Cineteatro São Luiz recebe lançamento de livro de poesias e a Orquestra Sinfônica da Uece com a artista da música galega, Uxía

O público se encantará com o livro de poesias “Caderno do Nilo” e com o concerto que reunirá a cantora galega Uxía e a Orquestra Sinfônica da Uece (OSUECE)

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Cineteatro São Luiz, em parceria com a TE&A (Turismo Educacional & Aprendizagem e Damadriña Producións), realizarão, no dia 24 de maio, a partir das 18h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o evento que mesclará duas formas de arte – poesia e música.

A ocasião terá início com o lançamento do livro de poesias Caderno do Nilo, de autoria do escritor galego Cesáreo Sánchez Iglesias, tradução de José Jackson Coelho Sampaio, revisão técnica e leitura crítica de Verônica Carvalho Barbazan, com o apoio de Jakson Renner Rodrigues Soares.

Editado pela EdUECE, a obra mescla, de modo harmônico, lírico e simbólico, três viagens feitas pelo autor ao rio Nilo, entre Cairo e Assuã, com viagens que outros escritores europeus narraram, intertextualizando. O livro consta de um único poema, dividido em 245 segmentos de duas ou três estrofes cada, que constituem um convite irrecusável para uma viagem pelos fluxos do rio Nilo, das nascentes à foz, da época dos faraós à atualidade, belezas e histórias, azuis e sóis cegantes do deserto.

Além de líder cultural, com participação em entidades literárias, atualmente preside a Associação de Escritores em Língua Galega e, além da militância social na criação e organização do Sindicato dos Servidores Públicos da Galícia, Cesáreo Sánchez Iglesias é poeta de refinada sensibilidade e vasta produção, destacando-se no cenário galego, espanhol, ibérico e latino. Publicou 19 livros, participou de 29 antologias e recebeu três prêmios culturais. Lançado em 2013, “Caderno do Nilo” recebeu o prêmio Antón Losada Diéguez, de Criação Literária, em 2014.

Em um segundo momento, a partir de 19h, a música tradicional da Galícia será tema do concerto da OSUECE. A apresentação terá como convidada a cantora Uxía, considerada a grande dama da música galega e uma de suas maiores embaixadoras. Os arranjos são da compositora galega Zeltia Montes e a regência é do maestro e professor da Uece Alfredo Barros.

Nos seus mais de 30 anos de carreira artística, a cantora galega renovou a música tradicional da Galícia, conectando-a com as culturas atlânticas, combinando alalás (a forma de música tradicional galega mais antiga e característica) com morna, fado e ritmos brasileiros. Alinhado a esta conexão, o concerto sinfônico terá ainda a participação de Sérgio Tannus, músico “brasilego”, como se define o artista brasileiro residente na Galícia. Ele acrescenta à apresentação a sonoridade de instrumentos como violão, cavaquinho, viola caipira e pandeiro.

Este projeto sinfônico parte de um disco fundamental de Uxía, Estou vivindo no ceo (1995), e de temas emblemáticos da sua longa e intensa trajetória, alguns incluídos no seu disco Meu canto (2011), gravado nos estúdios da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro, com a produção de Jaime Alem, apresentado em shows no Brasil. O caminho de Santiago está representado pela rica lírica medieval galego-portuguesa, que esteve tão presente nos primeiros anos da trajetória de Uxía, que agora retoma as “cantigas de amigo” com arranjos contemporâneos para reforçar a irmandade linguística entre Galícia e Brasil. No repertório do concerto, composições como “Tua nai é meiga” e “Alalás das mariñas”, entre outras.

Para preparação do concerto, a cantora realizará, no Campus Itaperi, ensaio gratuito e aberto ao público, com data a ser divulgada.

Durante sua passagem pelo Brasil, Uxía participará ainda de evento voltado exclusivamente para alunos do curso de Música da Uece.

O evento no Cineteatro São Luiz conta com apoio cultural do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Uece (CMPGNT), Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (INGETI), Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Hotel Praia Centro e Fortaleza Convention & Visitors Bureau.

Cesáreo Sánchez Iglesias

Estudou Arquitetura Técnica e Sociologia e Ciência Política em Madri e foi um dos fundadores da Associação Cultural de Relâmpago, que presidiu. Foi cofundador da Associação Cultural Avantar, do Carballiño e presidente da Associação Cultural, Alexandre Bóveda, da Corunha. Ele também foi fundador e diretor de edição da Editions A Nosa Terra e presidente da revista semanal de mesmo nome. Participou da fundação da União Galega de Funcionários do Serviço Civil.

Atualmente é presidente da Associação de Escritores em Língua Galega e trabalha como diretor do Serviço de Patrimônio Cultural da Xunta de Galicia em A Coruña.

Ele é autor de um amplo trabalho poético, iniciado em 1978 com silêncios e conversas de inverno. Sua poesia é caracterizada pela elaboração de chave simbólica e evocativa, realizada em pequenos versos.

A cantora Uxía

Desde a sua estreia com Foliada de marzo, em 1986, o trabalho de Uxía representa um ponto de encontro de diferentes culturas. Ela criou o seu repertório através das suas contínuas viagens e intercâmbios com músicos do Brasil, Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bisáu, como Lenine, Chico César, Ceumar, Vítor Ramil, Socorro Lira, Fred Martins, Dulce Pontes, António Zambujo, Sara Tavares, Rui Veloso e Tito Paris. Lançou 13 discos, tendo recebido importantes reconhecimentos, como o Prêmio da Cultura Galega 2017, o Prêmio da Crítica Galiza 2016 e o Prêmio a Melhor álbum de música de raiz nos Prêmios da música independente de Espanha por Meu canto, selecionado também como Top of the World pela revista britânica Songlines.

OSUECE

A Orquestra Sinfônica da UECE é formada por cerca de 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A direção e regência titular é do prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA.

O projeto da OSUECE é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade. A Reitoria e Vice-Reitoria da UECE, as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis–PRAE, de Extensão–PROEX, de Pesquisa e Pós-Graduação–PROPGP têm dado importantíssimo apoio à Orquestra.

SERVIÇO

Lançamento de livro e Concerto Sinfônico
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Horário: a partir de 18h
Local: Cineteatro São Luiz
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza/CE
Ingressos: R$40 (inteira) / R$20 (meia)
À venda na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus
Informações (85) 3252-4138