Conheça os integrantes da comitiva cearense que participa do Festival Circulart, na Colômbia
- moniquelinhas
- 13 de jun.
- 3 min de leitura
Representantes de instituições e equipamentos culturais do Ceará marcam presença em um dos mais relevantes eventos de música da Ibero-América

De 12 a 14 de junho, uma comitiva com representantes de importantes instituições e equipamentos culturais do Ceará participa do Circulart, um dos mais relevantes eventos de música da Ibero-América, realizado em Medellín, na Colômbia. A ação reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses, com a internacionalização e difusão da arte produzida no estado.
Participam ainda do evento, em apresentações em showcases, as artistas Di Ferreira e Lorena Nunes, que integram a lista dos 12 selecionados pelo edital internacional de mobilidade artística do Ceará Criativo. A presença cearense no Circulart reforça o compromisso do estado com a promoção da cultura local em nível internacional, ampliando as possibilidades de articulação, intercâmbio e visibilidade para a produção cearense.
Conheça os integrantes da comitiva cearense
Amanda Ávila
Diretora de ação e produção cultural do Instituto Cultural Iracema (ICI), Amanda atua como produtora cultural com experiência em várias edições de eventos como Feira da Música e Maloca Dragão. Foi do setor de eventos na Coordenadoria de Juventude, e da Secretaria de Cultura do Estado.
Camila Rodrigues
Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Camila é graduada em Comunicação e Artes pela PUC-SP e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona. Já atuou em programas e projetos culturais em São Paulo e no Ceará, colaborando com festivais, shows nacionais e internacionais, políticas públicas e equipamentos culturais.
Gabriel Campos
Gerente de ação cultural do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Gabriel é produtor cultural desde 2013, desenvolvendo atividades nas áreas de teatro, dança, performance, música e artes integradas. É formado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e cursou Pós-Graduação EAD em “Gestão Cultural – cultura, desenvolvimento e mercado” pelo Senac.
Natália Escóssia
Gestora-executiva do Theatro José de Alencar (TJA), Natália é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e é especialista em Gestão Cultural pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA). No Theatro José de Alencar, também atuou como coordenadora de Economia Criativa.
Nefertith Andrade
Coordenadora de Ação Cultural do Cineteatro São Luiz, Nefertith atua há mais de 25 anos como produtora cultural. A gestora possui vasto currículo de realizações nas mais diversas linguagens artísticas, com atuação destacada em eventos como o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, Festival da Música Instrumental do BNB, Festival de Música no Maciço de Baturité, Feira da Música e Maloca Dragão, entre outros.
Sobre o Ceará Criativo
O Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto BR, com apoio do Hub Cultural Porto Dragão – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, com produção executiva da Quitanda Soluções Criativas e realização viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Desde sua criação, o Ceará Criativo vem beneficiando dezenas de artistas por meio de ações voltadas à mobilidade artística. Até o momento, foram lançados quatro editais, promovendo a circulação da arte cearense nos âmbitos internacional, nacional e estadual.
Estruturado em três eixos – Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Plataforma de Mobilidade – o programa oferece suporte estratégico a artistas e agentes culturais, fortalecendo a cadeia criativa do estado. A iniciativa contempla diversas linguagens artísticas, incluindo música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance, ampliando o acesso à profissionalização e à difusão da produção artística cearense.




Comentários