Cineteatro São Luiz Estreia na Plataforma Google Arts & Culture

No dia 25 de maio, o São Luiz estreou como o primeiro equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará na plataforma Google Arts & Culture



No mesmo dia do lançamento do livro “Cineteatro São Luiz”, obra que homenageia os mais de 60 anos do espaço, o São Luiz fez sua estreia na plataforma Google Arts & Culture, site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por todo o mundo. Em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o São Luiz é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) a lançar sua página na plataforma.


No espaço do São Luiz, é possível participar da “Visita Guiada”, para apreciar por dentro o patrimônio histórico, afetivo e cultural do Ceará, por meio de imagens em 360° de seus espaços e detalhes da arquitetura. A exposição “Vitrines”, de Yuri Leonardo, apresenta os cartazes históricos que o artista e designer criou para a programação do São Luiz durante o tempo em que trabalhou lá.


Outros equipamentos da Secult e do IDM irão estrear na plataforma, com exposições que contam a história e apresentem imagens raras dos equipamentos.


GOOGLE ARTS & CULTURE


Lançada em 2011, a plataforma tecnológica tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover a preservação de seus bens para as gerações futuras. Na plataforma, os visitantes podem conhecer virtualmente museus de todo o mundo e acessar galerias com acervo de imagens em alta resolução.


Além disso, a empresa utilizou da tecnologia Street View para possibilitar que os visitantes possam transitar pelos espaços culturais. Hoje, a plataforma abriga mais de 1200 museus, artistas, galerias, fundações e associações de todo o globo.


INSTITUTO DRAGÃO DO MAR


Fundado em 1998, O Instituto Dragão do Mar (IDM) é a primeira Organização da Sociedade Civil (OSC) criada no Brasil na área da Cultura. No mesmo ano, conquistou o contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Ceará para administrar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), importante equipamento público cultural que nascia à época.


Com o tempo, o IDM passou a fazer também a gestão da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Bom Jardim, Escola Porto Iracema das Artes, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Escola Vila da Música, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Centro Cultural Porto Dragão, Biblioteca Estadual do Ceará, Centro de Formação Olímpica e Complexo Ambiental Mirante do Caldas.

Acesse em https://artsandculture.google.com/partner/cineteatro-sao-luiz