“Sons do Ceará” vira podcast e será transmitido pela Rádio Universitária FM

Atualizado: 19 de abr.

O Podcast “Sons do Ceará”, nova faixa de programação do Cineteatro São Luiz que estreia nas plataformas digitais neste mês de abril, resulta de uma parceria entre o Instituto Dragão do Mar, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Cineteatro São Luiz e Rádio Universitária FM 107,9


A faixa de programação “Sons do Ceará” do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), criada em 2016 para exibir o trabalho audiovisual de artistas e realizadores cearenses em seus videoclipes, tanto na tela de cinema do equipamento como em suas plataformas digitais, Youtube e Instagram, agora estreia como podcast em parceria com Rádio Universitária FM 107,9.


A faixa de programação já foi vista por mais de 500 mil pessoas desde sua criação, tendo como objetivo divulgar não só o trabalho de jovens e veteranos talentos da música feita no Ceará, mas também as obras dos profissionais que se dedicam à produção audiovisual, em especial os videoclipes.


Agora em formato de podcast, o Sons do Ceará ganha outra abordagem, aprofunda a experiência desta programação, inserindo-a num contexto de parcerias e cooperações do Cineteatro São Luiz com outras instituições de fruição artística e cultural. A iniciativa firma uma cooperação técnica entre o Instituto Dragão do Mar (IDM), representado pelo Cineteatro São Luiz, e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), representada pela Rádio Universitária FM 107,9.



Tendo por foco as linguagens do cinema e da música, o PODCAST SONS DO CEARÁ abordará a trajetória de profissionais do audiovisual que possuem forte ligação com a produção musical, assim como músicos, compositores e intérpretes cearenses cujos trabalhos musicais interagem fortemente com o cinema e com o audiovisual.


“O ‘Sons do Ceará’ já era uma faixa de programação extraordinária, pela proposta que a compõe. Agora, ela se estende pela linguagem radiofônica, propagando um conteúdo mais aprofundado, expandindo fronteiras e selando parcerias, como esta tão feliz com a rádio e a Universidade”, afirma José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz.


O Coordenador Geral da Rádio Universitária FM 107,9, o jornalista Nonato Lima, ressalta que "a Rádio Universitária FM integra-se ao projeto Sons do Ceará por entender que se trata de uma iniciativa em plena sintonia com a sua programação, sempre voltada para a promoção da arte, artistas e cultura da nossa terra".


Os dois primeiros episódios estreiam em abril, dia 20 e 27, entrevistando Mona Gadelha e Dalwton Moura, respectivamente. Com apresentação e roteiro de Duarte Dias, programador e curador do Cineteatro São Luiz, o Podcast Sons do Ceará terá duas edições mensais. O formato do programa traz entrevistas e audições de músicas que já tiveram seus videoclipes exibidos na tela e nas redes sociais do equipamento.


“Acreditamos que esta iniciativa, que foi muito bem acolhida pela Rádio Universitária FM e pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, demarca um novo espaço de atuação do Cineteatro São Luiz e parceiros em prol do audiovisual e da música feita no Ceará, contemplando o trabalho e a trajetória de profissionais de várias gerações e oportunizando, ao público, mais um canal de acesso a essas histórias e produções.”, destaca Duarte Dias.


A entrevista do programa de estreia do PODCAST SONS DO CEARÁ será com a cantora, compositora, jornalista e produtora MONA GADELHA, Coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes; o segundo programa terá como entrevistado o compositor, produtor cultural, jornalista e pesquisador musical DALWTON MOURA, produtor do projeto JAZZ EM CENA.


O PODCAST SONS DO CEARÁ será disponibilizado nos sites e redes sociais do Cineteatro São Luiz e da Rádio Universitária FM 107,9, estando também disponível nas plataformas de streaming. Na programação da Rádio, o programa irá ao ar na sexta-feira posterior ao lançamento do episódio, às 20h, com reprise no domingo, às 14h.


<<< Serviço >>>


PODCAST SONS DO CEARÁ | EPISÓDIO 01 | MONA GADELHA

Apresentação: Duarte Dias

Data: 20 de Abril | Horário: 18h

Locais:

Site e Youtube do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/sons-do-ceara / https://www.youtube.com/c/CineteatroS%C3%A3oLuizFortaleza/videos ;

Rádio Universitária FM 107,9 ou pelo site www.radiouniversitariafm.com.br ou Podcast da Rádio Universitária FM: SoundCloud: https://soundcloud.com/rduniversitariafm/ [Spotify, Deezer, Apple Podcasts e outras plataformas: procurar por Rádio Universitária FM 107,9]



PODCAST SONS DO CEARÁ | EPISÓDIO 02 | DALWTON MOURA

Apresentação: Duarte Dias

Data: 27 de Abril | Horário: 18h

Locais:

Site e Youtube do Cineteatro São Luiz: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/sons-do-ceara / https://www.youtube.com/c/CineteatroS%C3%A3oLuizFortaleza/videos ;

Rádio Universitária FM 107,9 ou pelo site www.radiouniversitariafm.com.br ou Podcast da Rádio Universitária FM: SoundCloud: https://soundcloud.com/rduniversitariafm/ [Spotify, Deezer, Apple Podcasts e outras plataformas: procurar por Rádio Universitária FM 107,9]