Visita online ao Cineteatro São Luiz

Conheça a história do Cine inaugurado em 1958 e que hoje é Cineteatro.

Para

começar

a contar

esta 

história

precisamos falar sobre

Luiz

Severiano Ribeiro

Luiz Severiano Ribeiro nasceu na cidade de Baturité, região serrana do Ceará, no ano de 1885. 5º filho do médico Luiz Severiano Ribeiro e Maria Felícia Caracas, teve como nome de batismo  "Luiz Severiano Ribeiro Filho".

 

Aos 10 anos de idade vai estudar no Seminário Episcopal de Fortaleza (Seminário da Prainha) na Praia Formosa. Apesar de ser religioso, não tinha vocação para o sacerdócio e fugiu do Seminário. 

 

Aos 18 anos de idade é embarcado para o Rio de Janeiro e matriculado na Faculdade de Medicina. Em 1904, decepcionado com a medicina diante da morte da mãe, Severiano Ribeiro abandonou os estudos e logo voltou e estabeleceu-se em Fortaleza, onde tornou-se empreendedor em várias atividades comerciais.

Severiano era visionário, e aos 30 anos, em dezembro de 1915, já com seus negócios em bastante expansão finalmente aposta no negócio do cinema com a abertura do Cine Riche.

 

Em 1921, Luiz Severiano começa mais um negócio. Conjunto com sua empresa exibidora de filmes inaugurou no dia 7 de setembro de 1921 o cinema Moderno

 

Em 1930, Luiz Severiano consegue expandir pro sudeste seu trabalho com salas de exibição e distribuição de filmes, mas decidido a construir em Fortaleza o melhor, mais bonito e luxuoso cinema do Brasil. 

 

Depois de ser a casa do avô de Luiz, de ser a Casa Menescal, de ser o cinema Polytheama, o prédio é demolido para dar início, em 1938, às obras do prédio que conhecemos como o São Luiz.

o cinema

em 26 de março de 1958 é inaugurado

1958

O São Luiz foi projetado pelo engenheiro civil e arquiteto cearense Humberto da Justa Menescal, contando ainda com a participação de Humberto Monte, José Euclides Caracas e Oscar Dubeux Pinto. 

Sua inauguração deveria ter sido em 1940, mas devido a Segunda Guerra Mundial, as obras ficaram paradas por 20 anos. O dia escolhido para sua efetiva inauguração foi a data de aniversário do filho de Luiz Severiano Ribeiro, 26 de março de 1958. Em cartaz, o filme "Anastácia - A Princesa Esquecida", filmado em 1956.

“Entregando o São Luiz ao público cearense, sinto-me feliz de ter podido realizar uma aspiração que sempre tive, de dotar Fortaleza com uma casa de espetáculos à altura do seu progresso e do seu povo. O São Luiz está na vanguarda dos melhores cinemas e com as mais modernas instalações, som e ar-condicionado. Saudando o povo de minha terra, sentir-me-ei reconhecido se meus conterrâneos fizerem do São Luiz o seu cinema.”

- Luiz Severiano Ribeiro no programa impresso distribuído ao público quando da inauguração do São Luiz.

1965

Até 1965 os frequentadores viam-se obrigados a andar com trajes apropriados ao luxo do cinema, com obrigatoriedade do uso de paletó e gravata para homens e vestidos longos para mulheres.

Sucesso absoluto desde seu momento inaugural, o Cinema São Luiz foi, durante os anos que se seguiram a sua inauguração, a estrela maior da sétima arte no Ceará e espaço simbólico e efetivo de contato com a arte para gerações de cearenses.

No último quarto do século XX, no entanto, mudanças sociais, tecnológicas e econômicas se intensificaram de tal modo que acabaram por provocar uma crise global no setor de exibição cinematográfica, em particular nos cinemas de rua, cuja falência do modelo de negócios implicou no fechamento de quase todo o circuito, suplantado que foi, ainda, pelo surgimento do modelo que associava grandes complexos de salas de cinema aos shopping centers. O Cine São Luiz entrou então numa rota descendente.

Até essa época, não raro algumas pessoas alugavam roupas de luxo somente para ir ao cinema, devolvendo-as após a sessão.

Um dia comum de sessão no final da década de 70

1991

Em 1991 o São Luiz teve seu valor reconhecido, quando foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Governo do Estado do Ceará.

2007

Em 2007 o mesmo foi arrendado pela Federação do Comércio do Estado do Ceará, passando a funcionar como Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.

2011

Em 2011, ostentando a condição de único remanescente de uma era de ouro dos cinemas de rua em Fortaleza, o Cinema São Luiz, após uma negociação que visava não só a preservação física, mas também a manutenção das atividades culturais, foi vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro ao Governo do Estado do Ceará, que, através da Secretaria da Cultura, colocou em curso um minucioso e delicado projeto de restauração e reforma de sua arquitetura - para que nada fugisse do original -, além de reequipagem instrumental e readequação conceitual das ações.

patrimônio

reforma

&

restauro

do povo cearense

do

Você pode conferir como é o espaço através da navegação em 360° . Basta clicar na janela a seguir para ativar o recurso.

Você pode conferir como é a Sala de Exibição do Cineteatro São Luiz através da navegação em 360° . Basta clicar na janela a seguir para ativar o recurso.

em maio de 2015 é reinaugurado

o cineteatro

2015,

Reinaugurado como Cineteatro São Luiz e com a capacidade de abrigar programações artísticas das mais variadas linguagens, a efetiva retomada de programação diária em novos formatos deu-se a partir do mês de maio de 2015. A capacidade do Cineteatro São Luiz atualmente é de 1.050 lugares.

 

Democrático, plural e pulsante para todos os cearenses, hoje é uma Casa de referência em difusão cultural e apreciação artística, onde seus públicos vibram com as cores da diversidade, se emocionam, se alegram e se identificam em uma relação simbólica em que há trocas, encantamento e aprendizado. 

 

O São Luiz perdura no tempo, reinventando-se no presente com sua proa navegando para o futuro.

presente

Você pode conferir um trecho de uma passagem de som da Orquestra Contemporânea Brasileira sobre o palco do Cineteatro São Luiz através da navegação em 360° . Basta clicar na janela a seguir para ativar o recurso.

e futuro

Você pode passear por todos os ambientes do Cineteatro São Luiz através da navegação em 360° . Basta clicar na janela a seguir para ativar o recurso.

CINETEATRO SÃO LUIZ
Rua Major Facundo, 500 - Centro | Fortaleza - Ceará |  CEP: 60025-100

Bilheteria: (85) 3252.4138
De Terça a Sábado – 10h às 18h30

© 2020 – Cineteatro São Luiz |  Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Ascom Cineteatro São Luiz

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram
  • Whatsapp