Cineteatro São Luiz lança exposição virtual “Novos Olhares para Monalisa por Elas" no site

A exposição virtual do mês de abril homenageia um ícone feminino da arte sob diferentes perspectivas. A 20ª exposição “Novos Olhares para Monalisa por Elas” estreia sábado (19), às 10h, na programação virtual do Cineteatro São Luiz. O acervo, composto de 39 obras, é um recorte da coleção composta exclusivamente por artistas mulheres do Ceará, retratando a icônica Monalisa de Leonardo da Vinci através do olhar feminino.

A coleção "Novos Olhares para Monalisa" iniciou-se há 14 anos e atualmente é formada por mais de 600 releituras de artistas locais, nacionais e internacionais, porém, em sua maioria, são artistas cearenses, que representam a maior parte da coleção, um recorte contemporâneo da atividade artística do nosso estado.


Essa exposição vem sendo apresentada em Fortaleza e em algumas cidades do interior do

Ceará em recortes temáticos de parte da coleção de releituras da Monalisa, pertencente a Veridiana Brasileiro, médica atuante em Fortaleza/CE e colecionadora e amante das artes.


Em todos os locais por onde os recortes da coleção têm sido apresentados, a expectativa de alcance de público e repercussão vem, em muito, sendo superada, com grande número de visitantes, além da crítica positiva.


Muitos se surpreendem com a qualidade artística da coleção, representada por grandes nomes autorais e pela riqueza do acervo em termos de técnicas e diversidade de expressões. O acervo reunido significa um pouco da importância do colecionismo, das releituras, do imaginário de cada artista e da força da arte, ressignificando as diversas formas e técnicas artísticas aos olhos dos artistas e do público.


Com curadoria de Andreia Dall ́Olio Hilu, a 20ª edição desta exposição conta com 39 obras de artistas mulheres cearenses, selecionadas para esse recorte, que agora fazem parte do acervo de exposições do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).


(Imagem: "Monalisa não é de ninguém", 2017. Pintura em óleo sobre tela. Artista: Azuhli)


<<< Serviço >>>

Exposição virtual “Novos Olhares para Monalisa por Elas”

Data: 19 de março de 2022 | Horário: 10h

Onde: Site do São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes