Espetáculos Corpos Embarcados sobre o Fandango Cearense promove o encontro entre o saber ancestral e a contemporaneidade

O evento tem entrada gratuita e ocorre em formato intimista (limite de 60 lugares)

“Quem embarca? Quem fica? Quem vem? Já é hora de embarcar…”. Corpos Embarcados faz parte de um projeto de pesquisa e criação a partir das memórias do Fandango Cearense, dança dramática do ciclo marítimo, que narra em seu enredo aventuras e conflitos de uma embarcação. O espetáculo da Companhia Barlavento integra a faixa de programação Curta Mais Dança do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no mês de setembro. Ocorre em sessão única no dia 21 (sábado), às 19h, sobre o palco da Casa (formato intimista) e tem entrada gratuita.

No Ceará era possível encontrar o Fandango em manifestação entre pescadores da Praia do Mucuripe em Fortaleza e em outras cidades litorâneas do estado. Hoje a brincadeira está somente na memória de brincantes, antigos moradores do bairro e em estudos e registros de alguns pesquisadores.

O espetáculo da Companhia Barlavento é um experimento cênico onde busca-se realizar um novo exercício coreográfico em uma tentativa de aproximar a brincadeira perdida ao universo da dança e da teatralidade, como forma de favorecer por meio do corpo um encontro entre o saber ancestral e a contemporaneidade.

Luiz Alves_Dragão do Mar

Corpos Embarcados

“Ao nascer o sol, alevantam os ferros, desatracam as naus e sobem os gajeiros. Estamos prestes a navegar…” Corpos embarcam para contar histórias de pescadores e de um folguedo perdido além-mar. A partir das danças, músicas e personagens do Fandango cearense, duas dançarinas-atrizes navegam pelas aventuras de marinheiros, capitães, generais e príncipes mouros. Quando desembarcam percebem que sua maior batalha não é marítima e sim em terra firme, onde seus costumes, crenças e memórias são ameaçadas pelos monstros da grande selva de pedra.

Curta Mais Dança

Palco de diferentes apresentações de dança, o São Luiz recebe festivais, bienais (como a Bienal Internacional de Dança do Ceará) e performances. As apresentações acontecem no palco principal com auditório completo ou em formatos mais intimistas com público e artista(s) acomodados no palco. A casa também oferta  apresentações no Foyer e na Praça do Ferreira.

Luiz Alves_Dragão do Mar

Serviço

Curta Mais Dança recebe “Corpos Embarcados” da Companhia Barlavento
Dia 21/09 (sábado), às 19h
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 50 min 
Entrada: Gratuita – a retirada dos ingressos iniciam uma hora antes da sessão mediante apresentação de documento de identificação com foto.
Local: Cineteatro São Luiz – Sobre o Palco (Limite de 60 lugares)