Cineteatro São Luiz recebe os artistas Eduardo Africano e Felipe Rima em nova faixa de programação

Eles conversam sobre o processo criativo de seus livros lançados no início deste ano.


O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresenta, na próxima quarta-feira (30), às 18h, uma nova faixa de programação em formato virtual, a “Rima Rica”. Esta primeira live conta com os rappers fortalezenses Eduardo Africano e Felipe Rima. Na conversa, os artistas compartilham suas trajetórias, vivências e poesias geradas a partir de suas relações com a cidade, além do processo criativo de seus livros recém lançados: “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”, de Eduardo Africano, e “Quanto vale um sonho?”, de Felipe Rima. A programação virtual ocorre através do site e canal de YouTube do Cineteatro.


Eduardo Africano

Eduardo é arte-educador, cria pontes e leva aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa uma mensagem de esperança, motivação e transformação. Poeta, artista, escritor, empreendedor e palestrante, aprendeu a ler e a escrever efetivamente com 23 anos, ultrapassando o analfabetismo funcional adquirido até os 17 anos.


Passou alguns anos na rua, vivendo da dança. Em um pocket show de break no calçadão da Beira Mar conheceu Roberto Bassan, Coordenador de Gestão e Comunicação de Superintendência do Sistema Estadual de Atendimentos Socioeducativo do Estado do Ceará (SEAS), que o convidou para trabalhar como educador social para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.


Com 23 anos, ele interrompeu os trabalhos para retornar aos estudos. Cursou o EJA (Educação para Jovens e Adultos), e hoje, aos 26, apresenta uma rica experiência da arte educação nos Centros Socioeducativos de Fortaleza administrados pela SEAS. Além do trabalho com o hip hop, Eduardo integra a Companhia de Dança Sul Clan e é idealizador do projeto Bota A Mente Para Pensar.


Arte que é ponte e aponta caminhos” é o conceito de seu livro “Ultrapassando as grades e vendo além dos muros”, lançado em fevereiro de 2021. Trata-se de uma coletânea de poemas sobre superação e afeto, histórias do próprio artista e sobre a vida dos jovens do centro socioeducativo.


Felipe Rima


Felipe Rima é um jovem de 33 anos, oriundo de espaços de vulnerabilidade que eclodiu desse cenário para a realidade de uma vida próspera. Com o seu exemplo e o manuseio especial com as palavras, ele promove inspiração para o crescimento pessoal, profissional e institucional por onde passa. Rima é idealizador da “Sonhares Company” - Espaço de Inspiração e Transformação.


Sua missão de inspirar o mundo já o levou a mais de 100 cidades só no território cearense, outros 15 Estados do Brasil e mais 2 países do mundo. Em 2011 recebeu o Prêmio Internacional “Soluções Positivas” pela MTV América Latina e ASHOKA. Já realizou palestras em espaços emblemáticos como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e TEDxFortaleza, além de centenas de convenções de empresas e instituições de ensino, tendo impactado mais de 300 mil pessoas diretamente durante sua jornada.


É nessa perspetiva de aprendizado e impulso para as novas realizações, que nasceu seu novo livro lançado em março de 2021 pela editora Agir, com prefácio do cantor Raimundo Fagner. O título do livro é também o tema da palestra especial ministrada por ele. Após emocionar o Brasil inteiro durante todos esses anos, Felipe Rima reconhece o terreno debaixo dos seus pés, vislumbra um novo horizonte à sua frente e deixa emergir do coração a pergunta que agora estampa a capa do seu livro nas livrarias do país: “Quanto Vale um Sonho”?


SERVIÇO


Dia 30/06 (quarta-feira), às 18h

[Live] Rima Rica - Um bate-papo virtual com Eduardo Africano e Felipe Rima

Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal de YouTube do Cineteatro https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza