Foto: Hygor Linhares
Na última semana, aconteceu no Cineteatro São Luiz e em demais equipamentos públicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), o 8º Fórum Nacional de Museus, uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com Secult e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Dos dias 25 a 29 de novembro, Fortaleza foi cenário deste encontro, que reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e apaixonados pela memória e cultura brasileira.
No dia 25, o Cineteatro São Luiz foi palco da palestra sobre o novo Plano Nacional Setorial de Museus, o encontro regional do CECA LAC com reflexões sobre museus e democracia, a mesa-redonda “Democracia e Direito à Memória”, além da cerimônia de abertura. A noite contou com participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes; a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, entre outras autoridades.
Com uma programação rica e diversa, o Fórum teve a cerimônia de encerramento, no dia 29, também no São Luiz, com uma plenária que aprovou o segundo Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM). Este documento, fruto de uma construção coletiva, orientará as futuras políticas públicas para o setor entre 2025 e 2035.
Além do Cineteatro São Luiz, o 8º Fórum Nacional de Museus aconteceu nos seguintes equipamentos do Governo do Ceará: Pinacoteca, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Biblioteca Estadual do Ceará, Escola Porto Iracema das Artes, Museu da Imagem de Som do Ceará, Estação das Artes, Kuya – Centro de Design e Museu Ferroviário.
Confira as imagens:
📸 Fotos: Hygor Linhares
Comments