LINGUAGENS

cinema

As faixas de programação do Cinema privilegiam o acesso gratuito, com o propósito não só da criação de empatia com a diversidade do público, mas também de ofertar, do ponto de vista curatorial, um abrangente leque de experiências culturais e estéticas. 

O Cinema une uma política consistente de inclusão social e acessibilidade a uma programação diversificada que contempla desde filmes clássicos e históricos até obras contemporâneas e vanguardistas do cinema cearense, brasileiro e mundial, estabelecendo um novo patamar de relacionamento e interação com a sociedade cearense.

PALCOS

Entre as múltiplas linguagens, as múltiplas possibilidades. Para além da sala de exibição, o Cineteatro São Luiz foi em busca de novos palcos e criou alternativas para otimizar todos os espaços possíveis de forma a atender às inúmeras demandas e diferentes necessidades dos artistas. 

O Cineteatro São Luiz Fortaleza oferece em seu auditório principal 1.050 lugares (sendo 666 lugares na plateia inferior e 384 na superior), com 10 poltronas para obesos e 12 espaços para cadeirantes (o equivalente a 7 ônibus sanfonados ou a 2 aviões boeing 747).

Além da tradicional ocupação do auditório, seja como cinema e/ou teatro, o São Luiz realizou espetáculos em formatos mais intimistas com público e artista(s) acomodados em cima do palco, programações no Foyer (Hall de entrada), no auditório localizado no 5º andar e na própria Praça do Ferreira.

1/5

CINEMA

- SALA DE EXIBIÇÃO

Cerca de 73 cinemas de rua fizeram parte da história de Fortaleza. O primeiro foi inaugurado em 1908, o “Art-Nouveau”. Em 1911, nasceu o Cine Theatro Polytheama, em 1917, o Cine Theatro Majestic Palace, seguidos pelo Cine Moderno e Cine Diogo, em 1921 e 1940, respectivamente. Já em 1958, nascia o Cine São Luiz. De todos esses cinemas de rua, o único que continua a oferecer programação à cidade é o São Luiz.

 

Programação esta que é em sua grande maioria gratuita ou a preços populares. Que recebe estreias cearenses e nacionais, Festivais, Mostras Especiais, 3D, Maratonas, Maratonas de Séries, Mostra Gêneros de Cinema (Terror, Comédia, Drama, Faroeste, etc.) e Clássicos, além de projetos como o Sons do Ceará e o Escola no Cinema.

TEATRO -

AUDITÓRIO PRINCIPAL

Restaurado pelo Governo do Estado do Ceará, o São Luiz recebeu nova configuração com uma modernização de ponta em seus equipamentos. Foi reinaugurado recuperando seu projeto original de ser uma casa de cinema e de espetáculos. 

 

Tornou-se um Cineteatro capaz de receber programações em alta qualidade em diversas linguagens, uma casa de espetáculos de referência nacional ideal para eventos com públicos ampliados. Entre as faixas de programação que ocorrem no palco principal se encontram: Shows / Espetáculos, Curta Mais Teatro, Curta Mais Dança, Sessão Sonora, São Luiz Solidário e eventos de Literatura / Recitais

1/9

1/4

Sobre o palco

Espetáculos intimistas onde o público é acomodado no palco ocorrem em configurações para até 100 pessoas. Esse tipo de arranjo recebe as linguagens de música, teatro e dança,  trabalha, respectivamente, as faixas de programação: Dentro do Som, Curta Mais Teatro e Curta Mais Dança.

Foyer (Hall de entrada)

Capaz de acomodar aproximadamente 300 pessoas, o Foyer recebe exposições, lançamento de livros, editais da Secult, contação de histórias, espetáculos circenses, de dança e música, além de ser o principal palco das manifestações da cultura popular.

 

As atividades que ocorrem no Foyer integram a faixa de programação Curta São Luiz. Com programações que, em sua maioria, são realizadas às 12h30, dialoga diretamente com a Praça, com os moradores e trabalhadores do Centro.

1/5

1/4

Praça do Ferreira

Entendendo-se como um Cineteatro de Praça, o São Luiz ultrapassa suas paredes e também ocupa a Praça do Ferreira, espaço multifacetado, efervescente, plural e imprevisível, que revela muito do que somos como povo. Dentre as produções que ocorrem neste local: shows como do rapper Mano Brown, concertos de orquestras de todo o Ceará do projeto Pra Ver a Banda, apresentações em parceria com o Ceará Natal de Luz e outros eventos como Bienal do Livro, Centro Cultural BNB, Festival Internacional do Circo,  passando por apresentações de teatro de rua, música  e dança. As atividades aqui realizadas buscam também a interação com artistas e moradores da praça - como as atividades realizadas em conjunto com a Escola de Saúde Pública.

Auditório - 5º andar

Com capacidades para até 50 pessoas, o auditório do 5º andar é ideal para receber reuniões, rodas de conversa, palestras, pitchings, ensaios de grupos artísticos, dentre outras atividades para um público reduzido.

bg02.jpg

CINETEATRO SÃO LUIZ
Rua Major Facundo, 500 - Centro | Fortaleza - Ceará |  CEP: 60025-100

Bilheteria: (85) 3252.4138
De Terça a Sábado – 10h às 18h30

© 2020 – Cineteatro São Luiz |  Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Ascom Cineteatro São Luiz

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram
  • Whatsapp