Cineteatro São Luiz recebe Adelson Viana em Papo Sonoro

Cantor e compositor fala sobre sua trajetória musical e importantes eventos de sua carreira


Reconhecido como um dos melhores acordeonistas do país, Adelson Viana traz para esta edição do “Papo Sonoro”, especial de São João, o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades advindas da sanfona nordestina. O bate-papo guiado pela música, histórias e inspirações estreia neste sábado, dia 26, às 17h, através do site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e em seu canal de YouTube.

Vindo de uma família de músicos, Adelson Viana teve como primeiro instrumento o acordeon e como mestre o seu pai, José Viana. Além do acordeon, ele também toca teclado e compõe canções e arranjos musicais. Como instrumentista atuou por um longo tempo ao lado do renomado cearense Raimundo Fagner e se apresentou em shows de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Paulo Moura, Fausto Nilo e Nonato Luiz, entre outros artistas.


Carreira

Nascido em Fortaleza, Adelson Viana iniciou a carreira tocando em bailes. Trabalhou em estúdios de gravação e integrou por 12 anos a banda do músico Fagner, até seguir carreira solo. Em 2004 esteve na França (Brest 2004), onde participou de shows no Espaço Brasil. No ano de 2006 tocou o Hino Nacional Brasileiro no Brazilian Day (New York), ao lado de Fagner, e em 2008 participou do VI Prêmio Tim de Música, ao lado dos maiores sanfoneiros do Brasil, homenageando o mestre Dominguinhos.


Nas últimas duas décadas, Adelson lançou os álbuns: "Acordeon Brasileiro" com shows no Rio de Janeiro; "Dobrado", um duo com o extraordinário violonista Nonato Luiz; "Da Cidade ao Sertão", em que traz pela primeira vez sua voz; "Música Popular Nordestina", um passeio pela MPB Nordestina com participação especial de Fagner; “Acordeom Brasileiro vol. 2”, um passeio pela música Nordestina através do choro, forró, xote, valsa, samba e frevo; e o mais recente álbum "Pra ser feliz", que conta com a participação de Flávio José, Waldonys, João Lyra e Paulo Viana.


SERVIÇO


Papo Sonoro com Adelson Viana

Dia 26/06 (sábado) às 17h

Onde: no site do Cineteatro São Luiz https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/ e em seu canal de YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza