Cineteatro São Luiz realiza virtualmente o lançamento do livro “Arte em Estado Crônico”





No próximo dia 23 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial do Livro, às 19h, o Cineteatro, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza live de lançamento do livro “Arte em Estado Crônico”, uma coletânea produzida por pesquisadores, professores e artistas atuantes na cena cultural cearense e brasileira, sendo eles: Carlinhos Perdigão, Duarte Dias, Jair Cozta, Renato Ângelo e Sérgio Costa. A programação ocorre através do canal de YouTube do São Luiz e tem início às 19h. Na ocasião, serão sorteados 5 exemplares da obra entre o público que se fizer presente de forma virtual.


O livro tem coordenação geral do portal jornalístico Segunda Opinião - tendo à frente Osvaldo Euclides e Heliana Querino -, que convidou alguns de seus colunistas para a elaboração do projeto editorial. Produzido pela editora Sarau das Letras, a obra aborda, por meio de contos, crônicas e poesias, diversas linguagens artísticas: Arquitetura, Fotografia, Música, Literatura, Pintura, Cinema, Teatro, Escultura, Quadrinhos, Games e Arte Digital, contando ainda com textos - um de cada autor - sobre personalidades artísticas por eles escolhidas.


“Os textos, todos eles e em alguma medida, voltam-se para si mesmos, jogam com a curiosidade do leitor, abrem enigmas e apontam saídas, entrecruzam-se, dão-se as mãos, trilham caminhos porosos e dialógicos sem jamais perderem o fio da meada ou se distanciarem, minimamente que seja, do que elegeram com fundamental: a discussão em torno da própria arte.”, destaca o professor e escritor Alder Teixeira, que assina o prefácio da obra.


Conheça os escritores:



Sérgio Costa: bacharel em Ciências Sociais pela UFC e em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Fanor/DeVry. Publicitário por profissão, empresário por coragem e guitarrista por atrevimento. É apaixonado por música, literatura, boas cervejas, boas conversas, viagens inesquecíveis e grandes ideias. Escreve quinzenalmente sobre música para o portal Segunda Opinião.



Renato Ângelo: sociólogo, escritor, músico, terapeuta e professor universitário, participa como contista, cronista e poeta no site de análise política e cultural Segunda Opinião. É autor de diversos projetos de arte e educação em universidades públicas e particulares, principalmente focando a música e a literatura. Foi professor da Faculdade Cearense – FaC durante mais de uma década, sendo idealizador dos projetos FaC In Concert e Literatura e Crítica Social. Participou como pesquisador na formação do Museu da Indústria do Ceará e é coautor na reedição do livro “O fiar e o tecer - 130 anos da indústria têxtil no Ceará”.



Duarte Dias: cineasta, roteirista, curador audiovisual, fotógrafo e compositor. Foi premiado em vários festivais de música no Ceará, tendo lançado seu primeiro álbum autoral, "Jardim do Invento", em fevereiro de 2019. Com premiações em festivais de cinema no Brasil e no exterior, ocupa a cadeira de n° 36 da Academia Cearense de Cinema. Idealizador e diretor geral do FestFilmes - Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, foi coordenador de Política Audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2016-2019). Graduando em Artes Visuais (UECE) e História (Universidade Estácio de Sá), desde 2015 desempenha as funções de programador e curador de cinema do Cineteatro São Luiz e Assessor de Políticas Culturais do Instituto Dragão do Mar (IDM). É articulista do portal Segunda Opinião - https://segundaopiniao.jor.br/author/duarte-dias/ .



Jair Cozta: natural de Jijoca, reside em Fortaleza há 11 anos. É produtor cultural, poeta e revisor de textos. Tem formação em Letras na UECE e atua com curadoria e produção de eventos artísticos em diversos espaços e projetos socioculturais no Ceará. Escreve para o portal Segunda Opinião (segundaopiniao.jor.br), realiza curadoria e mediação de leituras do projeto/bookgram @literaturaqueer, um espaço de compartilhamento de leituras, reflexões, resenhas e debates sobre escritas e autorias LGBTQIA+.



Carlinhos Perdigão: arte-educador, revisor de textos, músico, produtor cultural, professor de português da Faculdade Plus e da Faculdade de Quixeramobim – UNIQ. É autor do livro “Fragmentos: poemas e ensaios” e do disco “Palavra”. Tem formação em Letras pela UECE e em Administração pela Unifor, com pós-graduação em Gestão Escolar - UECE. É articulista do portal Segunda Opinião. Site: carlinhosperdigão.com.br



Serviço


[Live] Lançamento do livro “Arte em Estado Crônico”, de Carlinhos Perdigão, Duarte Dias, Jair Cozta, Renato Ângelo e Sérgio Costa

Dia 23/04 (sexta), às 19h

Onde: no Canal de Youtube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Classificação: Livre

Duração: 90 min