top of page

Cineteatro São Luiz, por meio da campanha Estouro Cultural, leva o espetáculo “Homem-Guabiru” para a Praça do Ferreira em nova ação sociocultural

  • Letícia Feitosa
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Agosto marca a Campanha Estouro Cultural, dedicada à luta da população em situação de rua. No São Luiz, a programação gratuita traz arte, crítica social e inclusão no Centro de Fortaleza


“Homem-Guabiru”, do Coletivo Inflamável. Foto: Divulgação
“Homem-Guabiru”, do Coletivo Inflamável. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (07/08), a partir das 16h, a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, recebe mais uma ação do Projeto Estouro Cultural, iniciativa de cidadania e inclusão que transforma o espaço público em palco de expressão e convivência.  A programação, gratuita e aberta ao público, inclui o espetáculo “Homem Guabiru”, do Coletivo Inflamável, além de microfone aberto. A ação ocorre no mês dedicado à luta da população em situação de rua e integra a Campanha Estouro Cultural, promovida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e diversos equipamentos culturais.


Com narrativa potente e olhar sensível, “Homem-Guabiru”, do grupo teatral Coletivo Inflamável, mergulha no cotidiano de homens e mulheres empurrados para a periferia pela força da gentrificação. A montagem provoca: o que resta a quem já nada tem? Trazendo teatro de rua, poesia e denúncia social, o espetáculo propõe reflexões urgentes sobre invisibilidade, fome, criminalização da pobreza e luta por dignidade nas grandes cidades.


Projeto Estouro Cultural


O Estouro Cultural surgiu em 2023, no Cineteatro São Luiz, com o objetivo de aproximar a população em situação de rua, especialmente a da Praça do Ferreira, das ações culturais do espaço público. Em agosto de 2024, o projeto se expandiu para outros equipamentos culturais geridos pelo IDM em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), mobilizando diversas atividades durante o mês de luta da população em situação de rua. A iniciativa também se propõe a construir narrativas que ajudem a quebrar estigmas e preconceitos, promovendo a dignidade e o respeito às pessoas em situação de rua.


O nome do projeto surgiu do próprio vocabulário das ruas. “Estouro” é a palavra usada para anunciar doações e mobilizar a comunidade nas praças. A proposta é articular cultura, acolhimento e emancipação, por meio da ocupação criativa dos espaços públicos. Ao longo dos anos, o Estouro Cultural tem ampliado sua atuação com oficinas, shows, performances e intervenções que promovem a cidadania e a valorização de vidas historicamente invisibilizadas.


<< SERVIÇO >>

Estouro Cultural com “Homem Guabiru”, do Coletivo Inflamável + Mic Aberto

Local: Praça do Ferreira (calçada do Cineteatro São Luiz – R. Major Facundo, 500, Centro)

Data: 07/08 (quinta-feira), às 16h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre


Comments


bottom of page