top of page

Wellington Gadelha traz “Gente de Lá” ao Cineteatro São Luiz


Foto: Renato Mangolin


“Gente de Lá” é uma ação cênica preta-favelada-urbana e transversal que propõe um instante poético de denúncia e afronta. O trabalho do artista Wellington Gadelha parte da investigação de um corpo roleta-russa que, enquanto discurso, reflete questões urgentes, indo desde as chacinas cotidianas na cidade de Fortaleza até o massacre estrutural da população negra no país. Com entrada gratuita, a peça integra a faixa de programação “Curta Mais Dança” do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), dia 19 de novembro (sábado), às 19h.


Ao atravessar a dança pelas artes visuais, a composição de Wellignton experimenta aspectos relacionais corpo-objeto como diálogo/confronto – discurso/arma – bala/projétil – capaz de perfurar os territórios pré-estabelecidos para o negro na dança. O objetivo é interconectar resistências e repensar fronteiras, violências e os circuitos subjetivos de segregação étnico-racial-espacial no contexto urbano. Gente de lá é uma encruzilhada onde vida e arte se esbarram. Um exercício para um disparo.



WELLINGTON GADELHA

Tem interesse pelas relações no campo contemporâneo a partir da composição, improvisação e dramaturgia e, desenvolve ações no campo da performance, vídeo-dança, instalações e processos imersivos em arte-tecnologia e arte sonora, além de integrar uma rede de coletivos que atuam com ênfase nos direitos humanos, periferia e juventude negra. Foi premiado no Rumos Itaú Cultural (2017-2018) e Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores. Indicado ao Prêmio Pipa (2020). Teve participações no Movimiento Sur (Chile) e Linha de Fuga (Portugal). Integrou o

Atos de Fala (AdF), Festival Panorama em parceria com o CN D, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Festival de Dança de Itacaré e outros. Atualmente integra o VeiculoSUR junto a PLUSplattform e desenvolve trabalhos e pesquisas na Plataforma Afrontamento.



<< SERVIÇO >>


[Curta Mais Dança] “Gente de Lá” com Wellington Gadelha

Data: 19 de novembro de 2022 | Horário: 18h | Classificação Indicativa: 14 anos

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h.

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro)


Comentários


bottom of page