Programação de Setembro

No mês de setembro a programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), continua online. Com exceção da sua faixa de programação no Imprensa Cine Drive-iN que, neste mês, traz o 10º Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico.


Cinema


A faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN continua no mês de setembro e com novidades. O filme nacional “Volume Morto”, que fez sua estreia em agosto no Drive-iN, ganha sua última exibição; entram em cartaz os filmes “La La Land” e “A Primeira Noite de um Homem”. A grande novidade do Drive-iN é o “10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico” que traz produções inéditas vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. Serão apresentados sete filmes de longa-metragem: uma première mundial do Brasil, uma obra da Alemanha, duas da Argentina, uma dos Estados Unidos, uma do Japão e uma da Grécia. O Cinefantasy é um evento audiovisual dedicado ao gênero fantástico, subgênero da ficção que engloba a fantasia, a ficção científica, horror e suspense.


Filme O Cemitério das Almas Perdidas (Première Mundial)


Ainda na linguagem cinema, a “Semana do Audiovisual Cearense” apresenta os documentários: “Humberto Teixeira - Vida e Música”, “Emiliano Queiroz - O ator em sua essência”, “As Histórias de Quintino Cunha” e “Padre Ibiapina - O Missionário”. Todos os documentários foram produzidos pelo Núcleo de Documentário da TV Assembleia.


Filmes inéditos e selecionados pela curadoria do cinema do Cineteatro São Luiz também podem ser acessados através da plataforma Cinema Virtual. Os filmes mudam todas às quintas-feiras (com novas estreias). A seleção realizada pelo equipamento pode ser conferida através do site cineteatrosaoluiz.com.br/cinemavirtual.


O projeto “Sons do Ceará”, que consiste na exibição de videoclipes de artistas e realizadores cearenses, traz 15 videoclipes para setembro. São eles: “The Singing of Hungry” de Obskure, “Palavras ao Vento” de Paulo Kalu, “Sertão Central” de Zé do Norte, “Algarobas” de Laura Palmer, “Mundo Paralelo” de Bull Control, “Último Desejo” de Colossais, “Sob as calçadas, a praia” de Sobrecéus, “Oblivion” de Profundezas do Silêncio, “Natural de Nós” de Gravatas Borboletas, “Vida que segue” de Cláudio Oliveira, “Sob o Luar” de Rematte, “Fábrica Vida” de Os Bardos, “Repara” de Gley, “Resiliência” de M.A.N.O e “Immense” de Fehe. A playlist com os videoclipes já exibidos pode ser conferida em: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/sons-do-ceara


Teatro


O “Curta Mais Teatro” traz o espetáculo “Frei Tito, paixão e morte” com o Grupo Formosura de Teatro. O espetáculo será exibido no dia do nascimento de Frei Tito (14 de setembro). Escrita entre 1983 e 1985, a peça documenta a trajetória e o ideário de Tito de Alencar Lima (1945 -1974), dominicano cearense, militante contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, preso político torturado e banido de seu país, jovem exilado que na França suicida-se. “Para AQUELAS que não estão mais”, um experimento audiovisual inédito à partir do espetáculo “AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo”, do Grupo Manada Teatro, também integra a faixa de programação. Os dois espetáculos que compõem o “Curta Mais Teatro” foram gravados no palco do Cineteatro São Luiz.



Ainda na linguagem “Teatro”, o Cineteatro São Luiz realiza em formato de live “Roda de Conversa Teatro e Cidade: Nóis De Teatro 18 Anos”. Nessa Roda de Conversa, Altemar Di Monteiro convida os artistas do Nóis de Teatro para conversar sobre as cidades tecidas e imaginadas por estes oito artistas ao longo dos seus 18 anos de existência.



Uma versão contemporânea do drama radiofônico, amplamente conhecido como radionovela, também integra a programação. É o Disforia - Isso é tudo que você precisa saber agora”, um podTeatro.


“(desmontagem) Em Casa de Ferreiro o Espeto é de Ferro” é um espetáculo inspirado na vida e na arte do Mestre Raimundo Aniceto, da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, e no saber e fazer de Maria de Lourdes, costureira e bordadeira. O projeto é uma travessia que conecta memória, ancestralidade e arte popular para narrar a sabedoria e grandiosidade dos mestres de cultura.


“TrancAfiadas” por sua vez é um espetáculo das atrizes Ana Cristina Viana e Solange Teixeira

em formato de mini doc e construído durante o isolamento social. Conta os artifícios e as dificuldades para gravar diversos temas num mesmo cenário, além da necessidade do fazer arte mesmo em tempos difíceis.


Música


O “Dentro do Som” traz um show pensado sob medida, um show exclusivo onde Nayra Costa nos convida para uma imersão visual e sonora pelas músicas produzidas ao longo de sua trajetória. O espetáculo conta com a intervenção do artista visual Valentino Kmentt.


Também da linguagem de música, o equipamento exibe “Arquivo de Cera: de programa de rádio para a internet” de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). O projeto traz, em formato digital, em vídeo e inédito, uma edição especial do programa de rádio “Arquivo de Cera”.



O mês também conta com o lançamento do videoclipe colaborativo “Nebulosa” de Ayrton Pessoa Bob. O vídeo foi construído por meio do convite ao contato e à interação (mesmo à distância); costurado com imagens enviadas por artistas que, ouvindo a música, propuseram, de forma livre, ações relacionadas a um novo habitar.

Exposição


A exposição que entra na Galeria Virtual do Cineteatro no mês de setembro é “Gigantes pela própria natureza” de Célio Celestino. A exposição apresenta uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais.



Visita Guiada online

No projeto de Visita Guiada, disponível gratuitamente aqui no site do Cineteatro, o público é convidado a embarcar na história do São Luiz. Para isso, aspectos históricos dos cinemas de Fortaleza são descritos, assim como a trajetória do fundador do Cine: Luiz Severiano Ribeiro. O formato de linha do tempo traz ilustrações, cronologia e curiosidades do período, até chegar na atualidade. Aqui, o público é convidado a adentrar os espaços do equipamento, do Foyer ao Palco, através de vídeos gravados em 360º. A visita online finaliza como a presencial, com convite para conferir um documentário sobre as atividades do Cineteatro ao longo dos últimos anos (desde sua reabertura).


E mais…


Para o mês de setembro, o Cineteatro prepara um novidade, é o Cena São Luiz”. Um espaço virtual de encontros, conhecimento, arte, compartilhamento e afetos… do jeito do São Luiz. Além de atravessar fronteiras, levando a cultura cearense para o mundo, e discutir as novas formas de fazer arte e cultura no cenário pós-pandemia, o programa em formato de “Web TV” trabalha as diversas linguagens artísticas que compuseram a programação do equipamento cultural nos últimos cinco anos. O cenário é o palco do Cineteatro, revisitado para chegar a milhares de telas e lares por meio da internet. Quem comanda o programa, que terá duas edições por mês a partir de setembro, é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor.


Programação Corrida


02/09 (quarta)


19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] La La Land

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

● Direção: Damien Chazelle| Comédia Musical, Romance | EUA | 2017 | 2h08 | Legendado | Livre

● Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.



20h [Arte em Rede] Roda de Conversa Teatro e Cidade: Nóis De Teatro 18 Anos

Teatro / Live | 50’

➜ Onde: no canal no Youtube do Cineteatro (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza)

● A cidade é nosso labirinto mais íntimo. Nela, com ela e através dela nos inventamos e concebemos o mundo. De suas periferias avistamos sua grande potência: vida e arte como matéria para composição de uma outra História.

Nessa Roda de Conversa, Altemar Di Monteiro convida os artistas do Nóis de Teatro para conversar sobre as cidades tecidas e imaginadas por estes oito artistas ao longo dos seus 18 anos de existência.


21h [Sons do Ceará] “The Singing of Hungry” de Obskure

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

“Obskure” iniciou sua trajetória em maio de 1989, logo surpreendendo com trabalhos notáveis e de destaque na cena Death Metal brasileira. Após o lançamento de demo-tapes, CDs promo e coletâneas, a banda lançou, em 1998, o álbum “Overcasting”, que impressionou por sua consistência e qualidade. Em 2012 foi a vez do álbum “Dense Shades Of Mankind”, trazendo em músicas fortes e inspiradas, numa fase mais madura e intensa da banda, atingindo elevado patamar de atmosfera musical por seus elementos de peso, velocidade e melodia, características que marcam a sonoridade da Obskure em seus 30 anos de existência.

O videoclipe da música “The Singing Of Hungry” foi gravado no Cineteatro São Luiz, por ocasião do show em comemoração aos 30 anos de trajetória artística da banda.


21h40 [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] A Primeira Noite de um Homem

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

● Direção: Mike Nichols | Comédia Dramática | EUA | 1968 | 1h42 | Legendado | 14 anos

● Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).



03/09 (quinta)



19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] Volume Morto

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

● Direção: Kauê Telloli | Drama/Suspense | Brasil | 2020 | 1h20 | Português | 14 anos

● Sinopse: Uma jovem professora se mobiliza para resolver o estranho caso de um menino mudo, de sete anos de idade, mas acaba se tornando a principal suspeita do problema.



20h [Semana do Audiovisual Cearense] Humberto Teixeira - Vida e Música

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Direção: Angela Gurgel | Roteiro e Pesquisa: Marina Ratis | Montagem: Vinicius Augusto Bozzo | Produção: Ana Célia de Oliveira | Duração: 44’03” | Coordenação Núcleo de Documentários da TV Assembleia: Angela Gurgel

● Sinopse: O documentário é um filme biográfico sobre o compositor cearense, que também foi advogado e político. Humberto Teixeira é muito lembrado por sua parceria com Luiz Gonzaga. Juntos, eles criaram músicas que são conhecidas mundialmente, como “Baião” e “Asa Branca”. Ele também teve outros parceiros e fez muito sucesso compondo sozinho. Na condição de advogado e político, atuou como grande defensor do direito autoral no cenário da música brasileira.

04/09 (sexta)


21h [Sons do Ceará] “Palavras ao Vento”, de Paulo Kalu

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Paulo Kalu possui mais de 17 anos dedicados exclusivamente à música. Em 2012 partiu em turnê pela América Central, com o espetáculo “Brasilidades”, tendo passado por 4 países: Nicarágua, Costa Rica, Honduras e El Salvador. Em 2014 o músico estreou o show “Reticenciar…” no Sesc Iracema de Fortaleza, onde reuniu toda sua pesquisa sonora feita pelos países da América Central. Em 2015 foi para São Paulo trabalhar em um novo CD e produzir artistas independentes.

Em 2017 finaliza a produção do disco "100 Sentidos", gravado ao vivo em Fortaleza e parte para uma tour nacional na cidade natal e internacional em Cabo Verde. Em 2018 trabalhou no seu novo show "Só", que teve estreia no Porto Dragão Experimental, CE. Em 2019 estreou o novo show "Violão do Nordeste" em parceria com o grande amigo e multi-instrumentista Alan Kardec.

06/09 (domingo)


18h [Arte em Rede] Arquivo de Cera: de programa de rádio para a internet - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)

Música

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● O Projeto “Arquivo de Cera: de programa de rádio para a internet”, de autoria do jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador cearense, Miguel Ângelo de Azevedo, conhecido nacionalmente como Nirez, consiste em produzir, em formato digital, uma edição especial do programa de rádio “Arquivo de Cera”, através da produção de um vídeo, inédito, para ser publicado na internet.

Assim, fazendo uso das novas tecnologias, Nirez leva pela primeira vez o conteúdo de seu programa do rádio para ser veiculado na internet.

O programa “Arquivo de Cera” foi criado por Nirez em 1963. Desde então, mantém o programa que vai ao ar, atualmente, aos domingos, pela Rádio Universitária FM, difundindo a música brasileira gravada em discos de 78rpm, sempre com informes históricos sobre cada gravação apresentada. Por estar no ar ininterruptamente, desde junho de 1963, constitui-se como o mais antigo programa do rádio cearense, ainda em atividade, incluindo AM e FM.

Nirez, que é considerado um dos maiores guardiões da memória histórico-cultural do Ceará, tem a música como uma de suas paixões. Começou a colecionar discos de 78rpm nos anos 1950, possuindo uma das mais importantes discotecas especializadas do País. Aos discos, soma-se uma grande coleção de livros especializados sobre MPB. Juntamente com o pesquisador Jairo Severiano, Nirez organizou e produziu os LPs “Revolução de 30” (1998), “Revolução de 32” (1982) e “O Ciclo Vargas” (1983), editados pelo SESC e Fundação Roberto Marinho, e o LP “Memória da Farmácia”, nos 50 anos dos Laboratórios Roche, em 1981. É autor de vários livros sobre a discografia brasileira, entre eles “O Balanceio de Lauro Maia” (1991); a “Discografia Brasileira em 78rpm - 1902-1964”, produzida em parceria com os pesquisadores Alcino Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano (editada pela primeira vez em 1982 pela Funarte/Xerox) e “A História Cantada no Brasil em 78 rotações” (2012).

Agora, motivado por uma maior necessidade de estar presente no ambiente internet e como forma de levar para mais pessoas, em tempos de quarentena e distanciamento social, informações importantes sobre sua pesquisa musical, Nirez decidiu redefinir a proposta de seu programa de rádio, criando e produzindo uma edição especial e inédita do mesmo, através de um vídeo. Ao publicar e disponibilizar tal conteúdo na internet, permitirá ao público em geral, de forma gratuita e irrestrita, acesso a aspectos singulares da música brasileira gravada em discos de 78rpm.


21h [Sons do Ceará] “Sertão Central”, Zé do Norte

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro.

● José Lásaro Rodrigues Santos deixou Madalena, município de Quixeramobim, em 1980, para vir a Fortaleza estudar no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Filho de acordeonista, adotou o nome artístico de “Zé do Norte”, transformando o gosto pelo instrumento em carreira. Em sua trajetória, o sanfoneiro acompanhou artistas como Fagner, Amelinha e Belchior. Tornou-se produtor musical e assessorou mais de mil artistas na produção de discos pelo país. Acumula viagens pela Europa com trabalhos solo e participações em festivais de música, como o Festival de Camocim. Tem dois discos gravados: “Entre amigos” e “Zé do Norte do Ceará Instrumental”.

O videoclipe apresenta a música instrumental “Sertão Central”, de sua autoria.


08/09 (terça)



19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | O Patalarga

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Animação | Fantasia | 1h17 | cor | 2019 | Livre | Argentina | Direção: Mercedes Moreira | Roteiro: Edi Roca | Vozes: Favio Posca, Peto Menahem, Ines Efron, Tamara Kipper, Charo Lopez, Julian Lucero

Sinopse: ... nesta cidade, todas as crianças tiram uma soneca. Não é que eles sejam obedientes, é que a temível lenda da monstruosa do Patalarga anda pelas ruas vazias e ninguém ousa sair. É uma lenda? Uma invenção dos pais para dormir em paz? ... ou a Perna Longa realmente existe?


Mercedes Moreira é diretora, produtora, animadora e roteirista. Fez vários curtas-metragens, videoclipes, filmes e séries. Seus curtas foram exibidos em vários festivais internacionais.


21h [Sons do Ceará] “Algarobas”, de Laura Palmer

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro.

● “Nasce no solo fértil de Juazeiro, além deste um outro pé, o de Algaroba; Este, estático como o Pessoa fingidor pelas calçadas, um dia olha pro céu, meu amor e canta. Árvore de raízes longas e profundas que nasceram na África em um tempo antes do tempo e circularam o restante do globo, indo uma perna para Europa, outra para a Ásia e essa tinha duas pontinhas, uma triscava o Japão e outra na Oceania. A última perna foi bater no admirável mundo novo… Tudo isso é “Algarobas” e sem responsabilidade nenhuma com nada disso, se faz a música como a vida sem conceitos pré definidos nem influências fincadas, se escreve o que jamais imaginou e no final adivinha, aí toca e canta.”


21h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | Revés

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Ficção | Neo-noir/Suspense| 1h34 | cor | 2019 | 14 anos | Estados Unidos | Direção e Roteiro: Brian A. Metcalf | Elenco: Mickey Rourke, Penelope Ann Miller, Sean Astin, Lou Diamond Phillips, Thomas Ian Nicholas, Matt Ryan e Kelly Arjen 

Sinopse: Um motorista de carro compartilhado, sofrendo de doença mental, descobre que sua irmã está em dívida com um perigoso sindicato do crime.


Brian A. Metcalf (WGA, PGA, DGA, VES, ASCAP) é um escritor, diretor, produtor e ator asiático-americano. Metcalf desenvolve inúmeros projetos para cinema, televisão e multimídia. 


09/09 (quarta)


18h [Arte em Rede] Disforia - Isso é tudo que você precisa saber agora

Teatro / (Ep1: 10:34 ; Ep2: 8:31 ; Ep3: 8:38 ; Ep4: 11:16)

➜ Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br

O PodTeatro é uma versão contemporânea do drama radiofônico, amplamente conhecido como radionovela. A radionovela teve seu período áureo no Brasil entre os anos 40 e 50, e era um entretenimento popular no difusor mais potente de comunicação da época, o rádio; anteriormente, em meados dos anos 30, já eram apresentados os “teatros em casa”, os “radiatros” e esquetes teatrais em emissoras de rádio brasileiras. Com a chegada do cinema e da televisão, as radionovelas perderam um pouco seu espaço, mas com o avanço tecnológico do século XXI, a efervescência da cybercultura e o surgimento de novas mídias, essa linguagem artística vem sendo ressignificada, ganhando outros espaços, contextos e dimensões.


Surge, então, o projeto “Damaflix: Plataforma PodTeatro”, um espaço de investigação/experimentação em criações cênico-auditivas, inspirado no significativo histórico das radionovelas e suas atualizações na contemporaneidade. A série inicial do projeto intitula-se “Disforia”, tendo, a primeira temporada, o subtítulo “isso é tudo que você precisa saber agora”. A série reflete o período de suspensão de atividades artísticas a partir das perspectivas de personagens presentes nos espetáculos do repertório do Coletivo Dama Vermelha; as personagens se encontram, inesperadamente, em um lugar desconhecido, em contextos deslocados de seus espetáculos originários, sendo impelidas à descoberta de onde estão e o que (e por quê?) está acontecendo com elas. Mesmo em período de isolamento, essas personagens são convocadas à atuação sob novas perspectivas, refletindo as inquietações de seus/suas artistas criadores/as e a incessante necessidade de produzir, mesmo que a distância, mesmo que por meio de reinvenções; reinvenções que afloram a descoberta de outras possibilidades e caminhos à criação, às artes.


10/09 (quinta)


20h [Semana do Audiovisual Cearense] Emiliano Queiroz - O ator em sua essência

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Pesquisa: Marina Ratis e Angela Gurgel | Montagem: Vinicius Augusto Bozzo | Finalização: Angela Gurgel | Duração: 51’19” | Coordenação Núcleo de Documentários da TV Assembleia: Angela Gurgel

● Sinopse: Gravado no Rio de Janeiro e em Fortaleza, o documentário conta a trajetória do ator Emiliano Queiroz desde a infância, ele, que deu vida a personagens inesquecíveis do teatro e da televisão brasileira, como o Dirceu Borboleta, da novela O Bem-Amado, primeira novela em cores da TV brasileira; o personagem Veludo, em Navalha na Carne; e Geni, da Ópera do Malandro. Este último inspirou Chico Buarque a compor a canção Geni e o Zepelim.

21h [Sons do Ceará] “Mundo Paralelo” de Bull Control

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Formada em 2015 , a banda “Bull Control” se propõe a mostrar um som sem rótulos e sem querer demandar influências. Formada por Giovanni (Guitarra), Digão (Voz), Thiago (Baixo) e Leandro (Bateria), a ideia é mostrar uma sonoridade agressiva e selvagem a ponto de não deixar ninguém parado. O videoclipe da música “Mundo Paralelo” tem direção, roteiro e imagens de Glênio Mesquita, com produção da Bull Control, Estúdio Esconderijo e Pêa Muita Produções.


21h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | Exilio

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Ficção | Fantasia | 110’ | cor | 2019 | 12 anos | Grécia | Direção e Roteiro: Vassilis Mazomenos | Elenco: Stephen Kakavoulis, Dimitris Siganos, Angeliki Karistinou, Katerina Tsasi, Panos Boras, Fanis Milleounis, Panos Zournatzidis, Alexios Kotsoris, Dimitris Fourlis, Christos Zaxarof, Kostis Savvidakis, Nikos Pantelidis, Angeliki Bini, Hara kontaxaki, Alexia Bogdanos, Nikos Sevastopoulos, Gewrgia Mauroidopoulou, Alex Tzebelikos, Paris Skalafouris, Katerina Markezini 

Sinopse: Aris, um homem desesperado, está tentando sair do país com um barco quase naufragado. Depois de ser resgatado de um certo afogamento de alguns homens das forças de fronteira, ele volta agora como estrangeiro em seu próprio país em ruínas. Ele experimenta todos os "pecados" e extremos como um homem fora do Sistema. Ele rouba; ele se torna escravo e mata. Ele tenta, voluntariamente, sobreviver de maneira não ortodoxa. É essa a história de um Ulisses moderno ou o pesadelo de um homem comum?


Vassilis Mazomenos é um diretor, escritor e produtor grego, além de ser membro da Academia Europeia de Cinema e da Academia Grega de Cinema. Fundador e diretor de filmes de Horme, é diretor de nove longas-metragens e produtor de quarenta curtas-metragens. Os seus filmes foram apresentados e premiados em muitos festivais internacionais: incluindo o Montreal World Film Festival, o Tallinn Black Nights Film Festival, o International Film Festival da Índia, o Thessaloniki International Film Festival, o Cairo International Film Festival, o Sitges International Film Festival, o Fantasporto Film Festival em Portugal, e muitos outros.


11/09 (sexta)



18h [Arte em Rede] Exposição “Gigantes pela própria natureza” - Célio Celestino

➜ Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes

● Release: Em “Gigantes pela própria natureza”, o artista Célio Celestino apresenta uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais.


12/09 (sábado)


21h [Sons do Ceará] “Último Desejo”, de Colossais

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

A banda “Colossais” surgiu em 2011, em Fortaleza/CE, busca trazer ao cenário atual um som pesado e visceral, com influências que vão de clássicos do Rock como Black Sabbath a bandas de New Metal dos anos 90 e 00’s. Com letras em Português, explora diversos temas, na maioria das vezes relacionadas ao comportamento humano.

Seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "A Queda", foi lançado em duas partes: o EP A Queda Parte I (2014) e o EP A Queda Parte II (2015), projetos que renderam as canções “Sentir é Viver”, “Pessoas” e “Onde ideias estão”. Em 2017 a banda lançou seu primeiro material ao vivo “ Colossais Sessions – LIVE 5 anos”, e no mesmo ano iniciou a pré-produção o EP “O homem”, projeto lançado em 2018 em parceria com Gambiarra HomeStudio.

O Videoclipe da música “Último Desejo” teve direção e edição de Matheus de Oliveira e captação de imagens de Daniela Duarte.


13/09 (domingo)


Lançamento Cena São Luiz - EP 1

14/09 (segunda)


19h [Curta Mais Teatro] “Frei Tito: vida, paixão e morte” - Grupo Formosura de Teatro Onde: no canal no YouTube do Cineteatro (http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e em seu site (www.cineteatrosaoluiz.com.br)

Escrita entre 1983 e 1985, a peça documenta a trajetória e o ideário de Tito de Alencar Lima (1945 -1974), dominicano cearense, militante contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, preso político torturado e banido de seu país, jovem exilado que na França suicida-se. O texto, uma espécie de reportagem teatral, aborda para além da biografia de Frei Tito fatos marcantes relativos à geração que, no Brasil, encarnou a vanguarda de uma militância revolucionária de esquerda.


Frei Tito: Vida, Paixão e Morte menção honrosa no Concurso Internacional de Obras Teatrais do Terceiro Mundo (UNESCO-Caracas,1987), resulta de pesquisa que envolve a consulta aos livros Batismo de Sangue, de Frei Beto, Fora do Campo, de Raniero La Valle e Um Homem , de Oriana Falaci.


FICHA TÉCNICA:

Texto: Ricardo Guilherme

Direção; Graça Freitas

Elenco: Leonardo Costa, William Mendonça e Maria Vitória

Direção Musical: Rami Freitas

Montagem: GRUPO FORMOSURA DE TEATRO

Classificação: 12 anos


21h [Sons do Ceará] “Sob as calçadas, a praia”, de Sobrecéus

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● A banda “Sobrecéus” desenvolve um trabalho autoral e independente na cidade de Itapipoca (CE) desde 2017. Formada por Bruno Aruna (guitarra e vocal), Eric Moreira (bateria) e Gustavo Barroso (baixo), a Sobrecéus, que já lançou dois EPs - Detentos de Si (2018) e Sob as calçadas (2020) – explora várias sonoridades em seu trabalho, com letras que abordam temas como loucura, direitos universais e a voz feminina na sociedade.

O videoclipe da música “Sob as calçadas, a praia” teve imagem e edição de LucsLucs, com Adriel Cavalcante no elenco, Bruno Aruna como assistente, produção e maquiagem de Amanda Moreira e Júlia Maria.

16/09 (quarta)

18h [Arte em Rede] (desmontagem) Em Casa de Ferreiro o Espeto é de Ferro

Teatro | 37’

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Inspirado na vida e na arte do Mestre Raimundo Aniceto, da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, e no saber e fazer de Maria de Lourdes, costureira e bordadeira, o projeto faz uma travessia que conecta memória, ancestralidade, arte popular e cultura, para narrar a sabedoria e grandiosidade de nossos mestres.

Link do material produzido: https://www.youtube.com/watch?v=N5U_y7OrIus&t=9s




19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | Jim Botão e Lucas, O Maquinista

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Ficção | Fantasia | 1h45 | cor | 2018 | Livre | Alemanha | Direção: Dennis Gansel | Roteiro: Dirk Ahner, Andrew Birkin, Sebastian Niemann | Elenco: Henning Baum, Solomon Gordon, Annette Frier, Christoph Maria Herbst, Uwe Ochsenknecht, Milan Peschel, Rick Kavanian e Michael Bully Herbig

Sinopse: Baseado no romance de Michael Ende, esta aventura épica de fantasia de um jovem órfão Jim Botão, seu melhor amigo LUKE e uma maria fumaça chamada Emma viajam pelo mundo em busca da verdade sobre a origem de Jim. Lutando contra piratas e dragões, superando gigantes de faz-de-conta, eles viajam pela Floresta das Mil Maravilhas, além do Fim do Mundo, para encontrar a Cidade do Dragão escondida.


Dennis Gansel, nasceu em 1973, em Hannover, na Alemanha. Ator, roteirista e diretor, iniciou sua carreira em 1996, o filme “A Onda” (2008), estrelado por Jürgen Vogel, ganhou o troféu Júpiter de Melhor Diretor no Prêmio Alemão de Cinema, o Prêmio Roteiro em Turim e o Prêmio Especial do Júri em Istambul, e foi exibido no Sundance. Seu filme de vampiro "As Donas da Noite" (2010), estrelado por Karoline Herfurth, Nina Hoss, Jennifer Ulrich, Anna Fischer e Max Riemelt, ganhou o Prêmio do Júri Especial em Sitges. Em 2016, Dennis Gansel filmou seu primeiro grande filme de Hollywood, "Assassino a Preço Fixo 2: A Ressureição", estrelado por Jason Statham, Tommy Lee Jones e Jessica Alba.


21h [Sons do Ceará] “Oblivion”, de Profundezas do Silêncio

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

Formado por Weslley Lopez (Violão) e Nathanael Silva (Violoncello), o “Profundezas do Silêncio” é, segundo seus componentes, um projeto que consiste em músicas calmas e sombrias ao estilo neofolk, violão clássico e ambientações. O videoclipe da música “Oblivion”, de Nathanael Silva, tem direção de Uési Schism, que assina o roteiro com Daniela Duarte, também responsável pela captação de imagens e edição.


21h15 [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | A Festa Silenciosa

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Ficção | Suspense | 1h27 | cor | 2019 | 12 anos | Argentina e Brasil | Direção: Diego Fried | Roteiro: Diego Fried, Nicolas Gueilburt, Luz Orlando Brennan | Elenco: Jazmin Stuart, Gerardo Romano, Esteban Bigliardi, Lautaro Bettoni, Gaston Cocchiarale

Sinopse: Horas antes de celebrar seu casamento na casa de veraneio de seu pai, Laura sai sozinha para caminhar e se depara com uma festa inusitada. Dança e se diverte até o momento que um acontecimento violento muda drasticamente o rumo da noite, envolvendo seu pai e seu noivo. Diego Fried estudou na Universidade do Cinema e participou do Campus de Talentos de Berlim. Ele é cineasta e publicitário. Seus filmes foram exibidos e premiados em importantes festivais internacionais.


17/09 (quinta)

19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | A Mulher da Fotografia

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

Ficção | Fantasia| 1h29 | cor | 2020 | 14 anos | Japão | Direção e Roteiro: Takeshi Kushida | Elenco: Hideki NagaiKey, Itsuki OtakiKey, Toshiaki InomataKey e Toki Koinuma

Sinopse: Um fotógrafo misógino descobre pela primeira vez em sua vida as alegrias de amar uma mulher, enquanto ela está confusa sobre sua identidade e auto-estima. Ele parece conseguir ajudá-la em suas percepções de si mesma com suas habilidades de retoque fotográfico.


Nascido em 1982. Takeshi Kushida é membro da Pyramidfilm em Tóquio. A Mulher da Foto é seu filme de estreia.


20h [Semana do Audiovisual Cearense] As Histórias de Quintino Cunha

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Direção e Roteiro: Angela Gurgel | Montagem e Direção de Fotografia: Vinicius Augusto Bozzo | Produção: Ana Célia Oliveira | Duração: 35’22” | Coordenação Núcleo de Documentários da TV Assembleia: Angela Gurgel

● Sinopse: Nomeando rua e bairro em Fortaleza, Quintino Cunha foi advogado, jurista, escritor e poeta , ficando também conhecido pelas histórias e causos cheios de humor e molecagem típicos do povo cearense, uma espécie de precursor de várias gerações de humoristas que até hoje reverenciam sua memória.

18/09 (sexta)


21h [Sons do Ceará] “Natural de Nós”, de Gravatas Borboletas

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Formada em 2015, “Gravatas Borboletas” é uma banda de rock autoral fortalezense com influências do funk, soul, rock e afrobeat. Contando com Pedro Pealta (voz e percussões), Gabriel Gaalta (baixo), Diego Barros (guitarras) e Kevin Cavalcante (bateria), a música “Natural de Nós” teve produção, mixagem e masterização de Augusto Oliveira, com William Ferreira sendo o responsável pela direção, fotografia e montagem do videoclipe.

19/09 (sábado)


18H [Arte em Rede] TrancAfiadas

Teatro

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Ficha técnica > Atrizes: Ana Cristina Viana e Solange Teixeira | Edição: John Trindade | Produção: Calanta Viana

● Classificação: Livre

● TrancAfiadas - projeto de realização de vídeos pelas atrizes Ana Cristina Viana e Solange Teixeira durante processo de isolamento social; o mini doc conta os artifícios, dificuldades para gravar diversos temas num mesmo cenário, aproveitamento das roupas, e a necessidade do fazer arte mesmo em tempos difíceis.


Elas mostram e relatam sobre os bastidores, processo criativo e realização, tudo com muito humor (característica das TrancAfiadas), intercalando com cenas de alguns de seus vídeos de maior repercussão.


Para finalizar, usufruindo da metalinguagem, o Mini Doc exibe na íntegra o vídeo Amiga Páia, narração de um acontecimento interpretado no linguajar “cearenseis”, tradição oral do nosso povo que se tornou popular e aclamado no restante do país. Mas não se preocupe, o vídeo tem direito a legenda de tradução para os que não dominam “nossa língua”.


20/09 (domingo)


18h [Dentro do Som] Nayra Costa

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/dentrodosom e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Nayra Costa desenvolve um espetáculo exclusivo para o projeto Dentro do Som que nos convida a uma imersão numa experiência visual e sonora pelas músicas produzidas ao longo de sua trajetória. Interpretando composições de artistas cearenses como Danilo Guilherme, Daniel Groove e Saulo Duarte, se deliciando entre ritmos que vão do jazz ao reggae e Rithm and Blues numa experimentação com teclas e percussão, o espetáculo conta com a intervenção do artista visual Valentino Kmentt.


20h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico | O Cemitério das Almas Perdidas (Première Mundial)

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso R$ 60,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros) - www.cineteatrosaoluiz.com.br/imprensa-cine-drive-in

● Ficção | Horror | 1h35 | cor | 2020 | 14 anos | Guarapari (ES), Brasil | Direção e Roteiro: Rodrigo Aragão | Elenco: Renato Chocair | Allana Lopes | Diego Garcias | Caio Macedo | Clarissa Pinheiro | Francisco Gaspar | Carol Aragão | Markus Konka

● Sinopse: Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.


21h [Sons do Ceará] “Vida que segue”, de Cláudio Oliveira

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Cantor, compositor e guitarrista cearense, “Cláudio Oliveira” é músico atuante na noite de Fortaleza há mais de 25 anos. É co-fundador da Associação Casa do Blues, ex-membro da banda Puro Malte e já participou de diversos festivais de grande relevância em seu estado, como o Festival Canoa Blues e Jazz & Blues Guaramiranga, entre outros. Lançou seu primeiro álbum solo "My Way Home" em 2017 e em 2018, o EP "Brazuca Blues".

O videoclipe da música “Vida que Segue” foi dirigido por Daniel Silva, com Leonardo Nathan assinando a direção de arte; os dois assinam a direção de fotografia e captação de imagens.

22/09 (terça)


19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] A Primeira Noite de um Homem

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

● Direção: Mike Nichols | Comédia Dramática | EUA | 1968 | 1h42 | Legendado | 14 anos

● Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).


21h [Sons do Ceará] “Sob o Luar”, de Rematte ➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Formada por Daniel Gadelha (voz), Álvaro Abreu (bateria), Jonas Monte (baixo) e Thiago Barbosa (Guitarra) a banda Rematte aborda temas como reflexões individuais, engajamento social e a energia das relações em um contexto urbano, intercalando atmosferas musicais com distorções agressivas.

O videoclipe da música “Sob o Luar” teve direção de Vicente Ferreira e montagem e finalização da Vomor Produções.

21h10 [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] La La Land

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

Direção: Damien Chazelle| Comédia Musical, Romance | EUA | 2017 | 2h08 | Legendado | Livre

Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.


24/09 (quinta)


20h [Semana do Audiovisual Cearense] Padre Ibiapina - O Missionário

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● Direção: Angela Gurgel | Produção e Roteiro: Ana Célia de Oliveira | Captação de imagens: Salomão Costa, Marcelo Alves, Fabiano Moreira e Cristiano Freitas | Montagem: Daniel Cardoso | Duração: 46’46” | Coordenação Núcleo de Documentários da TV Assembleia: Angela Gurgel

● Sinopse: José Antônio de Maria Ibiapina, nasceu em Sobral (CE), em 1806, e morreu no Sítio Santa Fé (PB), em 1883. Antes de se tornar missionário, foi professor, deputado, advogado e juiz de Direito; tinha 47 anos quando abandonou a vida civil para se tornar padre. Peregrinou pelos sertões do Nordeste brasileiro, evangelizando e promovendo obras de ação social e educação. Durante as missões, ele construiu açudes, cemitérios, capelas, igrejas e casas de caridade. O legado de padre Ibiapina é valioso e sua atuação permanece na memória popular até os dias de hoje.

21h [Sons do Ceará] “Fábrica Vida”, de Os Bardos ➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Os Bardos é uma banda que mescla elementos das culturas ocidental e oriental. Sua influência vem da rica fonte cultural do Movimento Armorial, da cultura popular brasileira e da linguagem do rock progressivo e jazz. Formado por Paulo Marcelo (Voz e Guitarra), Francisco Gustavo (Voz e Baixo), Roney Souza (Percussão e Flauta transversal) e Webert-San (Bateria e Percussão), o grupo, fundado em 2016, também incorpora fortes influências do sertão norte do Estado, assim como ritmos conhecidos de artistas como Luiz Gonzaga, Frank Zappa e Ednardo.

21h30 [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] La La Land

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

● Direção: Damien Chazelle| Comédia Musical, Romance | EUA | 2017 | 2h08 | Legendado | Livre

● Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.


25/09 (sexta)


19h [Curta Mais Teatro] Para AQUELAS que não estão mais - Grupo Manada Teatro

Onde: no site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

● O espetáculo “Aquelas - Uma dieta para caber no mundo”, da Manada Teatro, circulou no ano de 2019 por todo Brasil, passando pelas principais casas de espetáculos do país dentro do projeto Palco Giratório (Sesc). Em todo esse trânsito, que também é material de investigação do coletivo, o grupo passou por diversos “Teatros – Patrimônios” espalhados Brasil à dentro, observando e sentindo a importância desses espaços para a o fortalecimento cultural do seu povo e na discussão de temas da atualidade. Dentro de tudo que foi sentido e inspirado durante o processo de turnê, passando pelo momento de isolamento social que nos atinge nesse momento, a Manada propõe “Para AQUELAS que não estão mais”, um experimento audiovisual à partir do espetáculo “AQUELAS - Uma dieta para caber no mundo”, que gera uma provocação pertinente acerca do isolamento social e as inúmeras violências domésticas cotidianas decorrentes disso. O experimento ocupará toda área do Cineteatro São Luiz, fragmentando o pensamento e a obra de arte em consonância com ausência do público nesse momento, trazendo à tona o vazio e o silêncio da sociedade diante dos inúmeros casos de violência e feminicídio ocorridos nesse momento, e sempre. Ressignificaremos, assim, não só a obra, mas o fazer artístico e sua práxis dentro da arquitetura do espaço. Desse modo a Manada Teatro vem contribuir com o pensamento de uma sociedade mais justa e livre do pensamento patriarcal e violento.


26/09 (sábado)


21h [Sons do Ceará] “Repara”, de Gley ➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Cantor cearense, “Gley” iniciou sua carreira em cima de um trio no carnaval de Salvador, em 2011. Levou o axé para vários palcos, incluindo a ExpoCrato. Após uma parada na carreira, Gley retorna ao cenário musical com uma nova identidade.


O videoclipe da música “Repara”, composição de Gley, teve Bruno Olly como responsável pela produção de moda e Ricele Andrade pela maquiagem do elenco, que foi formado por Ricele Andrade, Bruno Olly, Emily Dourado, Luiz Andrade, Lukas e Nathalia Sophia.

27/09 (domingo)


Exibição - Cena São Luiz - EP 2


28/09 (segunda)


21h [Sons do Ceará] “Resiliência”, de M.A.N.O ➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● M.A.N.O representa a sigla “Minha Alma Nascerá Oposta”, frase que traduz um novo momento na carreira do artista, na sua vida pessoal e espiritual, um sentimento, segundo ele, “De oposição aos erros do passado, ao medo, à falta ou à inversão de valores morais, uma ideia de uma alma oposta à falta de fé, ao conformismo e assim por diante; o sentido está aberto às mais diversas interpretações.”

O videoclipe da música “Resiliência”, composição de M.A.N.O, teve direção de fotografia e edição de Nido Gueto, com mixagem, captação, masterização e produção da Noiz é Gueto Produção.

30/09 (quarta)


18h [Arte em Rede] “Nebulosa”, de Ayrton Pessoa Bob

Música / Videoclipe

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza), Instagram (@cineteatrosaoluiz) e facebook do Cineteatro

● Música e concepção geral do vídeo: Ayrton Pessoa Bob | Direção de fotografia e edição: Levy Mota | Performers: Juliana Tavares, Débora Ingrid e Gil Rodriguês.

● Nebulosa é um videoclipe colaborativo que aborda, com música e dança, questões e limitações emergentes na pandemia atual. A música, gravada originalmente para o álbum “Horizonte Aparente” (Ayrton Pessoa Bob, 2019), ficou fora da publicação e será lançada com o clipe. O vídeo foi construído por meio do convite ao contato e à interação (mesmo à distância); costurado com imagens enviadas por artistas que, ouvindo a música, propuseram, de forma livre, ações relacionadas a um novo habitar. Junto à música, questões foram enviadas aos performers Juliana Tavares, Débora Ingrid e Gil Rodriguês: “quais seriam as reações, as vontades e as necessidades do corpo que se reforma no mundo em transe para o lugar seguro? Como interagir sem agredir?”.


Para concluir o trabalho, um último artista, Levy Mota, foi convidado para fazer a edição do vídeo, criando e escolhendo conexões entre o material produzido e tecendo uma narrativa com imagens e sons. Usando o conceito de ‘nebulosa’ como transição e renascimento, o clipe propõe pensar a própria casa como um outro mundo para habitar, recriada como um lugar seguro pelo poder de transformação das relações pessoais e ambientais. Propõe também esboçar alternativas para o corpo nos gestos cuidadosos das limitações atuais, alternativa que combina escape e conexão. Trata-se, enfim, da reinvenção da vida, do hábito e do habitat. Reinvenção dos laços: a distância que não afasta ou abandona, o conhecimento que não agride ou distorce. A música é longa, o andamento é lento e os sons têm contornos indefinidos: assim se imagina o movimento nebuloso e emergente do lugar da humanidade sob (e pós) pandemia.



19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] La La Land

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

● Direção: Damien Chazelle| Comédia Musical, Romance | EUA | 2017 | 2h08 | Legendado | Livre

● Sinopse: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.


21h [Sons do Ceará] “Immense”, de Fehe

➜ Onde: no canal no Youtube (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e Instagram (@cineteatrosaoluiz) do Cineteatro

● Fehe, cantor, compositor e produtor independente, vem desenvolvendo um trabalho autoral sofisticado, onde a poesia, associado a uma atmosfera musical etérea, remete a um universo onírico e repleto de simbolismos.


21h40 [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] A Primeira Noite de um Homem

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

● Direção: Mike Nichols | Comédia Dramática | EUA | 1968 | 1h42 | Legendado | 14 anos

● Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).


01/10 (quinta)


19h [Faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN] A Primeira Noite de um Homem

➜ Onde: Imprensa Food Square (entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2222)

● Valor do ingresso de terça-feira à quinta-feira: R$ 40,00 (por veículo; máximo de ocupação 4 passageiros)

● Direção: Mike Nichols | Comédia Dramática | EUA | 1968 | 1h42 | Legendado | 14 anos

● Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).




CINETEATRO SÃO LUIZ
Rua Major Facundo, 500 - Centro | Fortaleza - Ceará |  CEP: 60025-100

Bilheteria: (85) 3252.4138
De Terça a Sábado – 10h às 18h30

© 2020 – Cineteatro São Luiz |  Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Ascom Cineteatro São Luiz

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram
  • Whatsapp