top of page

O Cineteatro São Luiz cria novo espaço em homenagem à memória do cinema e audiovisual do Ceará, a Sala Seu Vavá

Em janeiro, dia 13, o Cineteatro São Luiz abriu as portas de um novo espaço, criado para reverenciar memórias e promover novos encontros do cinema e audiovisual no Ceará, a Sala Seu Vavá. A inauguração ocorreu numa manhã de sábado e reuniu familiares, amigos e admiradores do cearense Raimundo Carneiro de Araújo, ou “Seu Vavá”, como era carinhosamente conhecido. 

As irmãs Írisnalba, Idalba e Inalba, filhas de Seu Vavá, ao lado de Duarte Dias e dona Evan Bessa / Foto: Guilherme Silva


Composta por objetos especiais e acervos do Cine Nazaré, cinema de bairro mantido por Seu Vavá até seus últimos anos de vida, a nova sala também guarda doações da professora e escritora Maria Evan Gomes Bessa - viúva do cinéfilo e engenheiro civil, Francisco Enondino Bessa - e do crítico de cinema e benemérito da Academia Cearense de Cinema (ACC), Osvaldo Hugo Montenegro Riedel. Inspirada na reverência à memória dessas importantes figuras do cinema no Ceará, a criação da sala também recebeu a contribuição de Regis Frota, presidente da ACC, que ao lado do programador e curador do cinema do São Luiz, Duarte Dias, foi responsável pelas articulações que resultaram nas doações. 


Sob forte emoção de família e amigos de Seu Vavá, a inauguração contou com a exibição de um minidoc, produzido pelo São Luiz, que traz depoimentos de familiares e imagens do Cine Nazaré, local histórico e importante acervo cinematográfico de Fortaleza, localizado no bairro Otávio Bonfim e extensão do lar da família do projetista. Logo após, foi exibido o trailer de uma película dos anos 1960 no projetor 16mm, relíquia de Seu Vavá também recuperada pelo Cineteatro.


Rafael Felismino, Secretário Executivo da Cultura do Ceará, ao lado de Lenildo Gomes, Diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar e José Alves Netto, Diretor do Cineteatro São Luiz. / Foto: Guilherme Silva


O evento também teve presença de Evan Bessa e familiares, de Regis Frota e de representantes da gestão cultural cearense, nas pessoas do Secretário Executivo da Cultura do Estado do Ceará, Rafael Felismino, do Diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, e da Diretora Adjunta do Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), Zoraia Nunes.


A sala Seu Vavá

A iniciativa celebra a história e o rico patrimônio cinematográfico do estado, além de reverenciar a história e o legado do cearense Raimundo Carneiro de Araújo, o Seu Vavá. Destinada à preservação e difusão, a Sala Seu Vavá também será um local de formação, servindo tanto para exibições de filmes, quanto para palestras, seminários e cursos relacionados à sétima arte e outras linguagens.


José Alves Netto, Diretor do Cineteatro São Luiz, família de Seu Vavá e Duarte Dias, curador e programador de cinema do São Luiz / Foto: Guilherme Silva


Instalada no quinto andar do prédio anexo, em breve a sala ganha o mundo com uma programação diferenciada, voltada para atividades do audiovisual e cinema, inclusive para o movimento cineclubista do Ceará.


Farol da cultura cearense por mais de seis décadas, o Cineteatro São Luiz - tombado como patrimônio histórico e cultural estadual em 1991 - se propõe, com a inauguração da Sala Seu Vavá, reafirmar seu compromisso com a preservação da memória audiovisual e a promoção da sétima arte em todas as suas formas.


Mais informações sobre o espaço na página especial do site do São Luiz.

コメント


bottom of page