Cineteatro São Luiz recebe Nego Gallo e El Arish em “Papo Sonoro”

Um bate-papo com diferentes gerações do rap nordestino.


A segunda edição da faixa de programação “Papo Sonoro” traz os rappers Nego Gallo e El Arish para uma conversa descontraída sobre suas trajetórias, guiada pela música, história, experiência e inspiração. A programação estreia através do site e canal de YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), neste domingo, dia 30 de maio, às 17h.


O encontro entre as duas gerações do rap nordestino se dá, de um lado, através de Nego Gallo, artista com uma carreira sólida e reconhecida por todo o país, cujo último trabalho, de 2019, carrega o nome de “Veterano” - as onze faixas da mixtape reúne outras e diferentes sonoridades, como trap, reggae, funk, brega e cumbia villera. Do outro lado temos Arish, um jovem artista que já passou por mudanças na postura musical, de forma a incorporar outros ritmos, como o carimbó e o reggae - essa mudança no estilo musical, inclusive, foi a responsável pela mudança no nome do artista, como um marco do novo projeto, de Ari en para El Arish.


No papo sonoro, os rappers também destrincham o projeto que realizaram juntos, o single e o videoclipe “La Reza” (2018), que conta com a participação, em voz, da cearense Nara Hope.


Nego Gallo


Carlos Gallo, mais conhecido como Nego Gallo, é natural do Rio de Janeiro e radicado em Fortaleza. Desde sua infância, teve contato direto com a cultura do Hip Hop, força essa que o fez entender a temática e conseguiu produzir letras que retratam diretamente sua vivência de forma clara e poética.


Nego Gallo. Foto: Antonello Veneri

Em 2005 fundou junto com Don L o grupo “Costa a Costa”, que viria a ser um dos mais importantes e influentes do rap nordestino e brasileiro. O grupo foi vencedor da maior premiação do Hip Hop da América Latina - o prêmio Hutúz - em duas oportunidades; em 2006 na categoria Melhor Grupo Norte-Nordeste e, em 2009, como melhor grupo Norte-Nordeste da Década.


Em 2007, o grupo Costa a Costa lançou sua primeira mixtape, com 23 faixas, intitulada “Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa”, considerado um dos mais influentes trabalhos do rap brasileiro até hoje. Após um hiato produtivo, quando se dedicou a projetos de redução de danos com viciados em crack pelas ruas de Fortaleza, Nego Gallo lançou em 2016 a mixtape “Carlin Voltou, Tia!”.


Em 2019, lançou “Veterano”, fruto da relação do rapper com o cotidiano da capital e que logo obteve reconhecimento amplo e imediato. O trabalho foi produzido por Coro MC em Fortaleza e finalizado por Léo Grijó em São Paulo.


El Arish

Nascido em Brasília, no Distrito Federal, onde permaneceu poucos dias, Ariel Gomes Margarido ou El Arish morou toda sua infância e parte da juventude no município de Guaramiranga, no Ceará, cidade em que iniciou sua vivência musical, especificamente através do Rap. Mas permanecendo para sempre em seu imaginário as memórias e lembranças de toda a arte que a cidade respirava. Fator essencial para perpetuar a diversidade de criações em sua caminhada artística.


El Arish

Atualmente, o rapper reside em Fortaleza onde também trabalha com Fotografia e Audiovisual, campo cinemático de onde nascem as ideias que permeiam a produção de seus videoclipes, normalmente dirigidos por ele mesmo em colaboração com parceiros. Está constantemente buscando a evolução em suas artes, musicais e visuais, e transformando em originalidade o que absorve através de referências.

Já fez o lançamento de alguns singles e, no momento, está trabalhando em seu primeiro EP, o que considera ser o início de sua carreira musical.


Serviço


Dia 30/05 (domingo) às 17h

[Papo Sonoro] - Nego Gallo e El Arish

Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/ e canal de Youtube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza