A exposição ‘Mosaicos de Papel: Experiência do Sagrado’, ganha a programação virtual do São luiz

As obras apresentadas são do artista visual Nixon Araújo


Obra 'Santos Reis' (Foto: Guilherme Silva)

Com obras que refletem a experiência com o sagrado e com o humano do autor, o artista visual Nixon Araújo, a exposição virtual "Mosaicos de Papel: Experiência do Sagrado" estreia neste sábado (18), às 10h, na programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).


Utilizando apenas papel e cola, o artista trabalha com a técnica chamada de ‘Mosaicos de Papel’, que consiste no uso de pequenos recortes colados e que juntos formam os ícones, que dão cor e vida às cenas do Evangelho do Domingo, celebração da partilha e da luta na Comunidade. Para criar suas obras, Nixon teve como inspiração as caminhadas iniciadas e construídas nas Comunidades Eclesiais de Base, na Catequese no José Walter e bairros da periferia de Fortaleza.


A exposição é dividida em quatro núcleos temáticos: "Luzes do Natal: Um Menino nos foi dado", “KAIRÓS: tempvs Domini”; “Mater Dei” e “O Cristo, os Santos e os Arcanjos”. Cada núcleo reflete um pouco da experiência do autor com experiência celebrativa e espiritualidade cristã. A atividade ficará disponível no site do Cineteatro São Luiz.


Sobre Nixon Araújo

Artista visual e produtor cultural. Trabalha com colagem desde quando era agente de pastoral nas Comunidades Eclesiais de Base e na Catequese do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Aprendeu a fazer os cartazes a partir de revistas velhas, que ecoavam a Palavra da Boa Nova e que, com o tempo, foram se transformando em pequenos mosaicos de papel que davam cor e vida aos ícones, com cenas do Evangelho do Domingo, celebração da partilha e da luta da Comunidade. Já desenvolveu trabalhos e oficinas de colagens com a técnica Mosaicos de Papel na Secretaria da Cultura do Ceará, Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira, Editora Casa do Conto, Associação dos Amigos de Guaramiranga, Bienal Internacional do Livro e Salão de Abril do Ceará.


Serviço

Exposição Virtual - “‘Mosaicos de Papel: Experiência do Sagrado”

Data: 18/12 (Sábado)

Horário: 10h

Onde: no endereço virtual www.cineteatrosaoluiz.com.br; e no canal do Cineteatro (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) na plataforma de vídeos YouTube