Nesta sexta (5), às 18h, estreia “Espetáculos” de Guilherme Silva

Atualizado: Jun 5

Nesta sexta-feira (5), às 18h, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), dá início a mais uma faixa de programação online - desta vez, inédita. Tendo em vista a arte como linguagem universal que aproxima mundos e a busca por um mergulho aprofundado nos detalhes e nas emoções, é que surge a programação “Exposições”. Com periodicidade quinzenal e veiculação aqui no site do equipamento. Nesta primeira edição, o Cineteatro recebe a estreia da exposição “Espetáculos” do fotógrafo Guilherme Silva.


Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Bienal Internacional de Dança. Evento realizado na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no ano de 2014. Foto: Guilherme Silva


Movimento, liberdade e expressão são pontos de partida desta exposição que traz registros do universo da dança da última década e em diversos palcos do Estado do Ceará. Esta linguagem é uma das preferidas de Guilherme para registros:

“A dança possibilita dar maior atenção ao corpo no palco, à firmeza nos músculos que imprimem uma plástica incomum, a rigidez e precisão dos movimentos. Essas, inclusive, são características desta exposição que tornam estes elementos mais evidentes com o uso de técnicas Low Key”, afirma.

A técnica é a manipulação da iluminação na fotografia, nesta caso, com contrastes mais extremos entre o escuro e a luz cênica.


“Espetáculos” somam 16 registros de diversos palcos, passando pelos festivais Maloca e Bienal de Dança, registros realizados em cursos de “fotografias para espetáculos” ministrados por Guilherme na Escola Porto Iracema das Artes e na Rede Cuca, até chegar nos eventos realizados no Cineteatro São Luiz - onde Guilherme atua como fotógrafo há dois anos. Dentre os destaques da exposição, está o registro da premiada bailarina Regina Advento, estrela da companhia alemã Pina Bausch, e registros do Balé Municipal do Rio de Janeiro.


Regina Advento no espetáculo solo “Dreamlines – Trilha dos sonhos” na Bienal Internacional de Dança do Ceará. Evento realizado no Theatro José de Alencar no ano de 2013. Foto: Guilherme Silva


Guilherme Silva é brasiliense, reside na cidade de Fortaleza (CE) desde a primeira infância, possui experiência de uma década em fotografia de espetáculos, vivências em comunicação institucional, criação e produção de conteúdo audiovisual. Tem como foco em seus trabalhos a tradução da imagem estética e artística em comunicação institucional.


Serviço

Exposição “Espetáculos” de Guilherme Silva

Data: 05/06, às 18h

Onde: online - aqui no site do Cineteatro São Luiz www.cineteatrosaoluiz.com.br

CINETEATRO SÃO LUIZ
Rua Major Facundo, 500 - Centro | Fortaleza - Ceará |  CEP: 60025-100

Bilheteria: (85) 3252.4138
De Terça a Sábado – 10h às 18h30

© 2020 – Cineteatro São Luiz |  Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Ascom Cineteatro São Luiz

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram
  • Whatsapp