Mariana Aydar apresenta "Veia Nordestina" no Cineteatro São Luiz

A artista paulista, que teve sua estreia no cineteatro adiada por causa da pandemia, realiza show dia 12 de dezembro e traz extenso repertório de forró.



É puxando o fole e a zabumba que o show de Mariana Aydar finalmente acontece no palco do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), com a energia e a força que só o forró pode proporcionar em tempos tão sedentos de alegria.


O show de seu disco “Veia Nordestina”, lançado em 2019 pelo selo Natura Musical, teria acontecido em março de 2020 no Cineteatro, mas foi adiado justamente por ser no primeiro dia de fechamento de espaços e eventos no Ceará, devido à pandemia de Covid-19 em um de seus períodos mais difíceis de atravessar.


Mariana retorna ao Ceará e marca presença no São Luiz dia 12 de dezembro, um dia antes do aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Fazendo jus à data e à sua própria veia nordestina, Mariana traz um repertório especial de forró, com composições de sua autoria e de outros artistas contemporâneos, como Isabela Moraes, Duani e Juliana Strassacapa. Além das músicas que integram o disco, o show também relembra os clássicos do repertório de seu mestre e amigo Dominguinhos, que fazem parte de suas regravações como “Te Faço um Cafuné” e “Preciso do Teu Sorriso”, e mais outros sucessos do balaio forrozeiro como “Feira de Mangaio”, “Forró do Xenhenhém” e “Frevo Mulher”.


"O forró pra mim é um modo de vida. Minha primeira banda profissional (Caruá) foi de forró, meus primeiros vinis, meu primeiro beijo, minha filha é fruto do forró e agora, finalmente, nasce o meu primeiro disco de forró, um forró feito do meu jeito", diz Mariana.


No palco, com cenário e figurino ilustrados pelas artes da capa do disco, assinadas pela recifense Dani Acioli, Mariana é acompanhada por Cosme Vieira na sanfona, Feeh Silva na zabumba, Bruno Marques na MPC e SPD, Rafa Moraes na guitarra, Magno Vito no baixo e synth bass.


MARIANA AYDAR E SUAS RAÍZES

O forró é a influência musical mais marcante no som de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade às suas raízes da música nordestina. A paixão nasceu na infância, no colo de Luiz Gonzaga; percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury, passando por muitas casas de forró com sua banda Caruá.


A paixão pela cultura do Nordeste pautou a estreia como diretora de cinema – ao lado de Joaquim Castro e Dudu Nazarian - no filme “Dominguinhos” (2014), documentário sobre o músico com quem teve uma relação especial.

Considerada um elo entre o novo e o tradicional, a cantora lançou-se sem medo às novas experiências, retomando suas origens forrozeiras e voltando a ser uma compositora atuante. Uma voz feminina empoderada, necessária e atual em um ambiente marcado pelo conservadorismo.


MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA

O Cineteatro São Luiz ressalta que as medidas de biossegurança são estritamente cumpridas de acordo com o decreto e protocolo setorial em vigência na data do evento. Portanto, as possíveis alterações de medidas sanitárias estabelecidas pelo Governo do Ceará serão divulgadas pela produção antes do evento. No momento, estão disponíveis 523 lugares.


Entretanto, alguns protocolos seguem invariáveis. Não será permitida a entrada nem a permanência de pessoas sem uso de máscaras. É recomendado higienização das mãos, obrigatoriedade de distanciamento social e etiqueta respiratória (tossir e espirrar com proteção do cotovelo e da máscara). Serão disponibilizados quatro totens com álcool em gel 70% para higienização das mãos nos seguintes pontos: porta de entrada principal, Foyer e na entrada de cada um dos banheiros do piso inferior (dois).


O uso dos banheiros será restrito a duas pessoas por vez. A saída da sala de exibição após a sessão será feita por no mínimo três e no máximo cinco portas laterais (a depender da quantidade de público), respeitando a seguinte ordem: primeiro as fileiras próximas à saída, terminando com as mais distantes. Vale ressaltar que após toda sessão será realizada a higienização e a sanitização das poltronas e banheiros.


<<< SERVIÇO >>>

Show “Veia Nordestina” de Mariana Aydar

Data: 12 de dezembro

Horário: Domingo, às 18h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) /R$ 20,00 (meia-entrada)

Classificação Indicativa: Livre

Horários de funcionamento da bilheteria: de terça a sexta – 9h30 às 18h e sábado - 9h30 às 17h

Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/70210/d/116252/s/682155

Local: Cineteatro São Luiz - Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)