top of page

Mateus Aleluia faz show no Cineteatro São Luiz

Atualizado: 3 de nov. de 2022

Para abrir novembro, o mês da consciência negra, o Cineteatro São Luiz traz Mateus Aleluia pela primeira vez à Fortaleza. Acompanhado por Vinícius Freitas no sax e flauta e Adailton na percussão, Aleluia apresenta um repertório que combina canções inéditas com músicas produzidas ao longo das últimas décadas, presente tanto no trabalho d'Os Tincoãs, como em seus quatro álbuns solos, Cinco Sentidos, Fogueira Doce, Olorum e Afrocanto das Nações.


Multifacetado, pesquisador e livre pensador, Mateus Aleluia cria com suas músicas uma cosmogonia própria, passeando entre temas da cultura afro-brasileira, do Candomblé e da filosofia para, enfim, desaguar no amor. Suas canções são fruto do seu estado de observação da vida e estão assentadas sobre o conceito do afro-barroco, defendido e desenvolvido pelo artista. Hoje, o trabalho de Mateus Aleluia combina todas estas influências com a maturidade, precisão e serenidade de uma vida dedicada ao trânsito físico e estético entre a África e a Bahia.

Sobre Mateus Aleluia

Brasileiro, natural de Cachoeira, na Bahia, Mateus é compositor, cantor, instrumentista, pesquisador, e remanescente do grupo vocal “Os Tincoãs”. Em 2018 recebeu o título de Comendador pela Assembléia Legislativa da Bahia, em 2021 teve o seu notório saber reconhecido através do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Responsável por cunhar o termo “Afrobarroco" às expressões musicais oriundas do encontro de diferentes matrizes artísticas e culturais que marcam a sociedade brasileira, Mateus Aleluia desenvolve seu trabalho musical na fronteira entre a arte e a etnomusicologia.

Em 2020 celebrou 50 anos de trajetória artística-musical tendo como enredo principal as diversas matizes que marcam a cultura afro-brasileira, ressaltando como o fio condutor deste processo as conexões entre a história do Brasil e da África. Mateus Aleluia está com quatro discos lançados em sua carreira solo: Cinco Sentidos; Fogueira Doce; Olorum; e Afrocanto das Nações - indicado ao Grammy Latino.

[SHOW] Mateus Aleluia no São Luiz

Data: 03 de novembro de 2022 | Horário: 19h

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)

Ingressos: R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia) - cadeira marcada

Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h.

Mais informações: (85) 3252-4138


コメント


bottom of page