Teatro da Praia: uma resistência em cena

Documentário dirigido por Carri Costa narra a história dos 28 anos do Teatro da Praia.

Somam quase três décadas as histórias de resistência do teatro que nasceu para ser um palco democrático às artes. O filme “Teatro da Praia: uma resistência em cena” narra o percurso que levou Carri Costa a alugar um pequeno armazém e transformá-lo em um ponto de cultura de grande destaque. A estreia do documentário faz parte da programação de aniversário da Praia de Iracema, celebrado no mês de maio, e ocorre nesta sexta-feira, dia 7, no canal do YouTube do Instituto Cultural Iracema e do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).


Como parte da programação, antes da exibição do documentário, às 18h, será realizada uma live com o ator, diretor e idealizador da produção, Carri Costa, e a atriz Solange Teixeira. Em pauta no bate-papo as múltiplas narrativas culturais da Praia de Iracema e seus diversos atores.

Foto: Sal Filmes

O Teatro da Praia

Oficialmente inaugurado em abril de 1996, o Teatro da Praia, que já funcionava três anos antes, mobilizou grandes plateias para seus espetáculos, cursos e oficinas. O equipamento foi responsável por trazer vida para o bairro Praia de Iracema a partir de um lugar pensado e concebido pelo trabalho artístico.


O Documentário


A obra, por sua vez, traz uma importante narrativa histórica da cena cultural de Fortaleza, aborda a importância de espaços culturais para a transformação de territórios, bem como o impacto da ausência de políticas públicas voltadas ao setor. Os entrevistados comentam o desafio de gerir um equipamento cultural de forma independente em um local que, até então, não fazia parte do roteiro cultural da cidade. Entre os personagens desta história, o idealizador do Teatro e a famosa comédia Tita e Nic, da Cia Cearense de Molecagem.


Foto: Sal Filmes

Serviço

Evento: Praia de Iracema e suas Múltiplas Narrativas

Dia 07/05 (sexta-feira)

Às 18h: live com Carri Costa e Solange Teixeira

Às 19h: exibição do Documentário “Teatro da Praia: uma resistência em cena” de Carri Costa

Onde: No canal de YouTube do Cineteatro São Luiz (https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e do Instituto Iracema (https://www.youtube.com/user/institutoiracema)