Cantor Calé Alencar é atração da programação virtual do Cineteatro São Luiz

Atualizado: Set 2

O intérprete cearense se apresenta neste sábado (04/09), às 19h, no canal do Cineteatro no Youtube, equipamento da Secult Ceará

Músico Calé Alencar (Foto: Marina Cavalcante)


O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe neste sábado (04/09) às 19h, de forma virtual, o espetáculo musical “Retratos Daqui”. O cantor e compositor cearense, Calé Alencar, realiza apresentação solo com um repertório composto por sete canções que passeiam por diversos gêneros musicais e evidenciam a expressão artística afro-brasileira. A programação faz parte da segunda edição do Arte em Rede.



Acompanhado de um violão percussivo, o músico inaugura novas tendências no modo de apresentar as canções. Inserindo ritmos e melodias pouco comuns, como o batuque, a loa, o ijexá, a ciranda e o coco, Calé apresenta uma proposta de redesenhar o mapa musical cearense.


Sobre Calé Alencar

Cantor, compositor e produtor musical, Calé Alencar iniciou sua atividade artística e musical na década de 1970, participando de bandas de baile, festivais e integrando o elenco das peças “Flicts” e “Miséria e Sonho no Canal'', ambas do Grupo Opção. Fez parte dos shows “Como as Primeiras Chuvas do Caju”, da cantora e compositora ngela Linhares, e “Pé na Terra”, atuando ao lado de Stélio Vale e Téti. Em 1979 participou do evento multicultural Massafeira Livre e em 1980 teve suas primeiras composições gravadas pela cantora cearense Téti, lançadas no disco “Equatorial”, título de uma canção de Calé Alencar em parceria com Fausto Nilo.

Idealizador do Maracatu Nação Fortaleza, Calé Alencar é também autor de loas apresentadas no desfile carnavalesco da capital cearense pelos maracatus Az de Ouro, Nação Baobab, Solar, Nação Iracema e Vozes da África.


Arte em Rede

Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais 2021/2022 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Realização em rede pelos equipamentos Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Porto Dragão, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar.


Serviço

Arte em Rede - Show “Retratos Daqui” de Calé Alencar

Data: Sábado (04/09)

Horário: 19h

Onde: no endereço virtual www.cineteatrosaoluiz.com.br; e no canal do Cineteatro (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) na plataforma de vídeos YouTube