No dia 15 de setembro às 10h30 a Orquestra Contemporânea Brasileira realiza mais um concerto no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Os concertos compõem a Temporada 2019 e são parte da programação da residência artística que a orquestra realiza no Cineteatro. Tendo como conceito o diálogo entre música erudita e popular, a atração convidada é o cantor e instrumentista cearense David Valente.

A primeira parte do concerto privilegia obras de compositores da chamada “música clássica”, com destaque para composições do período Barroco escritas para orquestra de cordas. A segunda parte do concerto dará ao espetáculo um tom especial, pois contará com a participação do cantor e instrumentista cearense David Valente, que interpretará músicas de Frank Sinatra, Luis Miguel, Roberto Carlos e Dominguinhos.

Portador de uma deficiência físico-motora congênita (artrogripose) que o impossibilita de usar suas mãos normalmente, David Valente desenvolveu e aprimorou habilidades especiais: usa os pés para escrever, digitar, tocar teclado e acordeon. Com diversos CD´s e DVD´s gravados, David Valente tem se apresentado no Brasil e exterior, cantando e tocando sucessos da música brasileira e internacional e emocionando o público que lhe acompanha.

Ainda no mês de setembro, no dia 18, a Orquestra Contemporânea Brasileira realizará um concerto didático também no Cineteatro São Luiz, onde os estudantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma orquestra, o papel de um regente e a sonoridade dos instrumentos. A cada apresentação, escolas convidadas levam seus alunos para apreciar o evento.

A OCB se formou em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A direção artística é do maestro Arley França, doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, e responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará, além da direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos, e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

Serviço

Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Data: 15 de setembro
Horário: 10h30
Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)