A Mostra “Turma do Piquim” É Atração da Programação do Cineteatro São Luiz

O coletivo utiliza as diferentes linguagens artísticas no processo de criação de suas obras



O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no próximo sábado (02/10), a exibição virtual da Mostra “Turma do Piquim” às 16h no canal do Cineteatro no Youtube. A ação é realizada pelo coletivo artístico “A Turma do Piquim”, que irá apresentar performances artísticas de diversas linguagens. 4 obras compõem a mostra: "Espantalhas", "A Catita Espirradeira”, “Vassoura, meu amor!” e “Esperança Colorida”. O espetáculo faz parte da programação do projeto Arte em Rede.


O coletivo procura proporcionar ao público, através de sua obra, reflexões sobre o momento em que estamos vivendo, sobre a necessidade do isolamento, do uso de máscara e álcool em gel, além de tratar da importância de não sucumbir à tristeza e manter a esperança de dias melhores. Formado durante o período de isolamento, o grupo tem como objetivo a criação, a pesquisa e a experimentação artística em diversas linguagens como: performance, teatro, dança, audiovisual e palhaçaria. Os trabalhos possuem a opção de audiodescrição para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. O espetáculo é indicado a todos os públicos e possui uma duração média de 19 minutos.


A Turma do Piquim

A Turma do Piquim é um coletivo artístico híbrido, formado por multiartistas plurais, LGBTQIA+, negros e periféricos, e tem como objetivo a criação, pesquisa e experimentação artística em diversas linguagens.


Sobre o Arte em Rede

A Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais 2021/2022 é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Realização em rede pelos equipamentos Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Porto Dragão, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar.


Serviço

Arte em Rede - Mostra Turma do Piquim

Data: Sábado (02/10)

Horário: 16h

Onde: Canal do Cineteatro (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) na plataforma de vídeos YouTube