Lançamento virtual de livro sobre o Cineteatro

Nesta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, o livro "Cineteatro São Luiz - Fortaleza", produzido pela Terra da Luz Editorial, terá lançamento virtual, transmitido pelo canal de Gentil Barreira no YouTube. O lançamento presencial, no Cineteatro São Luiz, está previsto para acontecer em março deste ano.


A iniciativa é do fotógrafo Gentil Barreira e da Terra da Luz Editorial e uma homenagem aos mais de 60 anos do Cineteatro com texto da jornalista Ethel de Paula e fotografias de arquivo Nirez, acervo Cineteatro São Luiz, acervo Imagem Brasil e Gentil Barreira. A publicação bilíngue contará com versão digital acessível e 20 lâminas impressas em braile de algumas de suas principais páginas, para serem manuseadas pelos visitantes que frequentam o Cineteatro São Luiz e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará – BECE, ambos equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).


Estarão presentes na live de lançamento Rachel Gadelha, gestora do Cineteatro de 2015 a 2021, Ethel de Paula autora dos textos da publicação, Miguel Ângelo (Nirez) que dispõe, do seu acervo, fotos da memória da cidade e Guilherme Silva, fotógrafo do equipamento.


Após o lançamento, o livro estará disponível para venda no site da editora. A transmissão acontece pelo canal de Gentil Barreira no YouTube da Entidade, a partir das 19h.


O endereço para o QR Code do livro é: https://terradaluzeditorial.com.br/loja/acessiveis/


O PROJETO

Em homenagem aos mais de 60 anos do Cineteatro, o projeto mergulha na trajetória de um dos mais vibrantes e importantes equipamentos culturais do país, contendo bastidores, fotos marcantes e relatos de artistas, produtores culturais, gestores, espectadores e apreciadores sobre o patrimônio cultural, histórico e artístico do Ceará que marca o coração de Fortaleza e a memória afetiva do cearense.


Em 160 páginas, o livro-reportagem tem edição bilíngue (português e inglês) e passeia pela história do São Luiz, um dos poucos cinemas de rua na cena urbana brasileira, localizado em plena Praça do Ferreira, no centro da capital cearense. Inaugurado em 1958, restaurado em 2014 e reaberto em 2015 pelo Governo do Estado do Ceará, o Cineteatro vem se consolidando no palco da cultura brasileira como um equipamento público, democrático e plural.


O Projeto “Cineteatro São Luiz - Fortaleza” conta com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Com produção da Terra da Luz Editorial, conta com apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar; patrocínio da 3 Corações, Morlan, Cagece e Casa Pio e apoio cultural da CDL e Fecomércio.