Programação especial em alusão ao Dia da Cultura e ao Dia da Consciência Negra marcam a programação de novembro

CSL - VISU_NOV19_noticiaprog
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Show de Teresa Cristina e Cidadão Instigado tocando Pink Floyd também estão na programação. Além da pré-estreia do filme “O Irlandês” de Martin Scorsese e Mostra de filmes de Terror e Mostra George Lucas 75 anos.

No dia 1º de novembro o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o grupo Nóis de teatro e mais 24 artistas realizam um grande “Alvoroço” na Praça do Ferreira e no Foyer do equipamento em alusão ao Dia da Cultura (celebrado oficialmente no dia 5 de novembro). Dentre as atrações confirmadas estão: Tambores de Safo, Vicência Poética Transpassada, Eduardo Africano, Maya Maravilha, Eduardo Show da Vida, show musical “O Cheiro do Queijo”, performance Sogênio, “Alvoroço” com Nóis de Teatro e convidados e “Festa Boombooblack”. Na mesma data, será lançada a campanha Ceará Sem Racismo, do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

Com o intuito de levantar pautas em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11), o equipamento traz uma programação especial no Curta São Luiz, em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Na edição do projeto de novembro serão apresentados: “Vozes D’África” nos eixos dança e música, “Unisons” com o espetáculo “Batuque de todos Terreiros” e “Banda Cabaçal Palmares” com o espetáculo “Cria do Mundo”. 

Ainda em alusão ao Dia da Consciência Negra, o São Luiz recebe Teresa Cristina no show “Um Sorriso Negro”, cantando um repertório somente de compositores negros e acompanhada de uma banda formada apenas por mulheres. Este show faz parte de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza e integra a programação do Natal de Luz.

Também na linguagem da música, o equipamento recebe Cidadão Instigado no show “Dark Side na Land of Light”, cantando Pink Floyd em cine concerto com o filme “O Mágico de Oz”. A orquestra Contemporânea Brasileira realiza Concerto com músicas de J. S. Bach, Joseph Haydn, Mozart e o brasileiro Ernesto Nazareth. O concerto terá a regência do maestro Arley França e contará ainda com os solistas Nadison Gama e Liu Ying.

Foto: Marinho

Compondo a programação do Curta Mais Teatro, a Casa recebe: “Mulheres de Shakespeare” com Ana Guasque e Suzy Rêgo, “Maquinista” com o grupo Pavilhão da Magnólia e “Vila Paradiso” com o Grupo Olho Mágico – formado por atores com deficiência visual. Já o Curta mais Dança traz “Pátria Grande” do grupo Miraíra (IFCE).

Foto: Luiz Alves

Na linguagem cinema, uma programação bem diversificada para todos os gostos e todas as idades. No início do mês será exibido os filmes “Dumbo” e “Pokémon: Detetive Pikachu”. Entra em cartaz “Humberto Mauro”, um documentário sobre o pioneiro do audiovisual brasileiro e dirigido por André di Mauro, e “O Irlandês”, um filme de Martin Scorsese que ganha sua pré-estreia no equipamento.

Também entra em cartaz a Mostra George Lucas 75 anos. Serão exibidos os filmes: “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, “Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones”, “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca”, “Star Wars: Episódio VI – O retorno de Jedi”, “Loucuras de Verão”, “THX 1138”, “Os Caçadores da Arca Perdida”, “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, “Indiana Jones e a Última Cruzada” e “Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal”.

Já a Mostra Gêneros do Cinema traz filmes de terror, com os títulos: “A Colina Escarlate”, “A Morte te dá Parabéns”, “Invocação do Mal”, “Invocação do Mal 2”, “Corra!”, “Annabelle”, “Annabelle 2 – A Criação do Mal” e “Um Lugar Silencioso”.

O projeto Visita Guiada, que é executado no primeiro sábado de cada mês, ocorre em três horários: 9h, 10h e 11h. Os projetos Escola no Cinema (com exibição do filme “Touro Ferdinando”) e Concerto Didático têm suas últimas edições do ano. Palestra e peça teatral sobre Helena Blavatsky, Virada Sustentável e Curta São Luiz especial com Bernardo Neto também integram a programação do mês.

Foto: Guilherme Silva

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

  • 10 minutos antes de cada sessão de cinema é exibido o projeto “Sons do Ceará”.
    Sinopse: Exibição de videoclipes de artistas, músicos e bandas cearenses ou  residentes no Estado antes de cada sessão de cinema. Obs.: o acesso do público está condicionado a classificação indicativa, gratuidade ou cobrança de ingresso do filme exibido na sequência da programação

DIA 01/11 (SEXTA-FEIRA)

12H [DIA DA CULTURA] ALVOROÇO – NÓIS DE TEATRO E CONVIDADXS
Local: Praça do Ferreira, em frente ao Cineteatro São Luiz
Entrada:
Gratuita | Classificação: Livre |  Duração: 360 min
Release: Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), convida o grupo “Nóis de Teatro”, atuante há 17 anos na periferia de Fortaleza, e 24 artistas para realizar um Alvoroço na Praça do Ferreira e no Foyer do Cineteatro.

No dia 01 de novembro se reunirão artistas que têm diariamente combinado de não morrer, produzindo uma verdadeira balbúrdia no cenário cultural da cidade de Fortaleza. Em sua terceira edição, “Alvoroço” é movimento, é potência, é grito, é urgência. Como bem alerta Dona Conceição Evaristo: “Eles Combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer”.

12H ABERTURA COM O GRUPO “TAMBORES DE SAFO” PELA PRAÇA DO FERREIRA
Tambores de Safo é um grupo musical, que pretende através da música e da arte, contribuir para o pensamento crítico feminista e o empoderamento das mulheres, visando o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia e as mais diversas opressões capitalistas.
● Classificação livre

12H30 – VIVÊNCIA POÉTICA TRANSPASSADA
(Stéfanny Mendes/ Pólo Trans e Jorge Costa/ Gueto Queen)
O trabalho performático acontece em diversos espaços e de forma orgânica faz com que os transeuntes e público interajam com xs artistas e seus corpos. 
● Classificação livre

13H: EDUARDO AFRICANO
● Classificação livre

13H20: MAYA MARAVILHA
Apresentação da mulher maravilha do estado do Ceará, da Praça do Ferreira, do Brasil e do mundo. A heroína das crianças.
● Classificação livre

13H40: EDUARDO SHOW DA VIDA
● Classificação livre

14H: SHOW MUSICAL “O CHEIRO DO QUEIJO” / ABU DA PEREBA
Criado em 2018 e com diversos shows realizado nas paradas de ônibus do Ceará, “O Cheiro do Queijo” é um projeto criado pelo artista de rua maracanauense Abu, e produzido pelo palhaço fortalezense Batuta. Contendo 9 faixas, o trabalho é uma mostra musical da pesquisa contínua dos artistas com a sonoridade caótica dos espaços públicos, o circo e o rap, trazendo composições carregadas de críticas sociais e comicidade popular.
● Classificação livre.

14H40: PERFORMANCE SOGÊNIO
Com Wenner Mesquita
“O Sogênio” é um espetáculo em processo do palhaço homônimo. Explorando o cômico com o payaso e o bufão e envolvendo politicamente seu corpo, fugindo dos padrões da beleza tradicional. Wenner Mesquita coloca em cena dois números criados durante sua pesquisa, “A barriga” e o “Que vergonha”, que transgridem sobre a ideia do puritanismo e pessoalmente resgata a autoestima para o artista em cena.
● Classificação livre

15H: ALVOROÇO – NÓIS DE TEATRO E CONVIDADAS
Condução: Kelly Enne Saldanha e Nayana Santos
Convidadas: Samara Barros
Secundarista do 3°ano médio na rede pública estadual, moradora do Parque Tijuca, periferia do Maracanaú, e poeta marginal. Começou a escrever e recitar em 2017, participou de diversos saraus e slams dentro e fora da escola. Recentemente, participou da Bienal do Livro no Ceará, da final do Slam das Minas SP e de um evento de literatura na Unicamp.

Ma Njanu
Ma Njanu, mulher preta, poeta e filha do vento. Constrói o Pretarau, Sarau das Pretas.

Taynara Nádia
Poeta Marginal e dos cambão de Fortalcity, preta, favelada, lg(B)t, comunista safada e um pouquinho a mais de tudo que o sistema gosta.

Maria Micinete
Maria Micinete, atriz, bonequeira, agente cultural, integrante do grupo Tambores de Safo e do Coletivo Cultural do Pici.

Pâmela Souto
Pamela Souto, poetisa em transições, atriz, performer, artista artesã, produtora de O Corpo Sem Órgãos: Sarau-Rizoma, estudante de Geografia, vivente em Fortaleza- CE. Desde 2015 nos corres pra mostrar a poesia e a arte como um instrumento de mudança.

Jéssica Teixeira
Jéssica Teixeira é atriz e produtora de teatro graduada em Teatro – Licenciatura e Mestre em Artes pela UFC. Atualmente, pesquisa o seu próprio corpo estranho, mola propulsora de suas últimos projetos artísticos e de seu primeiro solo “E.L.A”.

Isadora Teixeira
Isadora Teixeira é travesti, nordestina e arterrorista. Graduanda em Teatro pela UFC, investiga na cena contemporânea campos de potência para ruptura com os modelos hegemônicos de gênero

17H: LANÇAMENTO DA CAMPANHA CEARÁ SEM RACISMO

17H40: FESTA BOOMBOOMBLACK
“Mais do que uma festa, um quilombo. Desde novembro de 2018 esse é o principal referencial da Boom Boom Black, o baile que, inspirado nos bailes blacks das décadas de 60 e 70, vem buscando uma “reintegração de posse” do que é nosso por direito, nossa cultura e ancestralidade em destaque. Feita por pretos e para pretos, o baile acontece nas periferias da capital cearense, trazendo sempre um tema que nos leva a despertar uma inquietação em conhecer ainda mais sobre nossa história, sobre o nosso povo. O povo preto!”
● Classificação livre
➜ Realização e Produção: Nóis de Teatro
➜ Programação e Curadoria: Altemar Di Monteiro e Henrique Gonzaga
➜ Projeto Gráfico: Altemar Di Monteiro

DIA 02/11 (SÁBADO)

9H/10H/11H [VISITA GUIADA NO CINETEATRO SÃO LUIZ]
Entrada: R$6,00 (inteira)/ R$3,00 (meia) |  Classificação indicativa: Livre
Release: As visitas guiadas são realizadas uma vez por mês, sempre em um sábado. As entradas devem ser adquiridas na bilheteria do Cineteatro São Luiz antes do início de cada visita. No roteiro, os visitantes conhecerão mais sobre a história, as curiosidades e os bastidores do Cinema que faz parte da memória afetiva e simbólica do povo cearense. Agendamento prévio de grupos deverá ser feito por meio do e-mail: agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com.

DIA 03/11 (DOMINGO)

14h [CINEMA] DUMBO
Entrada: Gratuita | Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Tim Burton | Drama, Aventura | EUA | 2019 | 1h52 | Dublado
Sinopse: 1919, Joplin, Estados Unidos. Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado. Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.

16h30 [CINEMA] POKÉMON: DETETIVE PIKACHU
Entrada: Gratuita | Classificação indicativa: 6 anos
Direção: Rob Letterman | Ação, Aventura | EUA, Japão | 2019 | 1h45 | Legendado
Sinopse: O desaparecimento do detetive Harry Goodman faz com que seu filho Tim (Justice Smith) parta à sua procura. Ao seu lado ele conta com Pikachu, o antigo parceiro Pokémon de seu pai, que perdeu a memória recentemente. Juntos, eles percorrem as ruas da metrópole de Ryme City, onde humanos e Pokémon vivem em harmonia… por enquanto.

DIA 05/11 (TERÇA-FEIRA)

9h [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA ESPECIAL | TOURO FERDINANDO
Exibições gratuitas de filmes com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Entrada: Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatro@gmail.com | Classificação indicativa: Livre
Direção: Carlos Saldanha | Animação | EUA | 2018 | 1h49 | Dublado
Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

14h [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA ESPECIAL | TOURO FERDINANDO
Exibições gratuitas de filmes com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Entrada: Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatro@gmail.com | Classificação indicativa: Livre
Direção:
Carlos Saldanha | Animação | EUA | 2018 | 1h49 | Dublado
Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

16h30 [CINEMA] HUMBERTO MAURO
Entrada:
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) | Classificação Indicativa: Livre
Direção:
André di Mauro | Documentário | Brasil | 2019 | 1h30 | Português
Sinopse: Um pioneiro do audiovisual brasileiro, Humberto Mauro fez história com uma grande carreira entre a década de 1930 e 1960, produzindo mais de 300 curtas, médias e longa metragens e se tornando diretor do Instituto Nacional de Cinema. Reunindo trechos de obras do cineasta e entrevistas, o diretor André Di Mauro faz um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional.

19h [CINEMA] HUMBERTO MAURO
Entrada:
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada) | Classificação Indicativa: Livre
Direção:
André di Mauro | Documentário | Brasil | 2019 | 1h30 | Português
Sinopse:
Um pioneiro do audiovisual brasileiro, Humberto Mauro fez história com uma grande carreira entre a década de 1930 e 1960, produzindo mais de 300 curtas, médias e longa metragens e se tornando diretor do Instituto Nacional de Cinema. Reunindo trechos de obras do cineasta e entrevistas, o diretor André Di Mauro faz um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional.

DIA 06/11  (QUARTA-FEIRA)

9H [CONCERTO DIDÁTICO] ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA 
Entrada: Gratuita | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Release: Nos concertos didáticos as crianças e jovens passam a conhecer os instrumentos que compõem a orquestra e a sua função no grupo. Além disso, o público faz uma apreciação musical de músicas que marcaram o repertório orquestral e também descobrem como o maestro e os músicos precisam atuar para que a orquestra funcione perfeitamente. Espera-se, através dos concertos didáticos, tornar a música de concerto mais acessível à população e criar novos públicos para este tipo de música.

Foto: Guilherme Silva

13h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO I – A AMEAÇA FANTASMA
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: George Lucas | Ficção Científica, Aventura | EUA | 1999 | 2h13 | Legendado
Sinopse: Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.

15h45 [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO II – ATAQUE DOS CLONES
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: George Lucas | Ficção Científica, Aventura | EUA | 2002 | 2h22 | Legendado
Sinopse: Dez anos após a tentativa frustrada de invasão do planeta Naboo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão juntos novamente. Neste período de tempo Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos jedi para Anakin, sendo que ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergalática. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre Anakin e Amidala, pois os cavaleiros jedi não têm permissão para se apaixonarem.

18h40 [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO III – A VINGANÇA DOS SITH
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 10 anos
Direção: George Lucas | Ficção Científica, Aventura | EUA | 2005 | 2h20 | Legendado
Sinopse: As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker (Hayden Christensen) mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala (Natalie Portman) não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious (Ian McDiarmid) até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.

DIA 07/11 (QUINTA-FEIRA)

9h [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA ESPECIAL | TOURO FERDINANDO
Exibições gratuitas de filmes com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Entrada: Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatro@gmail.com | Classificação indicativa: Livre
Direção: Carlos Saldanha | Animação | EUA | 2018 | 1h49 | Dublado
Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

14h [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA ESPECIAL | TOURO FERDINANDO
Exibições gratuitas de filmes com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Entrada: Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatro@gmail.com | Classificação indicativa: Livre
Direção: Carlos Saldanha | Animação | EUA | 2018 | 1h49 | Dublado
Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

16h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | LOUCURAS DE VERÃO
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: George Lucas | Comédia Dramática | EUA | 1973 | 1h52 | Legendado
Sinopse: Em 1962, em uma pequena cidade do interior dos EUA, os amigos Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem grandes aventuras, paixões e confusões nos últimos dias do verão, pouco antes de partirem para a faculdade em outra cidade. A última noite reserva para a dupla e seus amigos uma série de acontecimentos importantes: Laurie (Cindy Williams), irmã de Curt, depois de uma discussão com Steve, seu namorado, pega uma carona com Bob Falfa (Harrison Ford), um desajustado que adora fazer rachas. Teddy, um rapaz desajeitado da escola, pega “emprestado” o carro de Steve e faz uma média com a bela Debbie. Por fim, Curt entra para uma gangue e pode fazer uma grande besteira e ir para a cadeira! Uma noite que vai mudar a vida de todos!

19h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | THX 1138
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: George Lucas | Ficção Científica | EUA | 1971 | 1h28 | Legendado
Sinopse: No futuro, a humanidade vive abaixo da superfície da Terra, em uma sociedade onde os robôs são a força policial e as pessoas se divertem através da TV holográfica. Todas as pessoas tomam drogas diariamente, para controlar as emoções e manter a paz. Além disto, o sexo é proibido por lei. Um dia, o trabalhador THX 1138 resolve parar de tomar suas drogas e se apaixona por LUH 3417, sua colega de quarto, que engravida dele. Ao serem descobertos, eles se tornam bandidos em fuga.

DIA 08/11 (SEXTA-FEIRA)

12H30 [CURTA SÃO LUIZ] MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – PROJETO DE EXTENSÃO VOZES D’ÁFRICA: DANÇAS TRADICIONAIS AFRICANAS – SONS DA DIVERSIDADE CULTURAL – EIXO DANÇA.
Entrada: Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)
Release: Resultado da convergência das diversas linguagens artísticas, o “Projeto de extensão: música, literatura, teatro e a nação em África: sons da diversidade cultural” está inserido no esforço de consolidação e institucionalização do Grupo Vozes d’África, composto inicialmente por cerca de 50 estudantes da Unilab, no Ceará e Bahia, de várias nacionalidades e cursos, com experiência ou interesse em um conjunto de linguagens artísticas e seu potencial educativo. O Grupo Vozes d’África é uma iniciativa que visa a promoção e fortalecimento da integração acadêmica e cultural entre os países da cooperação, articulando a investigação, circulação e produção de linguagens artísticas múltiplas e entrelaçadas, mas com prioridade para a música e literatura como veículos do debate e da reflexão sobre a tensão entre a unidade cultural nacional e a diversidade cultural, especialmente os seus significados identitários, envolvendo todos os países da integração.

14h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: George Lucas | Ficção Científica, Aventura | EUA | 1977 | 2h01 | Legendado
Sinopse: Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.

16h30 [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO V – O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Irvin Kershner | Ficção Científica, Aventura | EUA | 1980 | 2h04 | Legendado
Sinopse: À medida que as Forças Imperiais lançam um ataque total contra a Aliança Rebelde, Han Solo e a Princesa Leia, fogem para a Cidade das Nuvens, onde são capturados por Darth Vader. Luke Skywalker, viaja para o misterioso planeta pantanoso de Dagobah, onde o sábio Mestre Jedi Yoda, ensina ao jovem herói os caminhos da Força. O que Luke, não pode imaginar é que seu treinamento Jedi, será necessário muito em breve.

19h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | STAR WARS: EPISÓDIO VI – O RETORNO DE JEDI
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Richard Marquand | Ficção Científica, Aventura | EUA | 1983 | 2h14 | Legendado
Sinopse: O imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker, liberta Han Solo e a Princesa Leia, das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke, só se tornará um cavaleiro jedi, quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da “Força”. No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

DIA 09/11 (SÁBADO)

10h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Steven Spielberg | Aventura, Ação | EUA | 1981 | 1h56 | Legendado
Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

13h30 [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Steven Spielberg | Aventura, Ação | EUA | 1984 | 1h58 | Legendado
Sinopse: Em 1935, o professor, arqueólogo e aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) tem uma nova missão: resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro e libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.

16h [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Steven Spielberg | Aventura, Ação | EUA | 1989 | 2h07 | Legendado
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas.

18h40 [CINEMA] MOSTRA GEORGE LUCAS 75 ANOS | INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: Livre
Direção: Steven Spielberg | Aventura, Ação | EUA | 2008 | 2h03 | Legendado
Sinopse: 1957. Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto. Agora Indiana está de volta à sua casa na Universidade Marshall, mas seu amigo e reitor da escola, Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita. Ao deixar a cidade Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: caso o ajude em uma missão Indiana pode deparar-se com a caveira de cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.

DIA 10/11 (DOMINGO)

10H30 [CONCERTO] ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA – SÉRIE CONCERTOS NO CEARÁ 
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos
Local: Palco 
Release: No dia 10 de novembro a Orquestra Contemporânea Brasileira realizará mais um concerto no palco principal do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Desta vez os compositores escolhidos foram J. S. Bach, Joseph Haydn,  Mozart e o brasileiro Ernesto Nazareth. Músicas que marcaram o período barroco e o período clássico da história da música ocidental contrastarão com os maxixes e tangos brasileiros de Ernesto Nazareth. O concerto terá a regência do maestro Arley França e contará ainda com os solistas Nadison Gama e Liu Ying, que interpretarão o Concerto em Ré menor para dois violinos, de J. S. Bach.

Foto: Guilherme Silva

DIA 12/11 (TERÇA-FEIRA)

9h e 14h30 [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA
Sinopse: Exibições gratuitas de premiados filmes de curta-metragem brasileiros com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com

16h [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | A COLINA ESCARLATE
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Guillermo del Toro | Terror, Drama, Romance | EUA | 2015 | 1h59 | Legendado
Sinopse: Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith.

19h [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | A MORTE TE DÁ PARABÉNS
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Christopher Landon | Terror, Suspense | EUA | 2017 | 1h37 | Legendado
Sinopse: Tree (Jessica Rothe) é uma jovem estudante que trata mal os meninos, desdenha das amigas e não parece estar muito disposta a atender as ligações do pai no dia do aniversário dela. No fim do mesmo dia, no entanto, ela é brutalmente assassinada por um mascarado. Acontece que ela “sobrevive”, ou melhor, acorda no mesmo e fatídico dia, numa espécie de looping macabro, que termina sempre com a morte da garota. Repetir, seguidamente, o mesmo dia, por outro lado, dá a Tree a chance de investigar quem a está querendo morta e o porquê.

DIA 13/11 (QUARTA-FEIRA)

13h50 [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | INVOCAÇÃO DO MAL
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: James Wan | Terror | EUA | 2013 | 1h50 | Legendado
Sinopse: Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

16h20 [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | INVOCAÇÃO DO MAL 2
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: James Wan | Terror | EUA | 2016 | 2h14 | Legendado
Sinopse: 1977. Os investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) desembarcam em Londres, Inglaterra, para ajudar uma família atormentada. Peggy (Frances O’Connor), uma mãe solteira, acredita que tenha algo maligno em sua casa.

19h [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | CORRA!
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Jordan Peele | Suspense | EUA | 2017 | 1h44 | Legendado
Sinopse: Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

DIA 14/11 (QUINTA-FEIRA) 

9h  [CINEMA] ESCOLA NO CINEMA
Sinopse:
Exibições gratuitas de premiados filmes de curta-metragem brasileiros com temáticas infanto-juvenis para alunos da rede pública e privada de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior.
Agendamento prévio pelo e-mail: agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com

14h [CINEMA] PRÉ-ESTREIA | O IRLANDÊS
Entrada: R$ 10,00 (Inteira) R$ 5,00 (Meia Entrada) | Classificação indicativa: a conferir
Direção: Martin Scorsese | Suspense, Biografia | EUA | 2019 | 3h29 | Legendado
Sinopse: Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

18h [CINEMA] PRÉ-ESTREIA | O IRLANDÊS
Entrada:
R$ 10,00 (Inteira) R$ 5,00 (Meia Entrada) | Classificação indicativa: a conferir
Direção: Martin Scorsese | Suspense, Biografia | EUA | 2019 | 3h29 | Legendado
Sinopse: Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

Foto: Netflix

DIA 15/11 (SEXTA-FEIRA) 

12h30 [CURTA SÃO LUIZ] MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA –  GRUPO MUSICAL UNISONS – ESPETÁCULO “BATUQUE DE TODOS TERREIROS”
Entrada:
Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)
Release: O grupo Unisons tem um repertório musical percussivo com peças autorais e novas interpretações de clássicos da música afro-brasileira. É resultado do projeto de extensão “Performance da Cultura Afrodescendente”, esteve vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX), hoje segue carreira independente, apoiado pela PROEX, e professor Ricardo Nascimento.

14h [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | ANNABELLE
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção:
John R. Leonetti | Terror | EUA | 2014 | 1h38 | Legendado
Sinopse:
Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

16h30 [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | ANNABELLE 2 – A CRIAÇÃO DO MAL
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção:
David F. Sandberg | Terror | EUA | 2017 | 1h50 | Legendado
Sinopse:
Anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amendrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão.

19h [CINEMA] MOSTRA GÊNEROS DO CINEMA – TERROR | UM LUGAR SILENCIOSO
Entrada:
Gratuita | Classificação indicativa: 14 anos
Direção:
John Krasinski | Terror, Suspense | EUA | 2018 | 1h30 | Legendado
Sinopse:
Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

DIA 16/11 (SÁBADO)

19H [CURTA MAIS TEATRO] MULHERES DE SHAKESPEARE 
Entrada:  R$ 30,00 (Inteira) E R$ 15,00 (Meia) | Classificação Indicativa: 12 anos| Duração: 80 Min
Local: Palco 
Release: Com texto da premiada autora Thelma Guedes e direção do encenador inglês Luke Dixon, o espetáculo recebe sessão única no dia 16 de novembro às 19h no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Na trama, as atrizes, Ana Guasque e Suzy Rêgo, se encontram em um teatro para uma reunião de elenco quando são surpreendidas por um temporal. Enquanto esperam pelo diretor e o restante da equipe, deparam-se com as mulheres de Shakespeare, memórias femininas que perpassam os séculos. Esse encontro faz com que se voltem para si mesmas, revendo e questionando os próprios conflitos. O evento ocorre no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e está com ingressos à venda por R$30 (inteira) e R$15 (meia).

A peça reúne as personagens femininas de Shakespeare em um mosaico multifacetado e leve, alternando momentos dramáticos com humor. A montagem é baseada em uma extensa pesquisa realizada pela atriz e bailarina Ana Guasque sobre as figuras femininas na obra de William Shakespeare (1564-1616). De acordo com as atrizes, a encenação surgiu da necessidade de dar voz a essas personagens criadas há cinco séculos, uma época em que as mulheres não possuíam espaço na sociedade e sequer podiam subir ao palco – elas eram interpretadas por homens mais jovens que possuíam a voz mais aguda.

DIA 17/11 (DOMINGO)

18H [SHOW] CIDADÃO INSTIGADO – DARK SIDE NA LAND OF LIGHT
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) / limitação de 40% da meia-entrada | Classificação Indicativa: Livre | Duração: 75 min
Local: Palco
Release: A banda cearense Cidadão Instigado, com mais de duas décadas de carreira, apresenta show especial do álbum “The Dark Side Of The Moon” da banda Pink Floyd, resgatando a atmosfera das primeiras sessões de cinema e da conhecida lenda entre os fãs do Pink Floyd sobre a sincronização entre o álbum e o filme “O Mágico de Oz”, que será exibido durante a execução. O cine concerto ocorre em sessão única no dia 17 de novembro, às 18h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Lançado em março de 1973, The Dark Side of The Moon, oitavo disco da banda inglesa Pink Floyd, é um dos mais conhecidos e aclamados álbuns de todos os tempos. O Filme “O Mágico de Oz”, estrelado por Judy Garland, foi dirigido por Victor Fleming e lançado em 1939. São dois clássicos em suas respectivas linguagens.

Em 1994, fãs do Pink Floyd discutiram o fenômeno em um grupo de discussão sobre a sincronização do album “Dark Side Of The Moon” e o filme “O Mágico de Oz”. Naquele ponto, já não se sabia de quem foi a idéia inicial de combinar as duas obras. Desde então passou a ser constantemente abordado pela cultura popular. Os membros do Pink Floyd repetidamente insistem que o fenômeno é pura coincidência. No entanto, o efeito da sincronia impressiona.

DIA 19/11 (TERÇA-FEIRA)   

12H30 [CURTA SÃO LUIZ] BERNARDO NETO
Entrada: Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)
Release: Bernardo Neto surgiu na música durante a década de 70 com o lançamento do compacto “Canto Cearense”, cuja canção que leva o nome do disco, em parceria com Cacá Farias, integrou o documentário do filme “Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel”, de Carlos Coimbra. Munido de uma intensa ligação com a literatura, Bernardo Neto musicalizou poemas de inúmeros autores cearenses, tais como Francisco Carvalho, Moreira Campos, Caetano Ximenes Aragão, Manoel Coelho Raposo, Flávio Paiva, José Alcides Pinto e Marly Vasconcelos; além de ilustres poetas paraibanos, sendo estes Marcos Santos e João Maurício. Em âmbito nacional, musicou poemas de Carlos Drummond de Andrade, Ziraldo, Millôr Fernandes e Rubem Braga. Participou de diversos movimentos artísticos, como Movimento Massafeira, Bazar 80, Festival Canta Nordeste, dentre outros. 

18H [CURTA MAIS TEATRO] GRUPO OLHO MAGICO – VILA PARADISO
Entrada: Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Sobre o palco limitado a 70 lugares
Release: Vila Paradiso é uma comédia em que se conta fatos da vida cotidiana de um vilarejo a partir de seis esquetes e dois monólogos compartilhados por todo o grupo. O espetáculo tem a direção de Marcos Queiroz, Lucas Duarte e Nadia Fabrici. O elenco é formado por 17 atores com deficiência visual.

DIA 20/11 (QUARTA-FEIRA)

19H VIRADA SUSTENTÁVEL FORTALEZA 2019

DIA 21/11 (QUINTA-FEIRA)

9h e 14h | VIRADA SUSTENTÁVEL

DIA 22/11 (SEXTA-FEIRA)

9h – VIRADA SUSTENTÁVEL

12h30 [CURTA SÃO LUIZ] MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – PROJETO DE EXTENSÃO VOZES D’ÁFRICA NA UNILAB – SONS DA DIVERSIDADE CULTURAL – EIXO MÚSICA
Entrada:
Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)
Release: Resultado da convergência das diversas linguagens artísticas, o “Projeto de extensão: música, literatura, teatro e a nação em África:  sons da diversidade cultural” está inserido no esforço de consolidação e institucionalização do Grupo Vozes d’África, composto inicialmente por cerca de 50 estudantes da Unilab, no Ceará e Bahia, de várias nacionalidades e cursos, com experiência ou interesse em um conjunto vários de linguagens artísticas e seu potencial educativo. O Grupo Vozes d’África é uma iniciativa que visa a promoção e fortalecimento da integração acadêmica e cultural entre os países da cooperação, articulando a investigação, circulação e produção de linguagens artísticas múltiplas e entrelaçadas, mas com prioridade para a música e literatura como veículos do debate e da reflexão sobre a tensão entre a unidade cultural nacional e a diversidade cultural, especialmente os seus significados identitários, envolvendo todos os países da integração.

14h – VIRADA SUSTENTÁVEL

DIA 23/11 (SÁBADO)

19H [CURTA MAIS DANÇA] “PÁTRIA GRANDE” DO GRUPO MIRAÍRA – IFCE
Entrada: Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Palco do Cineteatro São Luiz 
Release: Pátria Grande utiliza como elemento motor de seu processo criativo em dança o pensamento de Darcy Ribeiro (2010) e de Eduardo Galeano (2010), sobre a América Latina e suas veias abertas. A dança eclode da força interior em, além da festa e do universo brincante, manter um grito aceso e vivo contra a eterna sujeição que latino-americanos são submetidos. O espetáculo destaca a diversidade étnica desta grande Pátria e busca chamar a atenção para comunidades simples e minoritárias, geralmente excluídas do circuito e da urgente necessidade de fortalecimento de seus direitos culturais. Pátria Grande traz danças, ritos e outros saberes, com música ao vivo e uma trupe de quarenta artistas em cena.

DIA 24/11 (DOMINGO)

19H  [SHOW] TERESA CRISTINA – UM SORRISO NEGRO
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) / limitação de 40% da meia-entrada
Classificação indicativa: 12 anos| Duração: 90 min
Local: Palco do Cineteatro São Luiz
Release: Devido ao grande sucesso em um projeto todo feminino, Teresa Cristina, acompanhada de uma banda formada apenas por mulheres, apresenta o show “Um Sorriso Negro”, cantando um repertório somente de compositores negros. O evento ocorre no dia 24 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), faz parte de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza e integra a programação do Natal de Luz. Os ingressos para o show já estão à venda por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus.

Considerada uma das vozes de maior destaque no samba, Teresa celebra a história do samba com um palco todo feminino: “A mulher precisa resgatar esse protagonismo e deixar esse posto de coadjuvante entregue pela história”, afirma a cantora.

O repertório do show traz clássicos de grandes nomes do samba, como: Dona Ivone Lara, Lecy Brandão, Jovelina Perola Negra, Wilson Moreira, Candeia, Cartola, e sucessos como: Alvorada, Axé de Ianga, Zé do caroço e Sorriso Negro. “A história do negro no Brasil se mistura com a história do samba, e eu tentei traduzir essa constatação no repertório escolhido!”, explica a sambista.

DIA 29/11 (SEXTA-FEIRA)

12H30 [CURTA SÃO LUIZ]  MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – BANDA CABAÇAL PALMARES – ESPETÁCULO “CRIA DO MUNDO
Entrada: Gratuita  | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 min
Local: Hall do Cineteatro São Luiz (Foyer)
Release: Estruturada por três pífanos, um zabumba, um tarol, e um par de pratos, a banda traz em seu próprio nome a sua inspiração, que foi nas bandas cabaçais, especificamente na banda dos Irmãos Anicetos. No repertório: músicas como xote, forró, músicas de quadrilha, músicas cabaçais e performances através da música e do teatro.

19H [CURTA MAIS TEATRO] O MAQUINISTA, COM GRUPO PAVILHÃO DA MAGNÓLIA
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) | Classificação Indicativa: 14 anos| Duração: 80 Min
Local: Sobre o Palco (capacidade de 70 lugares)
Release: A incrível história do “ator” que entrou para o bando de Lampião após enganar toda uma cidade. Antônio Maquinista*, tipo presepeiro, inteligente e bem-parecido, que com boa leitura e não pior escrita, dispôs-se a promover, em meados de 1926, um espetáculo de teatro na cidade de Floresta, Pernambuco. Mas, após recolher o dinheiro dos ingressos e arrecadar por empréstimo um sem-número de cobertas a serem improvisadas em cortinas, desapareceu na hora da abertura do espetáculo com tudo o que se achava em seu poder. Jurado de morte pela rapaziada fogosa da terra, justamente afrontada com o ridículo em que se envolveram indiretamente as suas famílias, é com pouca surpresa que dias depois estoura a notícia do alistamento do ator velhaco no bando de Lampião, onde aliás não viria a pôr freio ao seu espírito criativo. 

*baseado numa história real.

Luiz Alves_Dragão do Mar

DIA 30/11 (SÁBADO)

DAS 17h ÀS 22h | PALESTRA E PEÇA TEATRAL: HELENA BLAVATSKY, A VOZ DO SILÊNCIO
Entrada: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) | R$ 40 + 2kg de alimentos não perecíveis entregues no dia do evento (ingresso social) – cadeirs marcadas
Classificação indicativa: livre | Duração: 5h
Local: Palco do Cineteatro São Luiz
17h – Exposição de 1957 aos dias atuais
18h30 – Palestra Helena Blavatsky, vida e obra com Lucia Helena Galvão.
20h – Monólogo Helena Blavatsky, a voz do silêncio com Beth Zalcman
Release: Nova Acrópole promove “Helena Blavatsky: A Voz do Silêncio” com texto de Lucia Helena Galvão e encenação de Luiz Antônio Rocha. No monólogo, a atriz Beth Zalcman dá vida à filósofa russa Helena Blavastky, uma das figuras mais notáveis do mundo ocidental que desafiou as correntes ortodoxas da Ciência, da Filosofia, da Religião e da Psicologia no século XIX, obstinada a seguir os anseios mais longínquos de sua alma. O evento ocorre no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O espetáculo conta a história da grande sábia russa: seus encontros marcantes, as viagens pelo mundo e os desafios enfrentados por Helena durante sua vida em busca da sabedoria. Ainda nos dias de hoje, seu comprometimento com a verdade desperta admiração. A peça homenageia essa grande mulher e nos inspira a também buscar a sabedoria universal que Helena se comprometeu a ofertar àqueles que em seus corações também sonham em compreender os mistérios da Vida.

A peça encerra, em Fortaleza, as comemorações do Dia Mundial da Filosofia que este ano traz como tema central “Os ideais do Renascimento”. A programação do sábado, 30 de novembro, conta ainda com palestra da professora Lucia Helena Galvão sobre Helena Blavatsky, às 18h30, e a exposição “De 1957 aos dias atuais”.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
2018 © Cineteatro São Luiz | Todos os Direitos Reservados