“Grupo Olho Mágico” traz espetáculo de teatro para deficientes visuais no Cineteatro São Luiz

O Grupo Olho Mágico (Teatro para pessoas com deficiência visual e uma experiência para os videntes) apresenta o espetáculo “Menos Um, -1” neste sábado (8/6), às 16h, no Cineteatro São Luiz. A entrada é gratuita porém limitada a 36 lugares, mediante inscrição prévia através do e-mail agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com – os interessados devem encaminhar nome, RG e telefone para contato – ou pelo telefone: 3252-2730.

“Menos Um, -1” é uma comédia encenada na técnica do teatro dos sentidos que fala do reencontro de dois amigos de infância após 50 anos. A trama, que tem classificação indicativa 12 anos e duração de 50 minutos, traz lembranças do passado num ritmo envolvente e num desfecho inesperado. As estimulações sensoriais acontecem de acordo com o desenrolar da dramaturgia conduzidas pelos atores provocadores que fazem as estimulações sensoriais, em grupos de 6 pessoas da plateia, nos sentidos remanescentes: audição, tato, olfato e paladar. O elenco é formado por dois cegos, um dos quais é o Narrador, que faz a audiodescrição das cenas, e dois atores videntes. Provocamos, com isso, a inclusão cultural do deficiente visual, bem como a inclusão atitudinal na platéia videntes para mudar o olhar discriminatório ante o deficiente visual, compreendendo-o nas suas limitações e valorizando-o no seu potencial que é o aguçamento da sua capacidade de percepção sensorial. Sendo assim, o objetivo da encenação é propiciar a experiência de colocar os videntes no lugar da pessoa com deficiência visual através de um processo lúdico e pedagógico.


#imagemdescrita Uma escultura de gesso flutua em um horizonte tranquilo. Ela mostra quatro braços humanos entrelaçados, isolados de seus corpos, referenciando como nossa percepção de mundo está intimimamente ligada à presença do outro e à vida em comunidade. O brasão do Cineteatro São Luiz no topo da imagem indica que a programação é CURTA MAIS TEATRO, seguido do nome do espetáculo, MENOS UM, e o grupo de artistas: Grupo Olho Mágico. Um aviso indica que a peça é voltada para pessoas com deficiência visual e que pode ser uma experiência nova para videntes. Data: Oito de junho, sábado, às dezesseis horas. A entrada é gratuita e limitada a trinta e seis lugares. Abaixo há o endereço do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, número quinhentos) e os brasões do cineteatro, Instituto Dragão do Mar, Ceará Cultura e Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará.

#culturaacessívelce #pratodosverem #pracegover