Com exposição, lives e mostra de filmes, Cineteatro São Luiz celebra os 295 anos de Fortaleza

A programação tem início com a exposição “Paisagens do Pirambu” do artista visual Ronaldo Vieira. O artista buscou retratar de forma poética as múltiplas faces do bairro do Pirambu, no campo da pintura sobre papel. Com a iniciativa, Ronaldo propõe evidenciar o bairro como um território de possibilidades artísticas, lançando por meio das artes visuais um registro da vida, da memória e da cultura local. A exposição estreia através do site do Cineteatro no dia do aniversário de Fortaleza, 13/4, às 18h, e será seguida de uma live (às 18h30) com a temática “Arte e Resistência do Pirambu”, no canal de YouTube do Cineteatro, com o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”.



A programação do São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que tem início no dia 13, se estende por todo o mês de abril. No dia 14 de abril, às 19h, é a vez da live “Fortaleza Efêmera: Olhares Fotográficos sobre a cidade”, uma conversa ao vivo com os fotógrafos Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama. A parceria do São Luiz com o Festival Efêmero convida esses três fotógrafos com ensaios atuais que olham a cidade com recortes distintos sobre seus espaços e moradores. Felipe Camilo desenvolve projeto fotográfico junto à comunidade do Poço da Draga, Iana Soares fotografa o que há de melhor no fortalezense com o projeto Gente de Fortaleza e Yuri Juatama realiza um trabalho social de resgate histórico e fotográfico na Serrinha. A programação será veiculada no canal de YouTube do São Luiz.


Já nos dias 15, 22 e 29 de abril, sempre às 20h, a faixa de programação Semana do Audiovisual Cearense, em parceria com a Vila das Artes, exibe, no total, cinco trabalhos com temáticas ligadas à cidade e realizados pela Vila das Artes, por meio de edital público da Secretaria da Cultura do Município de Fortaleza. São elas: “Fortalezas” com estreia no dia 15; “Fortaleza 24h” e “Se Essa Rua Fosse Minha” com estreia no dia 22; e “Fortaleza em Todos os Sentidos” e "Fortaleza em Sol Maior” no dia 29.


Programação corrida


Dia 13/04 (terça)


18h [Exposição] “Paisagens do Pirambu”, do artista visual Ronaldo Vieira

➜ Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/exposicoes


18h30 [Live] “Arte e resistência do Pirambu”, conversa ao vivo com o artista Ronaldo Vieira, o arte-educador Antônio Vieira e o escritor Raimundo Cavalcante, autor do livro “Pirambu”

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Duração: 50 minutos


Dia 14/04 (sexta)


19h [Live] “Fortaleza Efêmera: Olhares Fotográficos sobre a cidade”, conversa ao vivo com os fotógrafos Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama

➜ Onde: no Canal de Youtube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Classificação: Livre |Duração: 60 min | Participantes: Felipe Camilo, Iana Soares e Yuri Juatama



Dia 15/04 (quinta)


20h [Semana do Audiovisual Cearense] “Fortalezas”

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2009 | 57’

Sinopse: “Fortalezas” traz doze histórias baseadas em fatos reais de personagens e lugares cujas singularidades se configuram em formas criativas de reinvenção da vida, do cotidiano e da cidade.


Dia 22/04 (quinta)


20h [Semana do Audiovisual Cearense] “Fortaleza 24h”/ “Se Essa Rua Fosse Minha”

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza


Fortaleza 24h

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2008 | 29’

Sinopse: Fortaleza é a protagonista neste vídeo coletivo. Para comemorar os 282 anos da cidade, 24 realizadores captam uma cena do cotidiano urbano em cada hora do dia.


Se Essa Rua Fosse Minha

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2010 | 35’

Sinopse: “Se essa rua fosse minha” conta histórias que se passam pelas ruas de Fortaleza pelo olhar dos moradores da cidade. As histórias são fragmentos do cotidiano que vão revelando fatos, caminhos e inquietações, mesclando ficção e realidade.


Dia 29/04 (quinta)


20h [Semana do Audiovisual Cearense] “Fortaleza em Todos os Sentidos” / “Fortaleza em Sol Maior”

➜ Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza


Fortaleza em Todos os Sentidos

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2011 | 27’

Sinopse: Apresenta em imagem a cidade que é lugar de afeto, de trocas e de saberes. Traz histórias sobre Fortaleza através dos cinco sentidos: tato, olfato, visão audição e paladar. O vídeo foi realizado por cinco realizadores que tiveram suas histórias selecionadas.

Fortaleza em Sol Maior

Direção: Coletiva | Ceará, Brasil | 2012 | 35’

Sinopse: Um vídeo em homenagem a cidade, com histórias inspiradas em obras de compositores cearenses. Sete obras que duram de 1 a 5 minutos inspiradas nas canções de Lauro Maia, Rodger Rogério, Uirá dos Reis, Luiz Sérgio, Fabrício da Rocha, Leite Neto, Wagner José Silva de Castro e Leonardo Adriano Freire Júnior.