Em seu mês de aniversário, Cineteatro São Luiz estreia Mostra Online de Cinema

No próximo dia 26 de março, o Cineteatro, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), comemora 63 anos. Para celebrar a data, o São Luiz promove uma programação especial de cinema totalmente online e gratuita, trata-se da Mostra das Nações que colocará em cartaz consagrados filmes da cinematografia russa e mundial durante todos os fins de semana do mês de março. As exibições estreiam nas sextas-feiras e ficam disponíveis por dois dias.

A iniciativa inédita resulta da parceria entre o Cineteatro São Luiz, o CPC-UMES Filmes e o MOSFILM - considerado o mais antigo estúdio de cinema da Europa – que promoverão, através do Canal do Cineteatro São Luiz no Youtube, a exibição de quatro filmes: "Anna Karenina - A História de Vronsky", de Karen Shakhnazarov; "Alexander Nevsky", de Serguei Eisenstein; "Dersu Uzala", de Akira Kurosawa; e "A infância de Ivan", de Andrei Tarkovski.

“Esse é um mês especial para o São Luiz e, nesse aspecto, estamos oferecendo ao nosso público, além de outras belas programações online, essa mostra especial repleta de filmes formidáveis, consagrados pela crítica e premiados em importantes eventos do mundo do cinema, como é o caso de ‘Dersu Uzala’, do Akira Kurosawa, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976”, assinala Duarte Dias, programador e curador do cinema do Cineteatro São Luiz. “É também uma oportunidade de celebrar, junto com nosso público, a memória de Andrei Tarkovski, um dos maiores diretores da história do cinema, cujo passamento completará 35 anos em dezembro próximo, e que se encontra presente na mostra através do clássico ‘A infância de Ivan’, que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1962”, finaliza Duarte.

Outro destaque da programação é o filme “Anna Karenina: a história de Vronsky”, do diretor Karen Shakhnazarov, uma adaptação do romance de Liev Tolstói e de “Notas de um médico sobre a Guerra Russo-Japonesa”, do escritor Vikenty Veresaev.

"Alexander Nevsky", por sua vez, guarda a peculiaridade de ser o primeiro filme sonoro de Serguei Eisenstein, um dos gênios da sétima arte, que contou, na confecção do filme, com o auxílio de um outro gênio, esse da música: Serguey Prokofiev - responsável pela trilha sonora original da obra.

Programação corrida

Dia 05/03 (sexta)


19h [Mostra Das Nações - Rússia/União Soviética] Anna Karenina - A História de Vronsky

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

*Este filme ficará disponível online no Canal do Cineteatro São Luiz até às 19h do dia 7 de março.

Direção: Karen Shakhnazarov | Drama | Rússia | 2018 | 2h18min | Legendado

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse: Durante a guerra russo-japonesa, em 1904, Sergey Karenin (Kirill Grebenshchikov), chefe de hospital, descobre que um dos oficiais feridos sob sua supervisão é o conde Vronsky (Max Matveev), a pessoa que arruinou sua mãe, Anna Karenina (Elizaveta Boyarskaya). Agora, ele procura maiores informações sobre o amante da mãe e que razão a levou a desistir da vida. O filme é baseado no aclamado romance de Tolstoi, publicado em 1877, que narra o trágico caso extraconjugal de Anna Karenina. Nesta adaptação cinematográfica, o diretor Shakhnazarov o tempera com os escritos de Vikenty Veresaev sobre a guerra russo-japonesa, avançando 30 anos no tempo para recontar a história sob o ponto de vista de Vronsky, em vários flashbacks.



Dia 12/03 (sexta)


19h [Mostra Das Nações - Rússia/União Soviética] Aleksandr Nevsky

*Este filme ficará disponível online no Canal do Cineteatro São Luiz até às 19h do dia 14 de março.

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Direção: Serguey Eisenstein | Drama, Guerra | URSS/Rússia | 1938 | 1h48 | Legendado | Classificação indicativa: Livre

Sinopse: Na primeira metade do século 13, o príncipe russo Alexandr Nevsky organiza um exército popular que derrota a invasão dos ancestrais das hordas hitleristas, os Cavaleiros Teutônicos. Com trilha musical de Serguey Prokofiev, o filme foi cuidadosamente restaurado em 2015.



Dia 19/03 (sexta)


19h [Mostra Das Nações - Rússia/União Soviética] Dersu Uzala

*Este filme ficará disponível online no Canal do Cineteatro São Luiz até às 19h do dia 21 de março.

➜ Onde: no canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Akira Kurosawa | Aventura, Drama | URSS/Rússia | 1976 | 2h25 | Legendado

Sinopse: O capitão Vladimir Arseniev (Yuri Solomin) é enviado pelo governo soviético para explorar e reconhecer as montanhas da Mongólia, juntamente com uma pequena tropa. Em meio a expedição eles encontram Dersu Uzala (Maksim Munzuk), um caçador que vive apenas nas florestas. Percebendo que Dersu conhece bastante o local, o que pode facilitar o trabalho, o capitão lhe oferece que acompanhe a tropa até o término da missão. É o início de uma forte amizade entre o capitão e Dersu, que aos poucos demonstra suas habilidades.



Dia 26/03 (sexta) - Aniversário do Cineteatro São Luiz


19h [Mostra Das Nações - Rússia/União Soviética] A Infância de Ivan

*Este filme ficará disponível online no Canal do Cineteatro São Luiz até às 19h do dia 28 de março.

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Direção: Andrei Tarkovski | Guerra, Drama | URSS/Rússia | 1963 | 1h35 | Legendado

Classificação indicativa: 16 anos

Sinopse: Nas frentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o garoto órfão Ivan, de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informações sem ser visto. Ele vive sob os cuidados de três oficiais russos que, após inúmeras missões desgastantes, tiram Ivan das batalhas e o enviam para a escola militar.



Serviço


Aniversário do Cineteatro São Luiz - Mostra das Nações

Disponível durante os fins de semana de março no Canal de YouTube