Neste domingo (04), às 18h, estreia a segunda edição do Cena São Luiz, a revista em formato audiovisual do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O tema é “liberdade” e traz entrevista exclusiva com o artista cearense Silvero Pereira; no quadro “Um minuto é tudo” diversos artistas respondem sobre a provocação temática da edição; já o convidado para o quadro “Cultura na Praça”, que leva a sensação de estar na efervescência da Praça do Ferreira, é o artista venezuelano Yorge Ruiz e sua cachorrinha Jaspen (a famosa cachorrinha artista), neste bloco Yorge apresenta não só a sua arte mas também a sua história. Quem apresenta o programa é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor.
O show de Nayra Costa, uma apresentação exclusiva para a faixa de programação “Dentro do Som” do equipamento também será apresentado, assim como o espetáculo, na íntegra, “Aquelas que não estão” da Manada Teatro. O Cena São Luiz estreia pelo canal no Youtube do Cineteatro e através do site www.cineteatrosaoluiz.com.br.
Entrevista com Silvero Pereira
Nascido em Mombaça (CE), Silvero Pereira é ator e diretor. Referência nacional no teatro e na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Foi vencedor de prêmio na categoria Cinema da revista GQ em 2019; indicado à categoria de Melhor Ator do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 ao lado de Marco Nanini, Gregório Duvivier, Fabrício Boliveira e Daniel Oliveira - a premiação será no próximo dia 10. A indicação ao Oscar do cinema brasileiro vem com o filme “Bacurau” de Kléber Mendonça e Juliano Dornelles, que recebeu outras 14 indicações, e teve sua pré-estreia em Fortaleza no Cineteatro São Luiz com todas as 1050 poltronas ocupadas e as presenças ilustres dos diretores e atores do filme, inclusive Silvero.

Yorge e Jaspen
Em 2014 o venezuelano Yorge assistiu a Copa do Mundo no Brasil e decidiu, junto com sua esposa, a mudar-se para o país. No mesmo ano, atravessaram a fronteira e seguiram até Manaus, onde viveram durante anos em situação de rua. No “Cena São Luiz” ele conta como foi presenteado com Jaspen e como surgiu a ideia de se mudar para Fortaleza. Hoje, a estátua viva de um pescador e sua cachorrinha ganharam não só o apoio mas também os corações dos cearenses e turistas.

Nayra Costa
Dona de uma das vozes mais imponentes e expressivas da nova geração da Música Popular Brasileira, Nayra Costa desenvolveu um show exclusivo em formato virtual para o Dentro do Som e que foi todo gravado no palco do Cineteatro.
Reconhecida por sua extraordinária potência vocal acumula mais de 20 anos de experiência profissional passeando por variados estilos musicais, indo do rock, pop, reggae ao soul, jazz, R&B e world music. Com presença marcante e impagável carisma, seus contraltos e sopranos surpreendem plateias das mais criteriosas no Brasil e no mundo.

Aquelas que não estão
O espetáculo da “Manada Teatro” traz uma provocação pertinente acerca do isolamento social e as inúmeras violências domésticas cotidianas. Gravado no palco principal do São Luiz, “AQUELAS que não estão” é um experimento audiovisual a partir do espetáculo “AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo”, fragmenta o pensamento e a obra de arte em consonância com ausência do público, e traz à tona o vazio e o silêncio da sociedade diante dos inúmeros casos de violência e feminicídio ocorridos nesse momento, e sempre.

Serviço
Cena São Luiz - Liberdade
04/10 às 18h
Acesso gratuito através dos canais digitais do Cineteatro:
Canal no YouTube - http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza