elétrica) e 09 pontos de fixação (cabo de aço);
– 01 Vara no proscênio de 13 m com 24 ligações e 09 pontos de fixação (cabo de aço);
– 08 Varas de cenário medindo 12m cada, com sistema de maquinário contra pesada e freio. Confeccionada com tubo de 1.1/2, suporte, suporte de fixação e esticadores e cabos de aço de 3/16 c/ 07 pontos de fixação(cabo de aço).

Observações:
– Sistema completo de Roldanas, guias, apoiadores para cabo. Mancais para fixação dos cabos de aço, cordas para guias de contrapeso. Várias medidas, berço para fixação das maquinarias. Cabeça e pé maquinaria. Sapatas metálicas de 3/8 com 300X300mm para fixação com parabolt de ¾ para sustentação dos perfis metálicos;
– Toda pinagem do palco é PTV. Todo o sistema palco e camarins é de 220 volts.

Capacidade de contrapeso do maquinário:
10kg x 255 pçs = 2550 kg
50kg x 42 pçs = 2100 kg

– 02 Camarins com banheiros coletivos;
– 02 Camarins com banheiro individual (cadeirante).

Observação:
A organização do evento deve responsabilizar-se pela reposição do garrafão de água e dos copos plásticos descartáveis de uso do próprio evento.

– 02 Guichês, com sistema de vendas física e virtual da TUDUS.

A política de acessibilidade no Cineteatro São Luiz é uma crescente. Em um primeiro momento, o equipamento adotou medidas físicas, de forma a facilitar o acesso à pessoa com deficiência. Entendendo a acessibilidade como conquista da cidadania cultural das pessoas com deficiência, o São Luiz oferece programação com audiodescrição, libras e legenda descritiva – atividades estas que se intensificaram a partir do mês de outubro de 2018.

– Instalação de rampa de acesso da praça do Ferreira para as dependências do Cineteatro.

– Banheiros dos Camarins (1, 2, 3 e 4) – Subsolo: instalação de barras de apoio; correção de altura do vaso sanitário; instalação de pia acessível; instalação de maçaneta acessível na porta de entrada principal.

– Instalação de elevador nas dependências do equipamento. Possibilitando a locomoção em seus cinco andares, àrea interna e externa.

– Aquisição e instalação de cadeira de rodas.

– Instalação de 10 poltronas para obesos.

– Instalação de 12 espaços para P.C.R (Pessoa em cadeira de rodas) e sinalização do espaço reservado para P.C.R (Pessoa em cadeira de rodas).

– Instalação de rampa que dá acesso ao palco, ao subsolo do equipamento e as dependências dos cinco andares.

– Adaptação e adequação de sala para o setor administrativo;

– Adequação dos camarins para os espetáculos (espelhos e iluminação);

– Adequação do sistema de iluminação com lâmpadas LED para a sala de espetáculos e demais dependências;

– Adiantamento do serviço de conserto da Mesa de Som (marca: Harman);

– Afagamento do palco, pintura e manutenção do sistema automatizado das telas de projeção;

– Aquisição de mobiliário para as salas dos setores: Administração, Produção e Coordenação/Direção;

– Aquisição de 24 computadores para todas as salas do Cineteatro;

– Aquisição de EPIs para os técnicos do setor elétrico (fardamento anti-chamas e luvas especiais);

– Aquisição de materiais e contratação de serviços para reparo do letreiro;

– Aquisição de processador para Projetor 35mm que foi recebido por meio de doação da Kinoplex;

– Aquisição de sistema de som amplificado e microfonação;

– Aquisição de escada para afinação de luz cênica;

– Aquisição de lâmpadas para os projetores (RLM-W38 e DP2K32B);

– Aquisição e montagem de material para sala de comunicação (junho de 2018);

– Aquisições de rádios comunicadores;

– Aquisição de frigobar para 04 camarins;

– Aquisição e montagem de 01 ar-condicionado (para a sala do setor administrativo);

– Aquisição de talhas manuais para içamento das caixas de som – PA

– Aquisição de extintores;

– Aquisição e instalação de lâmpadas LED de emergência para a área administrativa;

– Boleamento da escada de acesso aos camarins com aplicação de resina;

– Cobertura do fosso da orquestra – confecção de estrutura de ferro modular;

– Confecção de uma rampa em alumínio para acessibilidade na entrada principal;

– Conserto e manutenção das grades externas e do portão principal do equipamento;

– Conserto das portas dos banheiros do camarim 1;

– Contrato com empresa especializada em  manutenção de sistema de projeção;

– Contrato com empresa responsável pela coleta seletiva;

Construção de rampa de acesso para a marquise onde permanecem instalados o sistema de ar condicionado;

– Criação do setor de comunicação do Cineteatro São Luiz (junho de 2017);

– Criação e instalação de placas de sinalização em todo o equipamento (internas e externas);

– Curso de formação de Brigadistas e Primeiros socorros (2016);

– Dedetização preventiva trimestral;

– Estrutura lateral com cavaletes para iluminação cênica;

– Instalação de box de vidro nos camarins 1, 2 e 3;

– Limpeza das cortinas (realizada periodicamente);

– Limpeza da tela de cinema e ciclorama (realizada anualmente);

– Manutenção de (3) Caixas de som;

–  Manutenção de cabeamento e motores da estrutura das telas de cinema (projeção);

– Manutenção do sistema de som, incluindo varas de iluminação e varas de cenário;

– Manutenção periódica do sistema de projeção;

– Manutenção com recarga anual dos extintores do sistema de combate a incêndio;

– Manutenções corretivas periódicas de ares-condicionados, gerador e elevadores;

–  Pintura da área administrativa, incluindo todos os camarins;

– Pintura do corredor lateral;

–  Pintura da Caixa Cênica;

– Pintura da porta do auditório (5º andar);

– Recuperação e retirada de infiltração e mofo do camarim 4;

– Recuperação e retirada de infiltração da sala de comunicação;

– Recuperação e restauração das urnas originais;

– Recuperação e restauração dos expositores para panfletos;

– Recuperação e restauração do banco oficial e do banco auxiliar do porteiro;

– Recuperação das lixeiras de aço inox;

– Recuperação de 2 púlpitos em aço inox;

– Recuperação da Mesa de Som – SOUNDCRAFT VI 6;

– Recuperação do portão da entrada de veículos, bem como a recuperação de portões de alumínio e de ferro;

– Reforço da sinalização de entrada de garagem com apoio da AMC;

– Reforma e adequação da plataforma em que ficam as caixas de som do cinema. Foi colocado guarda-corpo e foram substituídas as roldanas;

– Restauro da Sala Vermelha (espaço para reuniões);

– Restauração das saídas de emergência;

– Restauração das Caixas de PA;

– Reparo do exaustor do projetor;

– Serviço de automatização dos portões de entrada de pessoal (com interfone);

– Sinalização de entrada e saída de veículos – portão de serviço (Rua Barão Rio Branco);

– Sinalização de saídas de emergência em toda a àrea administrativa;

– Sistema acústico para palco e urdimento;

– Sistema de leitura automática de ingressos das portarias 01 e 02;

– Sistema de vedação e controle da cabine de exibição;

– Sistema automatizado para escolhas de poltronas (bilheterias);

– Sistema de vendas online (bilheterias);

– Sistema de acionamento do ar-condicionado da plateia;

– Substituição de pernas (10) de 2m x 8m, bambolinas (08) de 12m x 1,50m e rotunda (01), cortinas em veludo (ópera e ignifugado) da estrutura da caixa cênica;

– Substituição do sistema de roldanas, manobra dupla para manobra simples, referente a maquinário de cenário e de iluminação – para atender as demandas de espetáculos de grande porte (CINEPLAST);

– Troca de toda vestimenta cênica e aquisição de cortinas laterais;

– Troca do piso danificado da plateia.

Arquivos Relacionados

Pautas e Normas

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Dados técnicos, mapa de som e luz.

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Mapa de Poltronas inferior e superior.

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