Programação especial de São João

Nos dias 2, 9 e 16 de junho, o Cineteatro São Luiz coloca em cartaz o “Sons da Festa: Patrimônio e Diversidade Cultural no São João do Ceará”, programação que celebra o ciclo junino em formato virtual (live) e abordará o patrimônio e a diversidade cultural no São João do Ceará, a tradição das bandas cabaçais com seus mestres e a musicalidade dos grupos regionais, manifestações expressivas desta festividade. Com início sempre às 18h, as atividades serão veiculadas através do site e canal de YouTube do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e terão acessibilidade em Libras.



De acordo com Aterlane Martins e Hildebrando Maciel Alves, curadores convidados desta programação, o Ceará se destaca no cenário junino nacional através da qualidade dos espetáculos apresentados pelas quadrilhas juninas e pela primazia na organização do movimento cultural. No entanto, outras nuances desta festa merecem destaque, como é o caso da tradição da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha. “Nesta manifestação, destacamos a presença inconfundível das sonoridades produzidas pelas bandas cabaçais. Na região do Cariri, esses conjuntos musicais animam festividades civis e religiosas. São presença constante no cotidiano local, atuando de maneira expressiva no São João.”, afirmam.


Destacando justamente essas sonoridades, as lives são divididas em três temáticas. A primeira, no dia 2 de junho, é formativa, abordará o “Patrimônio e diversidade cultural no São João do Ceará” e contará com a participação de estudiosos e agentes da cultura junina, sendo eles: Igor Soares (historiador do Iphan, Mestre em História Social), Marcos Evangelista (arte-educador, dramaturgo e autor de casamentos juninos) e Aterlane Martins (professor, historiador e pesquisador do patrimônio cultural); com mediação de Hildebrando Maciel Alves (historiador, pesquisador de patrimônio e memória, Brincante de Boi e Reisado de Congo).

Foto 1: Igor Soares / Foto 2: Marcos Evangelista / Foto 3: Aterlane Martins


A segunda live, no dia 9, é musical e abordará “Ao som das cabaçais: um São João de tradição”, um bate-papo com a Banda Cabaçal São José (criada há 184 anos, no município de Missão Velha, por Manoel Ribeiro, bisavô do Mestre Cícero Ribeiro que hoje está à frente do grupo), Banda Cabaçal Santa Edwiges (fundada há 9 anos em Juazeiro do Norte por Mestre Leandro, jovem que desde cedo manteve relações com mestres da tradição) e Mestre Expedito Caboco (lidera uma das bandas cabaçais de maior longevidade na cidade de Juazeiro, a Banda Cabaçal Santo Expedito, criada em 1901. Em 2019 foi diplomado "Tesouro Vivo do Ceará"), também com mediação de Hildebrando.


Foto 1: Banda São José / Foto 2: Banda Santa Edwiges / Foto 3: Mestre Expedito Caboco


Fechando a programação, o dia 16 traz “Regional Balanço do Rei: música junina de todos os tempos”, também em formato musical, com Fábio Rocha e Regional Balanço do Rei e mediação de Aterlane Martins. Fábio é músico e intérprete há 45 anos, criador do Regional Balanço do Rei, atua em diversos grupos juninos do Ceará, dentre estes, nas quadrilhas Santa Terezinha (Pirambu), Comadre Maria, Beija-flor do Sertão e Ceará Junino.


Regional Balanço do Rei

Os curadores


Hildebrando Maciel Alves

Hildebrando Maciel Alves é Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em História pela UFC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC). Foi professor do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), entre os anos de 2017 e 2019. Conselheiro das Tradições Populares no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (Gestão 2020-2021). Membro do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular. Membro do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Brincante de Boi e Reisado de Congo.


Aterlane Martins é Doutorando em Geografia (UFC), Mestre em História Social e Licenciado em História (UFC). Foi bolsista da Unesco no Programa de Especialização em Patrimônio – PEP Iphan/Unesco. Professor do IFCE campus de Quixadá. Membro do Fórum Cearense de Cultura Tradicional Popular. Coordenador da Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina. Jurado de Festivais de quadrilhas juninas.


Serviço


Evento: Sons da Festa

Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e no Canal de YouTube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Acessibilidade: Intérprete de Libras

Classificação: Livre


Dia 2/6 (quarta-feira), às 18h

Patrimônio e diversidade cultural no São João do Ceará

Convidados: Igor Soares, Marcos Evangelista e Aterlane Martins

Mediação: Hildebrando Maciel Alves


Dia 09/06 (quarta), às 18h

Ao som das cabaçais: um São João de tradição

Convidados: Banda Cabaçal São José, Banda Cabaçal Santa Edwiges e Mestre Expedito Caboco Mediação: Hildebrando Maciel Alves


Dia 16/06 (quarta), às 18h

Regional Balanço do Rei: música junina de todos os tempos

Convidados: Fábio Rocha e Regional Balanço do Rei

Mediação: Aterlane Martins