top of page

“Marte Um” e “Lixo Extraordinário” exibidos gratuitamente no São Luiz pelo projeto Cine Educação

Um dia de arte e educação no Cineteatro São Luiz, equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. No próximo sábado (17), acontecem sessões especiais do projeto Cine Educação, com a exibição do filme “Marte Um”, às 9h, e à tarde, a partir das 14h, do filme “Lixo Extraordinário”, ambos com entrada gratuita.

Foto: Guilherme Silva


O projeto “Cine Educação” visa promover no Cineteatro São Luiz, gratuitamente, o diálogo entre a sétima arte e a educação por meio de exibições audiovisuais seguidas por debates e/ou aulas com finalidades pedagógicas e formativas. São realizadas especialmente em parceria com instituições de ensino médio públicas e privadas, mas também com universidades e demais instituições formativas, que podem sugerir temas e programações ao Cineteatro São Luiz.


Parceria com a UFC

A exibição de "Marte Um" conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBID) e da Residência Pedagógica (RP). Com acessibilidade em libras, haverá uma aula/debate promovida por professores da UFC em seguida, com a presença de estudantes e participantes dos programas.


Em “Marte Um”, a família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Classificação indicativa: 16 anos.


Parceria com o colégio Tiradentes

Já a exibição de "Lixo Extraordinário" acontece em parceria com o Colégio Tiradentes, com aula conduzida por professores do Colégio, com a programação encerrando às 17h30.


O documentário traz uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo. Classificação indicativa: Livre.


Inscrição de propostas para o Cine Educação

Para se inscrever no Projeto “Cine Educação”, a instituição (ou seu representante) precisa enviar solicitação para o endereço: osaoluizenosso@idm.org.br e preencher o Formulário de Inscrição enviado em resposta. Posteriormente, a equipe de produção do Cineteatro São Luiz entra em contato para confirmar os dados e estabelecer, em comum acordo com a instituição, o encaminhamento das atividades.


<< SERVIÇO >>

[CINEMA] Cine Educação com duas exibições no sábado

Data: 17 de junho de 2023 | Horários: “Marte Um” + debate com UFC às 9h / “Lixo Extraordinário” + debate com Colégio Tiradentes às 14h | Entrada GRATUITA

Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)


bottom of page