O São Luiz é nosso! Programação de Março - mês de aniversário do Cineteatro São Luiz

Este mês é especial para o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), pois em março é celebrado o aniversário do Cineteatro, que completa 64 anos de existência no próximo dia 26. A programação está intensa e diversa, com destaque para artes cênicas, música e cinema, além de uma agenda especial para o fim de semana de aniversário, com maratona de Visita Guiada, espetáculo “Devotees” e shows musicais “Kastrup & convidadas” e “Carlos Filho convida Giuliano Eriston”.


[Para acessar a grade de programação do mês, clique aqui]


Ainda no começo de março, iniciamos a programação prestigiando as mulheres e o teatro, que também são celebrados no mês. Com a intenção de provocar inquietações e reais transformações, aliando artes cênicas e feminismo, o Cineteatro apresentou a Mostra de Teatro “Mulher é Resistência", de 02 a 05 de março.

"Das que ousaram desobedecer" do Cia Bravia | Foto: Guilherme Silva


Na linguagem da música, Luciano Franco abriu a agenda de shows do mês, com “Luciano Franco - O Som do Coração”, dia 06. O Festival Ponto.Ce XIV acontece entre os dias 10 e 13 com seis shows presenciais no Cineteatro e entrada gratuita mediante doação de absorventes ou itens de higiene pessoal para o projeto Sangue Nosso.

A música clássica reverbera através do palco do Cineteatro, dia 13, com a Orquestra Contemporânea Brasileira, com entrada gratuita. Dia 20, a faixa de programação São Luiz Solidário promove o show “Amigos do Sardinha”, envolvendo um grande time de músicos e parceiros de Tarcísio Sardinha, com intuito de doar todo valor arrecadado no show para tratamento de saúde do artista cearense.



A programação de cinema exalta a produção audiovisual cearense este mês e traz outras novidades. Ao todo, são seis lançamentos exibidos pelo São Luiz, entre eles os documentários “Swingueira”, da Nigéria Filmes, dia 17; “Tá na hora da história”, do Grupo Galhofo, dia 18; “Centro, o coração do comércio”, de Roberto Bonfim, dia 20. Outros produtos e projetos também compõem a agenda, como a pré-estreia da série “Meninas do Benfica”, de Roberta Marques, ocorrida no dia 1º e que agora está na grade do Canal Brasil; seis filmes de conclusão de curso da Vila das Artes, com exibição para dia 18; a Mostra Gêneros de Cinema - Ficção Científica, com títulos longa-metragens de sucesso do cinema, que acontece entre os dias 15 e 24. Também em março, dia 19, tem início a parceria entre o Cineteatro e a Academia Cearense de Letras, com exibições mensais de filmes que abordam literatura.


Para fechar o mês, dia 30, acontece a exibição do espetáculo cênico-musical "Mundo Suspenso", com direção de Andreia Pires e Cláudio Mendes, filmado no Cineteatro em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), para programação da XIV Bienal do Livro do Ceará


Escola no Cinema para público infanto-juvenil

Março também marca a retomada do projeto Escola no Cinema, a faixa de programação gratuita voltada para o público infanto-juvenil das redes de ensino público e privado do Ceará. O projeto exibe filmes de longa, média ou curta duração brasileiros ou dirigidos por realizadores brasileiros, nos gêneros ficção, animação e documentário, com temáticas diversas, voltado para crianças e adolescentes, em especial estudantes do ensino fundamental e médio, além de instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior do Ceará.


Com início em outubro de 2015, o Escola no Cinema já beneficiou, no período de 2015 a 2021, 102.829 crianças e adolescentes de mais de 500 instituições, atendendo a todas as sete regionais de Fortaleza, além de outros 18 municípios do interior do estado. As sessões de 2022 acontecem de março a junho e agosto a setembro, com agendamento prévio das instituições através de email disponibilizado pelo São Luiz (osaoluizenosso@idm.org.br).


O São Luiz é nosso! - Programação especial de aniversário

No fim de semana do dia 26 de março (sábado), o equipamento reuniu atrações para todos os públicos. Sexta (25), o músico e produtor musical Guilherme Kastrup sobe ao palco do São Luiz, acompanhado de Mona Gadelha, Clau Aniz e Ayla Lemos, com o show “Kastrup & convidadas”, às 20h. No sábado, dia que o Cineteatro completa seus 64 anos, terá edição especial da Visita Guiada, com cinco sessões gratuitas, da manhã ao fim da tarde. À noite, entra em cena o artista João Paulo Lima e seu espetáculo “Devotees”, com entrada gratuita, às 19h. No domingo (27), os artistas que se destacaram na última edição do programa global The Voice, se apresentam no São Luiz às 18h com o show “Carlos Filho convida Giuliano Eriston”.


Guilherme Katrup | Foto: Gal Oppido


Cinema, música e artes visuais na programação virtual

A Semana do Audiovisual Cearense, exibida no Youtube do Cineteatro todas as quintas-feiras, apresenta quatro produções ao longo do mês. Vão ao ar os últimos episódios da série “Cartas Urbanas” da produtora Nigéria Filmes, dia 3 o “Episódio 5 - Operação Urbana” e dia 10 “Episódio 6 - Bairro Novo”; já nos dias 17 e 24, respectivamente, serão exibidos os documentários “Emílio Hinko, Arquiteto o Último Eclético” e “História do Comércio de Fortaleza”, ambos do diretor Roberto Bomfim.


A faixa de programação virtual Compacto São Luiz exibe vídeos de shows gravados no Cineteatro, com ou sem presença de público, para que pessoas que não puderam assistir ao vivo, tenham a chance de prestigiar artistas de renome na cena local e nacional. Em março, o primeiro show foi “Selvagens à Procura de Lei toca Belchior”, dia 05, e o próximo show traz Cristiano Pinho, dia 18.


Com lançamento para o dia 19, o site do Cineteatro São Luiz recebe a exposição "Novos Olhares para Monalisa", que vem sendo apresentada em Fortaleza e em algumas cidades do interior do Ceará em recortes temáticos de parte da coleção de releituras da Monalisa, pertencente a Veridiana Brasileiro, médica atuante em Fortaleza/CE e colecionadora e amante das artes. Neste projeto para o São Luiz, a apresentação virtual da exposição "Novos Olhares para Monalisa por Elas" traz um recorte da coleção composto exclusivamente por artistas mulheres do Ceará, destacando a produção artística através do olhar feminino, em que as mulheres retratam a Monalisa.


Semana | 10 a 13 de março

Na agenda virtual, tem a estreia o documentário “Cartas Urbanas Episódio 6 - Bairro Novo”, da produtora Nigéria Filmes, na quinta-feira, dia 10, às 20h, na programação da Semana do Audiovisual Cearense. A exibição será no Youtube do Cineteatro.


Já na programação presencial desta semana, o São Luiz recebe o Festival Ponto.CE, em sua 14ª edição. Vai acontecer entre os dias 10 e 12 de março, sempre às 19h. As atrações:


Dia 10 - Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock

Dia 11 - Corja! e Viollen

Dia 12 - Rafa Martins e Cômodo Marfim


Os ingressos são gratuitos e liberados a um por pessoa. Podem ser retirados pelo site da Sympla e na bilheteria física do Cineteatro São Luiz. A entrada no evento é permitida mediante doação de absorventes ou itens de higiene para a comunidade Sangue Nosso. O pacote de absorvente ou o item de higiene deverá ser entregue apenas no dia do evento.


No domingo, tem música clássica para toda família. Dia 13, às 10h, no palco do São Luiz se apresenta a Orquestra Contemporânea Brasileira, em seu terceiro concerto presencial da temporada 2021/2022. A entrada é gratuita.


MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA


Para ter acesso à programação presencial do Cineteatro, será necessário a apresentação do passaporte vacinal com as três doses para pessoas a partir de 18 anos ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única), acompanhado de documento oficial com foto.



<<< SERVIÇO >>>


O São Luiz é nosso! Programação de Março - mês de aniversário do Cineteatro São Luiz

Onde: presencial e online

Horários da bilheteria: de terça a sexta (a partir de 04/01)– 9h30 às 18h e sábado - 9h30 às 17h | Vendas online: https://site.bileto.sympla.com.br/cineteatrosaoluiz/

Local: Cineteatro São Luiz - Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)