Teatro e cidadania ocupam o centro de Fortaleza com o “Sarau dos Pombos” nesta sexta (14)
- Letícia Feitosa
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Intervenção do Coletivo Teatro do Asfalto integra o projeto Estouro Cultural, promovido pelo Cineteatro São Luiz, e convida o público a refletir sobre dignidade e espaço público

A Praça do Ferreira recebe, nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 16h, o “Sarau dos Pombos”, intervenção do Coletivo Teatro do Asfalto que será apresentada na calçada do Cineteatro São Luiz, com acesso gratuito. A ação integra o Estouro Cultural, projeto que aproxima a população em situação de rua das atividades artísticas e culturais da cidade.
Criado e protagonizado em sua maioria por pessoas em processo de superação de rua, o “Sarau dos Pombos” é um motim artístico por dignidade. A performance utiliza poesia, música e teatro para denunciar a falta de banheiros públicos gratuitos e dignos em Fortaleza, uma carência que afeta toda a população, mas se torna especialmente cruel para quem vive nas ruas.
Pombos como metáfora urbana
Na obra, os pombos, animais urbanos frequentemente marginalizados, representam simbolicamente a população em situação de rua. Assim como essas aves, essas pessoas buscam respeito e condições básicas de sobrevivência em meio à invisibilidade cotidiana.
Sobre o Estouro Cultural
O Estouro Cultural nasceu em 2023, no Cineteatro São Luiz, com a proposta de aproximar a população em situação de rua, especialmente da Praça do Ferreira, das ações culturais promovidas em espaços públicos. Em agosto de 2024, o projeto expandiu suas atividades para outros equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
O nome do projeto vem do próprio vocabulário das ruas: “estouro” é a palavra usada para anunciar doações e mobilizar a comunidade. Inspirado nessa energia coletiva, o projeto une arte, acolhimento e emancipação, promovendo oficinas, shows, performances e intervenções que valorizam vidas historicamente invisibilizadas e constroem novas narrativas de pertencimento.
O projeto é uma parceria do Cineteatro São Luiz com o Instituto Dragão do Mar, Centro Pop (Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Ponte de Encontro (Funci - Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura), Movimento Nacional da População em situação de rua (MNPR), Casa da Sopa, Escola Mandacaru, Instituto Juventude e Inovação, O Pequeno Nazareno; Centro de Referência sobre Drogas, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Prefeitura), Rede Cuca, SESC Ceará, Grupo Amor, Consultório de Rua e Pastoral do Povo da Rua.
<< SERVIÇO >> Estouro Cultural - Sarau dos Pombos — Coletivo Teatro do Asfalto
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Local: Praça do Ferreira, na calçada do Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Data: 14/11, às 16h




Comentários