top of page

Programação especial do Cineteatro São Luiz celebra aniversário de 66 anos e traz diversas homenagens em Março

Chegou Março e o Cineteatro São Luiz comemora 66 anos de existência, e resistência. Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Cineteatro prepara uma programação especial, que une seu aniversário a outras celebrações importantes do mês, como o Dia Internacional das Mulheres, do Teatro, do Circo e todas as possibilidades da Arte. 


Entre os destaques estão mostra de cinema, espetáculos de teatro, lançamentos, homenagens, abertura da Bienal de Dança e muita programação gratuita. Confira mais detalhes a seguir.


Acesse a programação completa aqui.


| MÚSICA |


A voz da mulher em destaque na programação musical do Cineteatro 

Em 2024, o São Luiz traz quatro importantes vozes femininas da cena local e nacional da música, unindo diferentes gerações de intérpretes e compositoras que exaltam outras mulheres e a cultura brasileira. Nesta semana, a paulista Ná Ozzetti é destaque no domingo (10) com o show “Balangandãs Babilônia”, e as cearenses Theresa Rachel e Rebeca Câmara trazem o show inédito “Compositoras Brasileiras” dia 8 de março (sexta). Para fechar os shows do mês, o São Luiz traz a principal voz feminina do Pessoal do Ceará, a cantora Amelinha, dia 24 (domingo), apresentando “Todo Mundo Vai Saber”.


Em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, também integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (RECE) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar, o São Luiz recebe dois espetáculos de música da 11ª edição da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI). Dia 6 (quarta) tem “Minha Ancestralidade”, com músicas autorais de Nega Lu e participação de Adna Oliveira e da tutora do projeto, Elen Oléria. Dia 7 (quinta), clau aniz apresenta “Mácula”, com participação do tutor do projeto, Negro Léo.


Na faixa de programação Dentro do Som, o São Luiz traz o cantor, compositor e violonista Matu Miranda com o show “Matutando”, dia 13 (quarta). O artista volta ao Ceará após sua participação no programa The Voice Brasil, com um show intimista e um repertório com releituras de obras consagradas da música brasileira e de seu disco que será lançado neste ano.


| CINEMA |


Homenagem aos 60 anos da produtora L. C. Barreto marca início de celebração dos 100 anos do Cinema Cearense, 66 anos do Cineteatro, 2 anos de reabertura do MIS e do 34º Cine Ceará

Entre os dias 19 e 31 de março, o Cineteatro São Luiz abre as comemorações dos 100 anos do Cinema Cearense com programação especial. Uma parceria entre o Cineteatro, o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, ambos equipamentos da Secretaria da Cultura geridos pelo Instituto Dragão do Mar e Instituto Mirante, respectivamente, e o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, dará início à celebração do Centenário e do 34º Cine Ceará com o primeiro ato: Luiz Carlos Barreto, cearense natural de Sobral, e sua esposa, Lucy Barreto serão homenageados em evento no São Luiz, que ocorre durante a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”.


Pré-estreia de “Saudosa Maloca” com presença do diretor e elenco

O lançamento do filme “Saudosa Maloca”, longa de Pedro Serrano, acontece no dia 19 de março, às 19h. Com presença do diretor e dos atores Paulo Miklos e Gero Camilo, a exibição será seguida de bate-papo com o público. Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”. | Ingressos no site Sympla e na bilheteria física por R$ 7,00 (meia entrada) e R$ 14,00 (inteira) | Classificação: 14 anos

| TEATRO |


Projeto Revoluções Femininas e monólogo sobre Frei Tito em destaque

Dias 14, 15 e 16 o Cineteatro apresenta três peças de teatro, gratuitamente, para público reduzido (sobre o palco do São Luiz). Na quinta (14), o espetáculo “A Paixão de Tito” traz uma homenagem à memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, preso, torturado e banido de seu país na Ditadura Militar. A peça tem participação do público em cena, articulando performance e ritual junto com o ator, Gabriel Castro Cavalcante. Entrada: Gratuita | Local: sobre o palco (70 lugares) | Duração: 60 minutos | Classificação Indicativa: 14 anos

Na sexta-feira (16), têm início os dois dias do projeto Revoluções Femininas do grupo Terceiro Corpo, que completa 10 anos em 2024. Começa com “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora”, que narra a história de Úrsula Laura. A personagem oferece um jantar para desconhecidos, que assistem à preparação de um jantar, enquanto a personagem fala do desejo de abandonar o ofício de ser dona de casa para ser bailarina. 


No sábado (16), é a vez da peça “Fale Mais Sobre Isso”, que gira em torno de duas personagens: Berenice, uma psicanalista, e Auri, sua paciente. O espetáculo proporciona uma experiência intimista, aproximando o público de tal maneira que parece fazer parte do próprio consultório de Berenice. Nesse cenário, Berenice, Auri e o espectador embarcam juntos em uma jornada pelos recônditos da análise de Auri. Entradas gratuitas | Local: Sobre o Palco (70 lugares) | Classificação Indicativa: 10 anos ( “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora”) e 16 anos (“Fale Mais Sobre Isso”).

| CURTA SÃO LUIZ |


Programação traz artistas mulheres e o Palhaço Sequinho (PE) em parceria com o SESC Ce

As artistas da música Clarisse Aires e Lia Maia iniciam a programação tradicional do Cineteatro, o Curta São Luiz, dias 06 (próxima quarta) e 14 (da próxima semana). Em parceria com o SESC Ceará, as mais diversas expressões artísticas e culturais dialogam com a Praça do Ferreira, com os trabalhadores e passantes do Centro de Fortaleza, sempre com entrada gratuita e realizadas às 12h30 no Foyer ou calçada do Cineteatro.


Além da música, entram em cena este mês apresentações com contação de histórias, com Paula Yemanjá e o espetáculo “Mnemosine: Porque Memória é Feminina!” (22), e com a Rede de Contadoras e Contadores de Histórias e o “Contos de Fadas para crianças de todas as idades" (20). Em homenagem ao Dia do Circo, 27,  o São Luiz recebe o espetáculo “Caminhos”, com Pedro Milhomens / Palhaço Sequinho (PE).


Comments


bottom of page