Exposição online “Casa de Mani” de Henrique Kardozo estreia nesta sexta (19)

Atualizado: Jun 23

A partir das 18h desta sexta-feira (19), uma nova exposição online estreia na programação online do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). “Casa de Mani” do fotógrafo Henrique Kardozo retrata a “Farinhada”, uma cultura tradicional e artesanal que resiste à industrialização e está presente no litoral cearense - mesmo tendo perdido espaço ao longo dos anos.


Os registros desta exposição datam junho de 2018, foram feitos no Assentamento Maceió, comunidade fundada a partir da luta pela terra e reconhecida em 1986. Localizada a 157 km da capital cearense, Maceió está no litoral oeste e pertence ao distrito de Marinheiros, em Itapipoca.




O processo da “Farinhada” começa bem cedo, às 3h da manhã, envolve diversas famílias e compreende diversas etapas, sendo finalizado com o compartilhamento do alimento entre as famílias participantes. Essa história é contada passo a passo em expressões e cores de “Casa de Mani”.



“Nesta exposição trabalho a fotografia ligada a imagem natural. Em todo o processo busquei sempre respeitar as ações sem ser invasivo ou comprometer o trabalho, sendo quase um observador. Me intrigou a força bruta aplicada na prensa que contrasta com os movimentos pacientes e delicados no manejo com a farinha sendo assada.”, afirma Henrique.


Henrique Kardozo se descobriu fotógrafo há 14 anos, da curiosidade ao desejo de registrar instantes, detalhes, emoções e movimentos. De acordo com Henrique, fotografia é registro de vida, é afeto. Com vasto currículo em trabalhos como fotógrafo, já atuou como fotojornalista em pautas para o "El País" e "Revista Continente", sendo expressiva sua atuação em áreas de Direção de Fotografia e fotografia em trabalhos culturais, como Festival Conexões Latinas, MapaDoc-CE, Festival Concreto, Festival das Artes Cênicas e Bienal de Dança.


Serviço


Exposição online “Casa de Mani” de Henrique Kardozo

A partir desta sexta-feira (19/06), às 18h, aqui no site

CINETEATRO SÃO LUIZ
Rua Major Facundo, 500 - Centro | Fortaleza - Ceará |  CEP: 60025-100

Bilheteria: (85) 3252.4138
De Terça a Sábado – 10h às 18h30

© 2020 – Cineteatro São Luiz |  Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Ascom Cineteatro São Luiz

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram
  • Whatsapp