XIV edição do "Mestres do Mundo" chega ao Cineteatro em junho

O evento que reúne tesouros vivos da cultura do Ceará chega em sua 14° edição


Durante o mês de junho, os municípios de Fortaleza, Quixadá e Juazeiro recebem a programação do “Encontro Mestres do Mundo”, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), que reunirá os 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e 3 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará.


Com o tema "Tesouros de Gilmar, Madeira Matriz” – em homenagem ao professor e pesquisador cearense Gilmar de Carvalho, a “XIV edição do Mestres do Mundo” será marcada pela itinerância. A abertura principal acontece na quarta-feira (08/06), às 18h30, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).



Inspirado na obra de Gilmar de Carvalho, o evento inicial intitula-se “Entre Rabecas e violeiros, o litoral entra na dança”. A atividade de abertura conta com apresentações da Mestra Ana da Rabeca, dos Mestres Violeiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, do Mestre Hugo e do Coco da Majorlândia, além da exibição do MiniDoc: “Dona branca e sua cerâmica do Ipu”, de direção de Esaú Pereira e Lourdes Macena. O evento é gratuito e aberto ao público.


Tesouros de Gilmar – madeira matriz


“O tema “Tesouros de Gilmar – madeira matriz apresenta um Gilmar vivo, presente, atuante, por meio de todo o legado que nos deixou, confirmando mais uma de suas teses: de que é possível permanecermos vivos por meio do que está perpetuado pela escrita. Tesouros de Gilmar, madeira matriz, se utiliza de uma intercessão de ida e vinda, de laços que se cruzam dos Tesouros Vivos e Encantados do Ceará com Gilmar e da escrita deste que os difunde, possibilita compreensão e reconhecimento, lhes deu e dá difusão e poderá estreitar laços com a juventude. Nos Tesouros Vivos temos a madeira matriz estética dos saberes ancestrais, não apenas guardados na memória mas, sim, na vida pulsante constituída pela fé, alegria e formas de resistir criando, recriando, reconstituindo no presente o que é urgente para si e/ou seu coletivo social. Esta edição, além de fomentar os Tesouros Vivos e Encantados, os Mestres/Mestras e seus saberes, reflete sobre as políticas de patrimônio e suas urgências, promove atividades formativas e atua de forma sensível sobre as singularidades destes homens e mulheres que promovem formas de vida socialmente sustentáveis; além de trazer um momento de aconchego, memória, saudade e reconhecimento deste grande cearense que foi Gilmar de Carvalho” destaca Lourdes Macena, curadora do evento.


ACESSO AO CINETEATRO SÃO LUIZ


Para ter acesso à programação presencial, é obrigatório apresentar o passaporte sanitário com duas (02) doses aplicadas ou dose única (a depender do imunizante), acompanhado de documento de identificação com foto. Seguindo o último decreto estadual, o uso de máscara é facultativo em qualquer ambiente do Cineteatro São Luiz.


<<< SERVIÇO>>>

Abertura do “Encontro Mestres do Mundo”

Data: Quarta–feira (08/06)

Horário: 18h30

Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro)