Exposição virtual “Bandeira, o pintor poeta” celebra centenário do artista

Atualizado: 24 de mai.

Neste sábado (21), às 10h, na programação virtual do Cineteatro São Luiz, tem a abertura da exposição “Antônio Bandeira, o pintor poeta”, que celebra as obras e fértil trajetória do pintor em seu centenário de nascimento.


A exposição online vai exibir trinta obras de colecionadores particulares e institucionais dentre as diversas temáticas presentes na obra do artista, tais como: noturnos, favelas, autorretratos, crepuscular e cidades iluminadas. Nelas estão inseridas cenas com pinceladas enérgicas e desenhos fortes, característica do artista, onde emergem a matéria inspiradora para compor também suas poesias.

Quadro de Antônio Bandeira (SEM TÍTULO / IAB- 0204 / ANO: 1961) / Foto: Celso de Oliveira


Sobre o artista

Antônio Bandeira é fortalezense e começou a pintar nos primeiros anos da década de 1940, período em que a cidade vivia uma intensa movimentação artística. Junto a outros artistas fundou a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), com o objetivo de despertar o interesse pelas artes plásticas cearenses.


Em 1949, o pintor prepara sua primeira exposição individual na Galerie Du Siècle e a partir dessa exposição conhece Wols e Bryen e funda o Grupo Banbryols e adere ao abstracionismo informal, herança de Gauguin,Picasso, Van Gogh e Cézanne.


Após isso, retorna ao Brasil em 1951, expondo no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) onde apresenta ao público uma nova linguagem abstrata concreta que apontava para o abstracionismo informal. Após isso, Bandeira começa uma intensa atividade artística viajando por vários estados brasileiros e ao mesmo tempo participando de importantes exposições no exterior.


Sua última aparição em território nacional foi em 1964, voltando a Paris no segundo semestre do mesmo ano onde permaneceu até sua morte em 1967.


A exposição ficará disponível no site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM)



<< Serviço >>


Exposição “Antônio Bandeira, o pintor poeta”

Quando: 21 de maio | 19h

Onde: site do Cineteatro São Luiz (www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes)

Acesso gratuito