Cineteatro São Luiz apresenta o lançamento do documentário cearense “Swingueira”

Após a estreia, o longa-metragem da produtora Nigéria Filmes, ainda será exibido em 4 sessões no Cineteatro.




O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe na quinta-feira (17/03), às 19h, o lançamento da produção audiovisual “Swingueira” (2022), que aborda um dos maiores fenômenos musicais das periferias do Nordeste.Com direção de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula, o longa estreia em Fortaleza, cidade onde foi filmada boa parte da narrativa. O evento ainda apresenta debate com os realizadores e protagonistas do documentário e apresentações de dança, após a exibição.


Sua narrativa acompanha a preparação de grupos de dança para competições locais e tem como destaque principal o cotidiano de quatro jovens dançarinos de swingueira, que passam por reviravoltas na vida ao longo dos anos em que o filme foi gravado (entre 2015 e 2019). Todos são jovens de periferia em busca de seus sonhos e que encontram na dança uma expressão que os integra em grupos e comunidades de pertencimento social.


Produzido pela produtora cearense Nigéria Filmes, o documentário entra na programação de cinema presencial do Cineteatro, com sessões nos dias 19, 22 e 23 de março, que traz lançamentos que exaltam a cena do audiovisual local. Antes de estrear no Cineteatro, a produção esteve presente nos principais festivais de cinema do Brasil,como Cine Ceará (CE), Fest Aruanda (PB), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), In-Edit (SP) e outros, em 2020 e 2021.


Sinopse

Nas periferias do Nordeste do Brasil, a swingueira movimenta a juventude. Quatro jovens disputam um campeonato de dança enquanto tentam sobreviver. A dança, a música e a arte se misturam com a falta de dinheiro, as condições precárias de moradia e os problemas da vida. Uma cultura quase invisível, mas cultivada por milhares de pessoas. Quem vai ser campeão? Quem vai sobreviver?


Medidas de Biossegurança

Para ter acesso à programação presencial do Cineteatro, será necessário a apresentação do passaporte vacinal com as três doses para pessoas a partir de 18 anos ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única), acompanhado de documento oficial com foto.


SERVIÇO

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO “SWINGUEIRA” + DEBATE COM REALIZADORES

Direção: Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão, Felipe de Paula | Documentário | Brasil | 2022 | 1h20 | Português | Classificação indicativa: 12 anos Quando: 17/03 (Quinta) às 19h (Lançamento) Sessões: 18/03 (sex) - 14h e 16h30 | 22/03 (ter) - 16h30 | 23/03 (qua) - 18h30

Local: Cineteatro São Luiz - Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) - terça a sexta, 9h30 às 18h e no sábado, 9h30 às 17h ou no site da Sympla (sympla.com.br/cineteatrosaoluiz/)