Programação de Férias do Cineteatro São Luiz ocorre em formato virtual neste fim de semana

No mês de julho, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), oferece sua clássica programação infantil “Férias no São Luiz”, neste ano em formato virtual e com duas atividades que ocorrem neste fim de semana. No sábado, dia 3, às 10h, o Museu da Boneca de Pano promove a oficina em formato virtual “A Flor do Mamulengo e as mini bonecas”. Já no domingo, dia 4, às 16h, o grupo Bricoleiros apresenta, na edição do Curta Mais Teatro, o espetáculo Quatro Patas. Ambas programações têm classificação indicativa livre, foram gravadas no palco principal do Cineteatro e poderão ser acompanhadas através do seu site e canal de YouTube.


Oficina - A Flor do Mamulengo e as mini Bonecas


A personagem “Flor de Mamulengo” é interpretada pela artesã e idealizadora do Museu Boneca de Pano (MBP), Liduina Maria Lopes Rodrigues, que na oficina irá mostrar como fazer mini bonecas em retalho em um tom lúdico, simples e rústico.


Também pedagoga, Liduina Maria herdou a arte de fazer bonecas de sua genitora e em 1992, buscando aprimorar seu trabalho, participou de oficinas e começou a vender bonecas para aprimorar sua renda familiar. Em 2010, teve a oportunidade de participar do curso Organização de Museus, promovido pelo Museu do Ceará, com o Professor João Alfredo de Sá Pessoa, o que fortaleceu o seu interesse de preservar a boneca de pano como patrimônio histórico, além de favorecer a integração de diversas possibilidades lúdicas, artísticas e culturais.

O Museu, que fica localizado no bairro Planalto Pici, em Fortaleza, é uma experiência inédita, pois oferece uma exposição permanente de bonecas confeccionadas artesanalmente por costureiras que integram a organização e realizam oficinas de bonecas e mamulengo, perna de pau, percussão, brinquedo de cultura popular e criação do bloco do rói-rói.

Espetáculo - Quatro Patas

Um gato chamado Quatro Patas supera vários obstáculos para resgatar a amizade de seu melhor amigo, Nino, um menino atencioso e carinhoso que passa por alguns problemas de comportamento devido ao uso excessivo de seu vídeo game. O brinquedo eletrônico torna-se exclusividade na vida do garoto que esquece de dar atenção ao seu bichano. Mas, o gato não desiste do amigo e faz o possível para ter de volta a amizade de antes. Uma lição de amor e conquista de um gato.

Realizadores do espetáculo, o Grupo Bricoleiros foi fundado em 2004 por Cristiano Castro e Eliania Damasceno. O time é formado por artistas com larga experiência em teatro e artes plásticas. Desde seu surgimento, desenvolve um trabalho de pesquisa que explora rigorosamente o universo do boneco comediante, inventivo e de grande expressividade cênica, promovendo espetáculos que utilizam técnicas apuradas de confecção e animação de marionetes com um refinado padrão de qualidade.

Após a exibição do espetáculo, será apresentada uma conversa do grupo Bricoleiros com o produtor cultural Emídio Sanderson sobre os bastidores da atração.


SERVIÇO

[Oficina Virtual] "A Flor do Mamulengo e as Mini Bonecas" com o Museu da Boneca de Pano

Dia 03/07 (Sábado) às 10h

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/ e no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Período de visualização após a estreia: indeterminado


[Curta Mais Teatro] Espetáculo "Quatro Patas" do Grupo Bricoleiros (+ conversa do grupo com Emídio Sanderson)

Dia 04/07 (Domingo) às 16h

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/ e no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Período de visualização após a estreia: 30 dias