Cineteatro exibe ciclo de palestras em alusão aos 60 anos do equipamento



O livro "Cineteatro São Luiz - Fortaleza" é uma reverência à história de mais de 60 anos desse patrimônio do Ceará, um espaço de importante valor simbólico, histórico e cultural cearense. Inaugurado em 1958, por iniciativa do empresário Luiz Severiano Ribeiro, restaurado em 2014 e reaberto em 2015, e reaberto em 2015, como equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cineteatro tornou-se local de apreciação, difusão e circulação de linguagens artísticas com a realização de espetáculos plurais e acessíveis.


Como parte dos produtos criados em alusão a essa comemoração, o Cineteatro São Luiz, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), também equipamento da Secult CE e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresentam um ciclo de palestras online com relatos de memórias e fatos da trajetória cativante desse equipamento cultural. Os vídeos antecedem o lançamento do livro, que está previsto para janeiro de 2022.


Nesta palestra, Duarte Dias, que é cineasta, escritor, fotógrafo e responsável pela curadoria de cinema e programação do Cineteatro, fala um pouco sobre a história e como tem sido operado o equipamento cultural desde a sua reabertura.


Nos próximos vídeos, assim como no livro, teremos relatos de pessoas que mergulharam na história do Cineteatro São Luiz, a fim de que não seja esquecida no futuro, mas celebrada e vivenciada por gerações de públicos.


O Projeto “Cineteatro São Luiz - Fortaleza” conta com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Com produção da Terra da Luz Editorial, conta com apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar; patrocínio da 3 Corações, Morlan, Cagece e Casa Pio e apoio cultural da CDL e Fecomércio.


<<< SERVIÇO >>>


Data: 26, 27 e 28 de dezembro


Horário: 16h


Classificação Indicativa: Livre


Palestras disponíveis em: https://www.youtube.com/c/CineteatroS%C3%A3oLuizFortaleza