Gilmar e a Culinária Regional

Por Rodrigo Gadelha


No mês de agosto, em que é celebrado o Dia da Cultura Popular, o Cineteatro São Luiz homenageia, em sua programação virtual, o professor, escritor, jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho. Integrando as atividades do “Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular”, o São Luiz e o Instituto de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realizam o “Gilmar e a Culinária Regional”, se trata do preparo de um dos pratos preferidos de Gilmar, a “galinhada com maxixe e quiabo”. A receita poderá ser acessada através do site e canal de YouTube do São Luiz a partir deste domingo (29), às 11h.


Guardião da cultura brasileira, Gilmar foi apreciador da culinária cearense, autor e organizador de muitas obras sobre o assunto, com destaque para o livro “Artes da Tradição Mestres do Povo”.


Quem faz o preparo desta receita é o chef de cozinha Antônio Moscatto, professor do Instituto de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, e o fotógrafo Francisco de Sousa, amigo de Gilmar - de vida e de pesquisa. Juntos ensinam uma das receitas favoritas do professor. Segundo Francisco, a galinhada era uma ocasião sagrada da rotina de Gilmar, que preparava o prato pelo menos uma vez por semana e muitas vezes com os ingredientes da sua própria horta. Além da receita, os professores conversam sobre o legado do professor Gilmar e sua curiosidade pela gastronomia.


Foto: Guilherme Silva

Parceiro constante de Gilmar de Carvalho, o fotógrafo Francisco Sousa empreende viagens pelo interior do Ceará, desde 2002, reunindo um acervo de imagens, que podem ser encontradas em inúmeros livros de autoria de Gilmar de carvalho.


O Chef Antônio Moscatto é formado em Letras, com pós-graduação em Psicopedagogia e em Gastronomia e Nutrição. Seu interesse e seu desejo de cozinhar vêm desde os 12 anos, quando ainda garoto aprendeu muito com os ensinamentos de sua mãe, recém formada em Arte Culinária, que de forma muito especial montava os livros de receitas e cadernos de anotações. Hoje, Moscatto é professor de Gastronomia dos cursos de formação da escola de gastronomia social Ivens Dias Branco.


Fotos: Guilherme Silva